Dar força à voz que se faz ouvir em defesa do povo e do País

Espinho foi palco, na passada sexta-feira, 17, de um vibrante comício da CDU, no qual intervieram Jerónimo de Sousa e os candidatos ao Parlamento Europeu Mariana Silva e Francisco Gonçalves. Para o ambiente de festa que ali se viveu muito contribuiu Minda Araújo e a sua música tradicional portuguesa.

O Secretário-geral do PCP, na sua intervenção, acusou PS, PSD e CDS de não discutirem o que realmente interessa na campanha eleitoral, fugindo de abordar os impactos no País das políticas da União Europeia e as responsabilidades que partilham na sua implementação. Preferem, por isso, desviar as atenções para picardias, para ataques pessoais, para a «política-espectáculo».

A convergência daqueles três partidos constitui mesmo, para o dirigente comunista, a razão pela qual não se foi mais longe no processo de defesa, reposição e conquista de direitos. Esta convergência é inegável em questões estruturantes como a submissão aos interesses do grande capital e às imposições da União Europeia e do euro, a utilização de dinheiro público para «tapar os buracos das fraudes e da corrupção e especulação financeira» (já lá vão 17 mil milhões) ou o agravamento da legislação laboral.

Antes, o candidato Francisco Gonçalves tinha já lembrado os impactos brutais da integração do País na União Europeia ao nível dos sectores produtivos. Desde 1986, data de entrada na então CEE, Portugal viu desaparecerem 700 mil explorações agrícolas, a indústria recuar de 27 para 13 por cento o seu peso no PIB nacional e metade da frota pesqueira a ser desmantelada, ou seja, 10145 embarcações. «É a UE das potências que tem vigorado», acusou, alertando para a «submissão das economias periféricas, como Portugal».

Mariana Silva, por seu lado, realçou a necessidade de reforçar «a voz da CDU, porque foi a única que nunca se calou na defesa dos portugueses e de Portugal». Da parte da coligação PCP-PEV, realçou, «sabemos bem o caminho que queremos»: uma Europa de países soberanos e iguais, da paz e não «das guerras e da miséria, que levam milhares a procurar abrigo na UE e que são recebidos com arame farpado em autênticos campos de concentração».




Mais artigos de: CDU

Com confiança em Mem Martins

Dezenas de activistas animaram a tarde de terça-feiar nas ruas de Mem Martins (Sintra), numa animada acção de contacto com a população, em que participaram Jerónimo de Sousa e Sandra Pereira, segunda candidata na lista da CDU. Numa breve intervenção, no final da arruada, o Secretário-geral do...

Contadores da exploração

Precariedade, baixos salários e horários desregulados reflectem uma deficiente protecção dos trabalhadores face ao poder patronal, mas a União Europeia entende que a legislação laboral deve ser ainda mais permissiva. Assim ligou João Ferreira a acção no Parlamento Europeu com a grande...

O orgulho do trabalho feito

No final do almoço, domingo, no Parque de Merendas do Sobral de Monte Agraço, João Ferreira disse que os deputados da CDU no Parlamento Europeu andam «de cabeça erguida, pelo trabalho que estamos em condições de apresentar», o qual «nos orgulha». Na verdade, «não fizemos mais do que a nossa...

Aumentar, valorizar e diversificar a produção

DESENVOLVIMENTO João Ferreira consagrou a tarde de quarta-feira, 15, à população de Évora, em forma de uma arruada, que partiu do Largo da Sé, cruzou a Praça do Giraldo e quedou-se no Largo Luís de Camões.

Cada voto na CDU soma para fazer avançar o País

ESCLARECER Jerónimo de Sousa esteve na segunda-feira, 20, no Norte do distrito de Lisboa a participar numa acção de contacto com a população em Torres Vedras e num jantar com apoiantes em Alenquer.

Lutar para um rumo certo para a Europa e o País

ALGARVE O primeiro candidato da CDU às eleições para o Parlamento Europeu rumou, quinta-feira, 16, ao Algarve, terra do sol e do mar, mas também de abandono dos sectores produtivos, sazonalidade e precariedade.

Compromisso com o povo e o País

À semelhança do que está a acontecer em todo País, com inúmeras iniciativas diárias, anteontem, 21, Jerónimo de Sousa – depois de ter estado em Mem Martins (pag. 6) e Laranjeiro (pag. 7) – participou num juntar em Setúbal, no Largo da Fonte Nova, com centenas de pessoas a manifestarem o seu...

Soluções para habitação e pobreza

INTERVENÇÃONo dia 20 de Maio, a campanha eleitoral com João Ferreira, cabeça de lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu (PE), abordou os que afectam particularmente os mais idosos.

Campanha em todo o País

Setúbal Activistas da CDU percorreram anteontem, 21, a baixa de Setúbal, mostrando aos comerciantes como os avanços alcançados pela intervenção de PCP e PEV lhes foram benéficos. Albergaria A candidata da CDU ao Parlamento Europeu, Diana Ferreira, esteve anteontem, 21, numa acção de contacto com os trabalhadores da...

Apoiamos a candidatura da CDU

Alexandra von Böhm-Amolly Advogada Ana Cláudia SerrãoVioloncelista António Borges Coelho Historiador António Jara Médico Arménio Carlos Dirigente sindical Artur Lopes – Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Ciclismo Carlos Marques Actor Carlos Mota Soares...