CDU quer sectores estratégicos de volta às mãos do Estado

FORÇA Pro­dução, am­bi­ente e trans­portes foram temas em des­taque no sá­bado,18, na jor­nada de João Fer­reira pela Pe­nín­sula de Se­túbal, que cul­minou com um grande co­mício em Al­mada, também com Je­ró­nimo de Sousa.

Não é pos­sível de­sen­volver o País sem que­brar a de­pen­dência

A an­te­ceder o co­mício, largas cen­tenas de ac­ti­vistas e apoi­antes da co­li­gação PCP-PEV per­cor­reram as ruas do centro de Al­mada, em­pu­nhando ban­deiras, faixas e car­tazes e en­to­ando pa­la­vras de ordem: pela fi­xação do sa­lário mí­nimo nos 850 euros, pela va­lo­ri­zação da pro­dução na­ci­onal, pelo voto na CDU. À ca­beça do des­file se­guiam os can­di­datos João Fer­reira, Ma­riana Silva, Rui Hi­gino, Alma Ri­vera, João Ge­raldes, Zo­raima Prado e Vi­vina Nunes e di­ri­gentes das forças que com­põem a CDU. Je­ró­nimo de Sousa juntou-se à co­mi­tiva a meio do tra­jecto.

Do palco, João Fer­reira acusou PS, PSD e CDS de es­tarem a «en­ganar o povo» quando fingem ser pos­sível apro­veitar as po­ten­ci­a­li­dades na­ci­o­nais e com­bater os dé­fices ener­gé­tico, pro­du­tivo, ali­mentar e tec­no­ló­gico do País «sem romper com a po­lí­tica de pri­va­ti­za­ções, sem en­frentar as im­po­si­ções da União Eu­ro­peia, sem con­frontar os in­te­resses do grande ca­pital». O que se impõe, con­trapôs, é «avançar na re­cu­pe­ração para o sector pú­blico dos sec­tores bá­sicos es­tra­té­gicos» da eco­nomia de modo a cons­ti­tuir um sector em­pre­sa­rial do Es­tado «forte e di­nâ­mico».

O can­di­dato deixou para re­flexão e even­tual res­posta das res­tantes can­di­da­turas in­te­res­santes ques­tões: «como es­ta­ríamos se os re­cursos do País es­ti­vessem ao ser­viço dos tra­ba­lha­dores e do nosso povo? Como es­ta­ríamos se a banca es­ti­vesse ao ser­viço das micro, pe­quenas e mé­dias em­presas e do in­ves­ti­mento pú­blico? Como es­ta­ríamos se o Es­tado ti­vesse no­va­mente nas suas mãos as ala­vancas fun­da­men­tais da eco­nomia?» «Isto é tudo o que o di­rec­tório da UE não quer» e que aqueles que apoiam as op­ções da União Eu­ro­peia (como PS, PSD e CDS) «não per­mitem». Porém, con­cluiu, é pre­ci­sa­mente «o que é ne­ces­sário».

Con­ver­gên­cias re­ve­la­doras

Pelo palco do co­mício de Al­mada pas­saram também João Ge­raldes, can­di­dato e pre­si­dente da As­so­ci­ação In­ter­venção De­mo­crá­tica/​ID, a di­ri­gente do PEV He­loísa Apo­lónia e o Se­cre­tário-geral do PCP. Este, na sua in­ter­venção, des­tacou que o voto na CDU dá força à de­fesa dos di­reitos la­bo­rais e so­ciais, dos sec­tores pro­du­tivos e do meio am­bi­ente, à afir­mação do di­reito do País ao seu de­sen­vol­vi­mento so­be­rano e à luta por uma Eu­ropa de es­tados so­be­ranos e iguais, de paz e co­o­pe­ração.

Je­ró­nimo de Sousa juntou ainda à jus­teza das pro­postas da CDU a qua­li­dade dos seus can­di­datos, «li­gados à re­a­li­dade e à luta con­cretas». Em con­junto, afirmou, cons­ti­tuem uma «lista de con­fi­ança».

Antes, He­loísa Apo­lónia e João Ge­raldes ti­nham já su­bli­nhado a con­ver­gência de po­si­ções de PS, PSD e CDS nas ma­té­rias de­ci­sivas, como a re­dução da re­pre­sen­tação de Por­tugal no Par­la­mento Eu­ropeu, os cortes nos fundos de co­esão ou o au­mento dos gastos mi­li­tares.

Al­cance so­cial e am­bi­ental

Antes de rumar a Al­mada, João Fer­reira al­moçou com apoi­antes na Quinta do Conde, onde va­lo­rizou a re­dução do preço do passe so­cial e o alar­ga­mento da sua abran­gência, exem­pli­fi­cando com um utente da­quela fre­guesia que, nas suas des­lo­ca­ções diá­rias, fosse de com­boio para Lisboa e aí uti­li­zasse o au­to­carro e o me­tro­po­li­tano: até Abril pa­gava 121,95 euros e agora paga apenas 40 (ou 20, se tiver mais de 65 anos).

Por mais que hoje haja muitos a pre­tender as­sumir a pa­ter­ni­dade da me­dida, João Fer­reira re­cordou que é a CDU quem, desde 1997, rei­vin­dica o passe so­cial que foi agora con­quis­tado. Porém, lem­brou, podia tê-lo sido em De­zembro de 2016, por exemplo, «não fosse PS, PSD e CDS, com o seu voto contra e a abs­tenção do BE, terem in­vi­a­bi­li­zado o Pro­jecto-Lei do PCP».

Pe­gando nas pa­la­vras pro­fe­ridas mo­mentos antes pelo pre­si­dente da Câ­mara Mu­ni­cipal de Se­simbra, Fran­cisco Jesus, João Fer­reira lem­brou que foi também graças à CDU que os pes­ca­dores e ar­ma­dores pas­saram a re­ceber apoios du­rante os pe­ríodos de de­feso bi­o­ló­gico.

Am­bi­ente não pode
ser ne­gócio

Em Al­co­chete, a jor­nada de con­tacto com a po­pu­lação ficou mar­cada pela abor­dagem de dois jo­vens, que con­fron­taram o can­di­dato com os pro­blemas am­bi­en­tais e cli­má­ticos que marcam a ac­tu­a­li­dade. Em res­posta, João Fer­reira re­alçou que o am­bi­ente «não pode ser apenas uma pre­o­cu­pação em tempo de elei­ções», de­sa­fi­ando os jo­vens a pro­cu­rarem saber como vo­taram os di­fe­rentes par­tidos, no Par­la­mento Eu­ropeu e na As­sem­bleia da Re­pú­blica, le­gis­lação e me­didas com forte im­pacto no meio am­bi­ente.

O can­di­dato lem­brou que foram os de­pu­tados eleitos pela CDU a de­nun­ciar os es­cân­dalos da ma­ni­pu­lação das emis­sões da in­dús­tria au­to­móvel e que se ba­teram pela in­clusão na di­rec­tiva das emis­sões in­dus­triais de di­versos gases po­lu­entes que estão fora de con­trolo. Quanto ao «mer­cado do car­bono», João Fer­reira ga­rantiu que não re­solve nada, antes trans­forma o am­bi­ente num ne­gócio. O can­di­dato re­a­firmou a pro­posta de criar, no País, um ob­ser­va­tório eu­ropeu da seca.




Mais artigos de: CDU

Renegociar a dívida pública para não ficar na cepa torta

SO­BE­RANIA Manter a ac­tual tra­jec­tória «sig­ni­fi­caria a con­ti­nu­ação, pelas pró­ximas duas ou três dé­cadas, de todo o quadro de li­mi­ta­ções» que agravou a dí­vida e im­pede o in­ves­ti­mento e o cres­ci­mento.

Com confiança em Mem Martins

Dezenas de activistas animaram a tarde de terça-feiar nas ruas de Mem Martins (Sintra), numa animada acção de contacto com a população, em que participaram Jerónimo de Sousa e Sandra Pereira, segunda candidata na lista da CDU. Numa breve intervenção, no final da arruada, o Secretário-geral do...

Contadores da exploração

Precariedade, baixos salários e horários desregulados reflectem uma deficiente protecção dos trabalhadores face ao poder patronal, mas a União Europeia entende que a legislação laboral deve ser ainda mais permissiva. Assim ligou João Ferreira a acção no Parlamento Europeu com a grande...

O orgulho do trabalho feito

No final do almoço, domingo, no Parque de Merendas do Sobral de Monte Agraço, João Ferreira disse que os deputados da CDU no Parlamento Europeu andam «de cabeça erguida, pelo trabalho que estamos em condições de apresentar», o qual «nos orgulha». Na verdade, «não fizemos mais do que a nossa...

Aumentar, valorizar e diversificar a produção

DE­SEN­VOL­VI­MENTO João Fer­reira con­sa­grou a tarde de quarta-feira, 15, à po­pu­lação de Évora, em forma de uma ar­ruada, que partiu do Largo da Sé, cruzou a Praça do Gi­raldo e quedou-se no Largo Luís de Ca­mões.

Semear futuro por terras de Cuba, Vidigueira, Beja e Serpa

CRESCER «Lan­çamos se­mentes. Se­mentes de es­pe­rança e de con­fi­ança. Se­mentes que hão-de ger­minar neste Por­tugal que é de Abril, neste Por­tugal de fu­turo», afirmou João Fer­reira, sexta-feira, 15, em Serpa.

Cada voto na CDU soma para fazer avançar o País

ES­CLA­RECER Je­ró­nimo de Sousa es­teve na se­gunda-feira, 20, no Norte do dis­trito de Lisboa a par­ti­cipar numa acção de con­tacto com a po­pu­lação em Torres Ve­dras e num jantar com apoi­antes em Alen­quer.

Dar força à voz que se faz ouvir em defesa do povo e do País

Espinho foi palco, na passada sexta-feira, 17, de um vibrante comício da CDU, no qual intervieram Jerónimo de Sousa e os candidatos ao Parlamento Europeu Mariana Silva e Francisco Gonçalves. Para o ambiente de festa que ali se viveu muito contribuiu Minda Araújo e a sua música tradicional portuguesa. O Secretário-geral...

Lutar para um rumo certo para a Europa e o País

AL­GARVE O pri­meiro can­di­dato da CDU às elei­ções para o Par­la­mento Eu­ropeu rumou, quinta-feira, 16, ao Al­garve, terra do sol e do mar, mas também de aban­dono dos sec­tores pro­du­tivos, sa­zo­na­li­dade e pre­ca­ri­e­dade.

Compromisso com o povo e o País

À semelhança do que está a acontecer em todo País, com inúmeras iniciativas diárias, anteontem, 21, Jerónimo de Sousa – depois de ter estado em Mem Martins (pag. 6) e Laranjeiro (pag. 7) – participou num juntar em Setúbal, no Largo da Fonte Nova, com centenas de pessoas a manifestarem o seu...

Soluções para habitação e pobreza

IN­TERVENÇÃONo dia 20 de Maio, a cam­panha elei­toral com João Fer­reira, ca­beça de lista da CDU às elei­ções para o Par­la­mento Eu­ropeu (PE), abordou os que afectam par­ti­cu­lar­mente os mais idosos.

Campanha em todo o País

Setúbal Activistas da CDU percorreram anteontem, 21, a baixa de Setúbal, mostrando aos comerciantes como os avanços alcançados pela intervenção de PCP e PEV lhes foram benéficos. Albergaria A candidata da CDU ao Parlamento Europeu, Diana Ferreira, esteve anteontem, 21, numa acção de contacto com os trabalhadores da...

Apoiamos a candidatura da CDU

Alexandra von Böhm-Amolly Advogada Ana Cláudia SerrãoVioloncelista António Borges Coelho Historiador António Jara Médico Arménio Carlos Dirigente sindical Artur Lopes – Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Ciclismo Carlos Marques Actor Carlos Mota Soares...