Carnide é exemplo para a cidade de Lisboa
No sábado, João Ferreira, cabeça-de-lista da Coligação PCP-PEV à Câmara Municipal de Lisboa, participou num comício no centro histórico de Carnide. No Largo do Coreto, o candidato salientou que as eleições de 1 de Outubro são «uma imensa oportunidade, que a CDU não pode, nem vai desperdiçar, para dar um decisivo passo em frente na luta pelo direito à cidade».
Sobre a freguesia de Carnide, a única liderada pela Coligação PCP-PEV em Lisboa, salientou que é «uma referência do ponto de vista do exercício do Poder Local», pelo que o objectivo é «projectar em toda a cidade» o seu «notável exemplo de trabalho, honestidade e competência».
Dias antes, a 17, a CDU promoveu no Jardim do Príncipe Real uma iniciativa pública sobre A Participação das Mulheres na Vida da Cidade, em que participaram perto de 100 pessoas, entre candidatas, apoiantes e activistas da coligação. Após um momento musical com a violoncelista e candidata da CDU na freguesia de Alcântara Ana Cláudia Serrão, e a violinista Ana Filipa Serrão, seguiu-se a intervenção de Ana Margarida de Carvalho, primeira candidata à Assembleia Municipal de Lisboa.
A jornalista e escritora referiu-se a questões como a discriminação salarial, a perda de direitos laborais, o desrespeito pela função social da maternidade, a violência doméstica e a prostituição. João Ferreira encerrou a iniciativa incidindo a sua intervenção sobre as propostas da CDU para afirmar Lisboa como uma cidade empenhada na rejeição da exploração da prostituição e do tráfico, na erradicação de todas as formas de violência sobre as mulheres, na defesa da garantia do seu direito à igualdade e na valorização e apoio ao papel das suas associações.