Breves
Oliveira de Frades
A CDU está confiante num bom resultado no concelho de Oliveira de Frades, na região e no País, lê-se numa nota enviada às redacções no dia 26 pela coordenadora concelhia da coligação PCP-PEV. Valorizando toda a campanha realizada, assente no contacto com a população, a CDU destaca ainda a realização, no passado sábado, de uma vigília de protesto contra o estado em que se encontram as ruas das aldeias, completamente esburacadas. Na ocasião expôs-se um conjunto de fotografias de várias aldeias que corroboram o protesto da CDU. A estrutura local da coligação acusa a Câmara Municipal e as juntas de freguesia de terem deixado ao «abandono e esquecimento» as povoações do concelho.
Beja
Sob o lema «Beja, a diferença que se vê», a CDU está a apresentar, um pouco por todo o concelho, o seu compromisso eleitoral, onde «a obra está à vista e poderá ser avaliada por todos».
Entre muitas outras propostas, a CDU compromete-se a expandir a Zona de Acolhimento Empresarial e respectivas acessibilidades; reabilitar o edifício da Praça da República à Rua das Lojas para o Centro de Desenvolvimento Local; participar na reabilitação do Museu Regional; qualificar a iluminação pública de todo o concelho com sistema LED; reforçar os benefícios do Cartão Municipal Sénior.
Gaia
A CDU realizou, dia 16, uma caravana automóvel que circulou por vários locais emblemáticos do património cultural e ambiental de Gaia. No final, Mário David Soares, primeiro candidato à autarquia, apresentou uma Declaração Programática sobre Coesão Cultural. No documento, a Coligação PCP-PEV propõe, entre outras medidas, apoiar a expansão da Bienal das Artes de Gaia; promover a criação de um Festival do Douro, em conjunto com o município do Porto; criar um Gabinete de Apoio à Criação e ao Associativismo.
Dia 19, no Bairro da Nazaré, Artur Andrade, cabeça-de-lista à Câmara do Funchal, apelou ao voto na CDU para que «as populações tenham mais força para repor justiça social, dar resposta aos problemas do desenvolvimento, para a elevação das condições de vida». «A CDU é a voz da justiça social de que a população precisa», concluiu.