Ultrapassar o silenciamento e a ilegalidade

CAMPANHA A CDU afirma os seus programas e candidatos em todo o País enfrentando o silenciamento de alguns órgãos de comunicação social e as ilegalidades cometidas por outras candidaturas.

A discriminação da CDU em Lisboa é inadmissível

LUSA

Image 23719


Tal como sucedeu, por exemplo, em Odivelas (como o Avante! noticiou na semana passada), também a candidatura da CDU ao município de Lisboa foi apagada das reportagens emitidas nos noticiários da noite da TVI e da RTP, no passado dia 20, relativas às eleições autárquicas na cidade. Nos protestos enviados aos directores das estações, ao ministro da tutela, ao presidente da Entidade Reguladora da Comunicação Social e à Comissão Nacional de Eleições pelo mandatário eleitoral da coligação, Gonçalo Tomé, garante-se que o apagamento da CDU «viola todos os princípios e normas exigíveis impostas pela legislação eleitoral, designadamente o respeito pelo princípio da igualdade de tratamento».

A CDU, recorda-se nas missivas, foi a terceira força mais votada na capital nas eleições autárquicas de 2013, razão pela qual o mandatário não compreende por que razão não se deu à sua candidatura a oportunidade de, como outras, expressar as suas propostas. Lembrando a constante disponibilidade da CDU para «esclarecimentos diários de agenda ou programação da sua campanha» e a informação que sempre presta acerca das suas acções e iniciativas diárias, Gonçalo Tomé garante que em nenhum momento a CDU foi informada de que tais reportagens iriam ser feitas e muito menos contactada para nelas participar.

O mandatário acrescenta ainda que o facto de a CDU e o seu candidato terem sido excluídos consubstancia uma «discriminação inadmissível e intolerável, que visa desfavorecer e prejudicar a sua candidatura e favorecer, de forma inequívoca, outras». A CDU informa que accionará os meios legais ao seu alcance para responsabilizar os responsáveis pelas reportagens.

Ilegalidade e desespero
No Barreiro, a Coordenadora Concelhia da CDU emitiu um comunicado no qual «repudia a acção de campanha ilegal» por parte do PS. Em causa estão as queixas de diversos cidadãos do Barreiro e mesmo de concelhos limítrofes relativamente às chamadas telefónicas que receberam, nas quais o interlocutor se identificava como sendo do PS do Barreiro e que dizia pretender fazer um inquérito. Os acontecimentos ocorreram no dia 25 de Setembro, data em que foi divulgada a nota.

A agravar a situação, denuncia a CDU, várias chamadas foram feitas para números de serviço de trabalhadores do município, tendo sido confirmado posteriormente que o número de onde foram efectuadas pertence a uma empresa de telemarketing. As perguntas efectuadas são «falaciosas, alusivas à propaganda do Partido Socialista no concelho, referindo uma suposta sondagem», acrescenta ainda a Coordenadora Concelhia da coligação PCP-PEV.

A CDU recorda ainda que a propaganda comercial é ilegal à luz da lei eleitoral e que as sondagens só podem ser efectuadas por empresas certificadas. Realçando que em política «não vale tudo», a CDU informa que já deu conhecimento do sucedido à Comissão Nacional de Eleições e manifesta a sua confiança no descernimento da população do Barreiro para decidir do seu futuro em consciência.




Mais artigos de: Autárquicas

Cresce no Alentejo o apoio à CDU

PROGRESSO Avolumam-se os sinais de um crescente apoio à CDU e ao seu projecto para servir os trabalhadores e as populações. Jerónimo de Sousa deslocou-se anteontem, 26, ao Alentejo, com iniciativas em Moura, Vidigueira, Évora e Viana do Alentejo.

O Norte precisa do trabalho e da competência da CDU

FAZER A DIFERENÇA Jerónimo de Sousa regressou na segunda-feira, 25, ao Norte do País, nomeadamente ao Porto, Gondomar e Braga. Nas várias iniciativas afirmou-se que a única alternativa para combater as gestões de direita é votar na CDU.

«Ganhar para resolver» em Vila Real de Santo António

Mais de 250 pessoas participaram no sábado, 23, no jantar da CDU na Praça Marquês de Pombal, em Vila Real de Santo António. As intervenção estiveram a cargo do primeiro candidato à Câmara Municipal, Álvaro Leal, e do deputado do PCP eleito pelo...

O voto do sector do táxi só pode ser na CDU

A CDU editou um folheto no qual recorda o jantar de dia 8 de Setembro, dirigido aos apoiantes do sector do táxi. Nessa iniciativa, recorda-se, participaram os primeiros candidatos da coligação às câmaras municipais da Amadora, Cascais, Loures, Oeiras, Sintra e Vila Franca de Xira,...

Carnide é exemplo para a cidade de Lisboa

No sábado, João Ferreira, cabeça-de-lista da Coligação PCP-PEV à Câmara Municipal de Lisboa, participou num comício no centro histórico de Carnide. No Largo do Coreto, o candidato salientou que as eleições de 1 de...

Emprego com direitos para a Ribeira Grande

No âmbito da campanha para as eleições autárquicas, a CDU visitou recentemente a BEL, uma das fábricas de produtos lácteos com mais expressão do concelho de Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, e da região dos Açores. A iniciativa teve como...

Breves

Oliveira de FradesA CDU está confiante num bom resultado no concelho de Oliveira de Frades, na região e no País, lê-se numa nota enviada às redacções no dia 26 pela coordenadora concelhia da coligação PCP-PEV. Valorizando toda a campanha realizada,...