Debate e decisão colectivos
A organização concelhia de Serpa, a maior do distrito de Beja, realizou recentemente a sua 7.ª assembleia, com a participação de 91 delegados. Em debate estiveram os caminhos para reforçar o Partido a todos os níveis, levando por diante as medidas apontadas na resolução do Comité Central «Mais organização, mais intervenção, maior influência – um PCP mais forte», transpostas para a resolução política da assembleia (aprovada por unanimidade, tal como a nova Comissão Concelhia).
Também a situação política, económica e social do País, da região e do concelho foram alvo da apreciação dos delegados, que rejeitaram o conteúdo do Orçamento do Estado para este ano e das alterações às leis laborais e a intensificação do processo de reconfiguração do Estado, já em curso, para servir os interesses dos grandes grupos económicos. A intensificação da luta de massas foi reafirmada como factor decisivo para travar a ofensiva e encetar um novo rumo.
A assembleia terminou com a intervenção de Miguel Madeira, membro do Comité Central e responsável pela Direcção da Organização Regional de Beja, e com o cantar, em uníssono, do «Avante, Camarada» e de «A Internacional».
Em Vizela, a 5.ª Assembleia da Organização Concelhia salientou a importância de intensificar a ligação do Partido aos trabalhadores e às populações, procurando conhecer melhor os seus problemas e intervir sobre eles, apontando caminhos. O carácter decisivo da luta de massas – e do contributo ímpar dos comunistas para o seu desenvolvimento – foi também realçado, destacando-se desde logo as comemorações do 25 de Abril e do 1.º de Maio. A assembleia apontou também a necessidade de a organização do Partido prestar um mais efectivo apoio à acção dos eleitos da CDU na Assembleia Municipal, fazendo-lhes chegar informação e propostas.
Entretanto, em Aveiro, realizou-se a primeira reunião da Direcção da Organização Regional do Partido, eleita na assembleia realizada há pouco mais de duas semanas. Nessa reunião elegeu-se o executivo e o secretariado (compostos, no total, por 13 membros) e debateu-se a actividade futura.