Ligação ao povo
A deputada do PCP Rita Rato esteve recentemente em Soure a acompanhar a luta que a população trava contra a tentativa de exploração de caulino numa zona do concelho. Acompanhada pelos dirigentes e eleitos regionais e locais do PCP e da CDU Francisco Guerreiro, Manuela Santos e Fátima Pinhão, a deputada encontrou-se com o presidente da Câmara Municipal de Soure e com representantes da Comissão de Luta contra os Caulinos, com quem visitou a área de concessão de exploração do mineral. Durante essa visita, constatou tratar-se de uma zona com cerca de 400 hectares, densamente arborizada, e que em alguns locais se encontra a apenas 50 metros das habitações.
A deputada comunista participou ainda numa sessão realizada na associação dos Bonitos (lugar onde se encontra a área de concessão de exploração de caulino), onde a esperavam dezenas de pessoas residentes na povoação. Na sessão, onde intervieram vários representantes da comissão de luta, Rita Rato informou os presentes das diligências já feitas pelo Grupo Parlamentar do PCP, nomeadamente a questão apresentada ao Governo no dia 3 de Abril e que ainda não obteve qualquer resposta. A deputada do PCP incentivou o processo de recolha de assinaturas em curso contra a exploração de caulino, e a sua transformação em petição pública, para que seja objectivo de debate na Assembleia da República.
Reconhecendo a importância da luta institucional, Rita Rato sublinhou o carácter decisivo das movimentações populares, apelando à unidade e ao envolvimento de outras comissões de concelhos vizinhos.