Amadora, Odivelas, Mafra e Braga
Redobrada intervenção
Um incêndio ocorrido na madrugada de 10 para 11 de Setembro destruiu parcialmente a sede de campanha da CDU na Amadora, localizada no edifício do Centro de Trabalho Concelhio do PCP naquele concelho, situado na Avenida da República. Os residentes tiveram que ser realojados e a pronta e competente intervenção dos bombeiros impediu que os danos fossem maiores. Numa nota emitida sobre o sucedido, a Coordenadora da CDU apela a que se aguarde com serenidade pelo resultado das investigações relativas às causas do incêndio e informa da mudança de sede de candidatura para as instalações do Centro de Trabalho do PCP na Brandoa, situado na Rua Bento de Jesus Caraça. A Coordenadora decidiu manter todas as iniciativas previstas para a campanha para as eleições autárquicas de 29 de Setembro, a qual quer transformar numa «gigantesca campanha de confiança, esclarecimento e mobilização, que contribua para o reforço da CDU e a derrota daqueles que estão a destruir Portugal ao serviço dos grandes grupos económicos e financeiros nacionais e internacionais».
Acesso à Saúde
A candidatura da CDU ao município de Odivelas denunciou recentemente as enormes dificuldades com que se confronta a população do concelho para aceder ao Hospital Beatriz Ângelo, no vizinho concelho de Loures. No dia 11, a primeira candidata da CDU à Câmara Municipal, Fernanda Mateus, apanhou o autocarro 204 – que sai das Patameiras, em Odivelas – em direcção a Loures, onde é necessário mudar de transporte e pagar outro bilhete, para chegar ao Hospital. Há muito que a população de Odivelas reclama transportes mais fáceis e com horários mais alargados que permitam um acesso mais célere e barato aos Hospital de Loures, tendo sempre contado com o apoio do PCP e da CDU nesta sua justa exigência.
Num folheto editado no mesmo dia 11, a Coordenadora da CDU de Odivelas acusa a presidente do município, Susana Amador (do PS) de mentir quando afirma que baixou a taxa de IMI, lembrando que foi a CDU que propôs a descida da taxa deste imposto, o que foi rejeitado por PS e PSD, muito embora tenha contribuído decisivamente para que esta não fosse aumentada, como pretendiam os dois partidos.
Caminhar faz bem
No próximo dia 22 realiza-se em Mafra uma caminhada de seis quilómetros denominada «Juntos com a CDU, venha caminhar pela sua Saúde». Esta acção inicia-se às 9h30 na Praça da República, na Ericeira, e decorrerá no circuito pedonal Ericeira-Lizandro-Ericeira, tendo como objectivo promover estilos de vida saudáveis. Com esta iniciativa, a CDU dá visibilidade às suas preocupações relativas ao declínio de actividade física da população, sobretudo crianças e jovens, num momento em que mais de 70 por cento das pessoas não faz qualquer actividade física regular. O corte nos horários de Educação Física escolar, implementado pelo Governo, só veio agravar a situação. Para Mafra, a CDU propõe um «Plano de Desenvolvimento Concelhio de Marcha pela Saúde», que priorize escolas e movimento associativo e crie núcleos de caminhantes.
Defender a escola pública
Uma delegação da CDU, encabeçada pelo primeiro candidato da CDU à Câmara Municipal de Braga, Carlos Almeida, esteve reunida com as coordenadoras distritais do Sindicato dos Professores do Norte, Júlia Vale e Lurdes Veiga, para debater a situação da Escola Pública, em acelerado processo de degradação que resulta das políticas prosseguidas pelos sucessivos governos. Os mega-agrupamentos e impossibilidade de criação de novas turmas tem levado à sobrelotação das salas de aula e à deslocação de muitas crianças para escolas longe da sua residência e, ao mesmo tempo, ao aumento do número de professores com «horários zero». O candidato da CDU, assinalando a convergência existente entre as posições da coligação e do sindicato, afirmou que «é preciso defender a Escola Pública enquanto garantia de um ensino de acesso universal, gratuito e de qualidade».