Concelho que respira progresso
Perto de 300 pessoas participaram no grande jantar-comício promovido pela CDU sexta-feira passada em Sobral de Monte Agraço. Contando com a participação de Jerónimo de Sousa, esta foi uma iniciativa muito marcada pela presença juvenil, presença essa indissociável do prestígio e influência do PCP e da sua acção à frente da autarquia.
Muito notado foi igualmente o elevado número de independentes, alguns pela primeira vez num acto público da CDU, facto que o Secretário-geral do PCP não deixou de destacar e valorizar na intervenção com que encerrou o jantar.
Pelo pavilhão municipal do Soeirinho perpassou ainda um sentimento de grande entusiasmo e confiança, particularmente sentido no período que se seguiu à deliciosa jardineira (com o bom pão e vinho da região) preparada e servida com grande eficiência pela equipa de camaradas encarregada dessa tarefa crucial.
Confiança que no caso do concelho do Sobral de Monte Agraço está alicerçada desde logo no notável trabalho da equipa CDU até agora liderada por António Bogalho (que presidiu ao jantar e fez a apresentação dos candidatos), uma vasta e valiosa obra em favor da população e do desenvolvimento sustentado do concelho.
Obra realizada por quem «não volta a cara ao trabalho e às dificuldades, sabe ter cumprido todos os compromissos com a sua população», e que por isso se apresenta às eleições com confiança para «ganhar a Câmara, ganhar a Assembleia Municipal, ganhar as três freguesias», como realçou sob fortes aplausos aquele que já foi em tempos o mais jovem autarca de todo o País.
Da mudança profunda operada naquele concelho da Região Oeste falou também Jerónimo de Sousa, ele que teve oportunidade de a testemunhar e que disse lembrar-se bem dos tempos em que se deslocava ao Sobral com seus pais (é natural de terras vizinhas) – esse tempo em que era observável as «dificuldades, o atraso, o subdesenvolvimento, as injustiças e a pobreza de concelhos esquecidos, apesar de perto de Lisboa» –, e que nada tem a ver com a «terra limpa, bonita, com traços de desenvolvimento e modernidade» que é hoje fruto das transformações ocorridas depois do 25 de Abril.
Dar continuidade e consolidar esta grande projecto da CDU, em diálogo com a população, é pois o objectivo que está colocado aos comunistas e seus aliados em Sobral de Monte Agraço, como sublinhou José Alberto Quintino, cabeça de lista à Câmara Municipal.
Um concelho que é conhecido e reconhecido pela sua «opção estratégica de apoio à educação» e à actividade cultural e artística, pelas suas políticas direccionadas para os idosos e crianças, pelo apoio ao desporto, pela aposta na «qualidade de vida de cada um dos seus habitantes e pela promoção de uma efectiva igualdade de oportunidades».
Um concelho que, lembrou ainda, teve a mais alta taxa de execução do QREN (quadro de referência estratégico nacional para 2007-2013) de todos os concelhos da Zona Oeste, com 97%, a mostrar que foi o melhor a saber aproveitar os fundos disponíveis e realizar obra destinada a satisfazer as necessidades e problemas das pessoas.
É essa linha de incansável trabalho que terá continuidade depois do próximo dia 29, com a competência e honestidade dos eleitos CDU, garantiu José Alberto Quintino.