Forte mobilização em Lisboa
Cresce o ambiente de apoio à CDU
Muitas centenas de activistas e simpatizantes da CDU integraram a arruada que esta segunda-feira desceu a Morais Soares numa onda de cor e movimento que à passagem não deixou ninguém indiferente.
Com a secção de metais da Charanga Huga do Rosário a abrir caminho, tendo na frente Jerónimo de Sousa e o cabeça de lista à autarquia da capital João Ferreira, enquadrados por outros candidatos, esta acção de rua teve grande impacto e um forte acolhimento popular.
Foram frequentes as expressões de simpatia, com palavras de estímulo e apoio dirigidas ao Secretário-geral do PCP por quantos se abeiraram à porta dos estabelecimentos comerciais, assomaram a varandas e janelas ou se cruzaram com aquele caudal de gente que veio a desaguar na Praça do Chile.
Votos de «boa sorte», expressões do tipo «ganhe para que ganhe o povo», «pode contar com o meu voto», dirigidas ao dirigente comunista, ouviram-se ao longo do percurso em plena hora de ponta, acompanhadas de muitos beijos, abraços e apertos de mão.
Foi a adesão calorosa e espontânea de quantos se revêem e sabem ter na CDU um esteio de coerência e verdade, que sabem ser esta a única força portadora de um projecto dotado de valores e princípios que dá garantias de defesa dos interesses da população e da cidade.
No fundo, sabem que a CDU é «diferente das outras forças que são todas iguais», como salientou no final João Ferreira numa intervenção muito saudada em que afirmou que o «reconhecimento dessa diferença» – verdadeira matriz da Coligação – está hoje muito presente no ambiente que se vive por toda a cidade.
Diferença que radica no seu conhecimento da realidade e na sua profunda ligação à população, no valor do seu «trabalho distintivo», que «fala por si», e por isso o ambiente de confiança de que a CDU «vai cumprir os objectivos».
Afirmação de confiança plenamente assumida por João Ferreira, que garantiu estar a CDU «preparada para assumir todas as responsabilidades que os lisboetas lhe queiram atribuir». Acreditando que com o reforço da CDU quem fica a ganhar é a população, é a possibilidade real de abrir «caminho para a mudança», construir uma «Lisboa para todos».
Ao entusiasmo, energia e disponibilidade revelados nesta magnífica iniciativa atribuiu também Jerónimo de Sousa um «significado próprio». É que num tempo de permanente «convite à resignação, à descrença e ao desânimo», uma tal acção de rua, pela sua «dimensão e composição», sustentou, só pode ser sinónimo de que «vamos para a batalha com a confiança de alcançar os objectivos».