Loures
Acrescentar força à luta
Mais de mil pessoas participaram, no dia 11, num jantar-convívio da CDU de Loures. No final, para o palco do comício, foram chamados, para além de vários candidatos aos órgãos autárquicos do concelho, Bernardino Soares, cabeça-de-lista à Câmara Municipal, e Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP. A iniciativa contou ainda com a presença, entre outros, de António António Filipe, deputado à Assembleia da República, Armindo Miranda e Francisco Lopes, da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central do PCP.
Jerónimo de Sousa começou por afirmar, com redobrada confiança, que «é possível promover uma viragem na vida do concelho de Loures» e que «as populações deste concelho vão apoiar e reforçar a CDU, a única alternativa credível capaz de retomar, com trabalho, dedicação e competência, o desenvolvimento sustentado do concelho e a promoção de uma elevada qualidade de vida para as suas populações».
«Loures precisa mais do que nunca de uma gestão democrática e de esquerda. Precisa de uma gestão que rompa com uma política de direita comprometida com a especulação imobiliária, a desvalorização do serviço público e os interesses particulares e privados. Uma gestão para assumir e exercer as maiores responsabilidades para servir o povo e não para se servir», acrescentou o Secretário-geral do PCP.
Falta de mobilidade
No dia 10 de Setembro, Gonçalo Caroço e Bernardino Soares, cabeças-de-lista da CDU à União de Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas e à Câmara de Loures, respectivamente, entregaram uma petição na Autoridade Metropolitana de Transportes, de forma a chamar à atenção para um dos mais graves problemas do concelho: a mobilidade.
«A oferta não se adequa às necessidades das populações e ainda existem muitas localidades que não são abrangidas pelos diferentes passes sociais», contesta a Coligação, que exige o aumento do número de carreiras, a reformulação de algumas delas e que todo o território de Santo António dos Cavaleiros, Frielas, do Hospital Beatriz Ângelo e área comercial adjacente sejam abrangidos pelos passes LA da Barraqueiro e L1 da Rodoviária. Para a CDU é ainda urgente a renovação dos veículos que não estão em condições de circular.