Algumas citações

O PCP é a van­guarda da classe ope­rária e de todos os tra­ba­lha­dores. O papel de van­guarda do Par­tido de­corre da sua na­tu­reza de classe, do acerto das suas aná­lises e da sua ori­en­tação po­lí­tica, do pro­jecto de uma nova so­ci­e­dade, da co­e­rência entre os prin­cí­pios e a prá­tica e da ca­pa­ci­dade de or­ga­nizar e di­rigir a luta po­pular em li­gação per­ma­nente, es­treita e in­dis­so­lúvel com as massas, mo­bi­li­zando-as e ga­nhando o seu apoio.
n.º 2 do Artº 1º dos Es­ta­tutos do PCP


O PCP tem como base teó­rica o mar­xismo-le­ni­nismo: con­cepção ma­te­ri­a­lista e di­a­léc­tica do mundo, ins­tru­mento ci­en­tí­fico de aná­lise da re­a­li­dade e guia para a acção que cons­tan­te­mente se en­ri­quece e se re­nova dando res­posta aos novos fe­nó­menos, si­tu­a­ções, pro­cessos e ten­dên­cias de de­sen­vol­vi­mento. Em li­gação com a prá­tica e com o in­ces­sante pro­gresso dos co­nhe­ci­mentos, esta con­cepção do mundo é ne­ces­sa­ri­a­mente cri­a­dora e, por isso, con­trária à dog­ma­ti­zação assim como à re­visão opor­tu­nista dos seus prin­cí­pios e con­ceitos fun­da­men­tais.
Artº 2º dos Es­ta­tutos do PCP


O Par­tido Co­mu­nista Por­tu­guês con­si­dera in­dis­so­ciá­veis e com­ple­men­tares as suas ta­refas na­ci­o­nais e os seus de­veres in­ter­na­ci­o­na­listas. Ori­enta os seus mem­bros e a sua ac­ti­vi­dade no es­pí­rito do in­ter­na­ci­o­na­lismo pro­le­tário, da co­o­pe­ração entre os par­tidos co­mu­nistas e entre as forças re­vo­lu­ci­o­ná­rias e pro­gres­sistas, da so­li­da­ri­e­dade para com os tra­ba­lha­dores dos ou­tros países e para com os povos em luta contra a ex­plo­ração e a opressão po­lí­tica, so­cial e na­ci­onal, contra o im­pe­ri­a­lismo, o co­lo­ni­a­lismo e o ne­o­co­lo­ni­a­lismo, o ra­cismo, a xe­no­fobia e o fas­cismo – pela li­ber­dade, a de­mo­cracia, o pro­gresso so­cial, a in­de­pen­dência na­ci­onal, a paz e os so­ci­a­lismo.
n.º 2 do Artº 3º dos Es­ta­tutos do PCP


O PCP tem como ob­jec­tivos su­premos a cons­trução em Por­tugal do so­ci­a­lismo e do co­mu­nismo que per­mi­tirão por fim à ex­plo­ração do homem pelo homem e as­se­gurar ao povo por­tu­guês o efec­tivo poder po­lí­tico, o bem estar, a cul­tura, a igual­dade de di­reitos dos ci­da­dãos e o res­peito pela pessoa hu­mana, a li­ber­dade e a paz. A acção e a iden­ti­dade do Par­tido são in­se­pa­rá­veis destes ob­jec­tivos e do ideal co­mu­nista.
Artº 5º dos Es­ta­tutos do PCP


«O proletariado da Europa pode dizer que a sua ciência foi criada por dois sábios, dois lutadores, cuja amizade ultrapassa tudo o que de mais comovente oferecem as lendas dos antigos.»
V. I. Lé­nine, Fri­e­drich En­gels, 1895


«Marx sabia, nos tempos aparentemente mais pacíficos […], sentir a proximidade da revolução e elevar o proletariado até à consciência das suas tarefas avançadas, revolucionárias.»
V. I. Lé­nine, Pre­fácio à tra­dução russa das cartas de K. Marx a L. Ku­gel­mann, 1907


«A vida social é essencialmente prática. Todos os mistérios que levam a teoria ao misticismo encontram a sua solução racional na prática humana e no conceber desta prática.»
K. Marx, Teses sobre Feu­er­bach, 1845


«A consciência nunca pode ser outra coisa senão o ser consciente, e o ser dos homens é o seu processo real de vida.»
K. Marx/​F. En­gels, A Ide­o­logia Alemã, 1845


«[…] a revolução não é só necessária porque a classe do­mi­nante de nenhum outro modo pode ser derrubada mas também porque a classe que a derruba só numa revolução consegue sacudir dos ombros toda a velha porcaria e tornar-se capaz de uma nova fundação da sociedade.»
K. Marx/​F. En­gels, A Ide­o­logia Alemã, 1845


«Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem segundo a sua livre vontade, em circunstâncias escolhidas por eles próprios, mas nas circunstâncias imediatamente encontradas, dadas e transmitidas.»
K. Marx, O 18 Bru­mário de Louis Bo­na­parte, 1852


«Não é a consciência dos homens que determina o seu ser, mas inversamente, o seu ser social que determina a sua consciência.»
K. Marx, Para a Crí­tica da Eco­nomia Po­lí­tica, 1859


«[…] o capital tem um único impulso vital, o impulso de se valorizar, de criar mais-valia, de sugar a maior massa possível de sobretrabalho com a sua parte constante, os meios de produção. O capital é trabalho morto que apenas se anima, à maneira de um vampiro, pela sucção de trabalho vivo, e que vive tanto mais quanto mais dele sugar.»
Marx, O Ca­pital, 1867


«[A burguesia] compele todas as nações a apropriarem o modo de produção da burguesia, se não quiserem arruinar-se; compele-as a introduzirem no seu seio a chamada civilização, isto é, a tornarem-se burguesas. Numa palavra, ela cria para si um mundo à sua própria imagem.»
K. Marx/​F. En­gels, Ma­ni­festo do Par­tido Co­mu­nista, 1848


«O comunismo não tira a ninguém o poder de se apropriar de produtos sociais; tira apenas o poder de, por esta apropriação, subjugar a si trabalho alheio.»
K. Marx/​F. En­gels, Ma­ni­festo do Par­tido Co­mu­nista, 1848


«Para o lugar da velha sociedade burguesa com as suas classes e oposições de classes entra uma associação em que o livre desenvolvimento de cada um é a condição para o livre desenvolvimento de todos.»
K. Marx/​F. En­gels, Ma­ni­festo do Par­tido Co­mu­nista, 1848


«Esta obra expõe, com uma clareza e um vigor geniais, a nova concepção do mundo, o materialismo consequente aplicado também ao domínio da vida social, a dialéctica como a doutrina mais vasta e mais profunda do desenvolvimento, a teoria da luta de classes e do papel revolucionário histórico universal do proletariado, criador de uma sociedade nova, a sociedade comunista.»
V. I. Lé­nine, Karl Marx, 1914


«Este pequeno livrinho vale por tomos inteiros: ele inspira e anima o proletariado organizado e combatente do mundo civilizado.»
V. Lé­nine, Fri­e­drich En­gels, 1895


«O principal na doutrina de Marx é ter posto em evidência o papel histórico mundial do proletariado como criador da sociedade socialista. […] Foi em 1844 que Marx a formulou pela primeira vez.»
V. I. Lé­nine, Os des­tinos his­tó­ricos da dou­trina de Karl Marx, 1913


«Com a elaboração dos fundamentos do materialismo dialéctico e do materialismo histórico, com as suas descobertas no domínio da filosofia e da economia, Marx, em estreita colaboração com Engels, deu à classe operária, aos povos, a todas as forças do progresso, um poderoso instrumento de análise e uma arma de luta e combate.»
Álvaro Cu­nhal, 1983


«O operário tornou-se uma mercadoria e é uma sorte para ele quando consegue encontrar quem a compre.»
K. Marx, Ma­nus­critos Eco­nó­mico-Fi­lo­só­ficos de 1844


«[…] quanto mais objectos o operário produz, tanto menos pode possuir e tanto mais cai sob a dominação do seu produto, do capital.»
K. Marx, Ma­nus­critos Eco­nó­mico-Fi­lo­só­ficos de 1844


«[…] todas as classes que aspiram ao domínio, mesmo quando o seu domínio, como é o caso com o proletariado, condiciona a superação de toda a forma velha da sociedade e da dominação em geral, têm primeiro que conquistar o poder político […].»
K. Marx/​F. En­gels, A Ide­o­logia Alemã, 1845


«O dinheiro não é uma coisa, é uma relação social.»
K. Marx, Mi­séria da Fi­lo­sofia, 1847


«[…] nas mesmas relações nas quais se produz a riqueza se produz também a miséria».
K. Marx, Mi­séria da Fi­lo­sofia, 1847


«Se este [o mínimo de] salário começou a fazer o homem trabalhar para viver, acaba por fazer o homem viver uma vida de máquina. A sua existência não tem outro valor senão o de uma simples força produtiva, e o capitalista trata-o em consequência.»
K. Marx, Dis­curso sobre a Questão do Livre-Câmbio, 1848


«Senhores, não vos deixeis iludir pela palavra abstracta de liberdade. Liberdade de quem? Não é a liberdade de um simples indivíduo em presença de um outro indivíduo. É a liberdade que o capital tem de esmagar o trabalhador.»
K. Marx, Dis­curso sobre a Questão do Livre-Câmbio, 1848


«Designar pelo nome de fraternidade universal a exploração na sua figura cosmopolita é uma ideia que só podia surgir do seio da burguesia.»
K. Marx, Dis­curso sobre a Questão do Livre-Câmbio, 1848


«O lucro sobe na medida em que o salário desce, e desce na medida em que o salário sobe.»
K. Marx, Tra­balho As­sa­la­riado e Ca­pital, 1849


«Para nós não pode tratar-se da transformação da propriedade privada, mas apenas do seu aniquilamento, não pode tratar-se de encobrir as posições de classe, mas de suprimir as classes, nem de aperfeiçoar a sociedade existente, mas de fundar uma nova.»
K. Marx/​F. En­gels, Men­sagem da Di­recção Cen­tral à Liga dos Co­mu­nistas. Março 1850



Mais artigos de: Em Foco

Genial teórico e dirigente revolucionário

Teórico notável, Karl Marx, sempre com a próxima colaboração do seu amigo e colaborador Friedrich Engels, foi também um eminente dirigente proletário. Nestas páginas, lembramos alguns momentos fundamentais da vida e da obra destes dois geniais pensadores revolucionários, cujo contributo para a luta revolucionária do proletariado é único.

Proletários de todos os países, UNI-VOS!

Comemorar os 190 anos do nascimento de Karl Marx e os 160 anos da primeira edição do Manifesto do Partido Comunista, é celebrar a força e a juventude de um ideal que orienta e mobiliza milhões de pessoas em luta contra o capitalismo, por um mundo sem exploradores nem explorados.O cortejo de miséria, fome, domínio e...

Manifesto do futuro

Publicado pela primeira vez em Londres em 1848, o Ma­ni­festo do Par­tido Co­mu­nista é uma obra conjunta de Karl Marx e Friederich Engels, encarregues pelo II Congresso da Liga dos Comunistas, realizado entre Novembro e Dezembro de 1847, de redigir os princípios fundamentais do movimento comunista.

Luta de Classes

«A história de toda a sociedade até agora existente é a história da luta de classes. O homem livre e o escravo, o patrício e o plebeu, o barão feudal e o servo, o mestre de uma corporação e o aprendiz, em suma, opressores e oprimidos, estiveram em constante antagonismo entre si, travaram uma luta ininterrupta, umas vezes...

Burguesia e proletariado

Burguesia e proletariado continuam a representar as partes, dinâmicas, interactivas, em constante mutação, de um tipo determinado de relações sociais de exploração que opõem possidentes a não possidentes, ou, como escreveram Marx e Engels no Manifesto do Partido Comunista, que colocam de um lado «a classe dos...

Internacionalismo proletário

A igualdade de condição dos explorados de todo o mundo e a identidade internacional do objectivo que os une – construir uma sociedade sem classes – tem o seu corolário no apelo lançado por Marx e Engels: «Proletários de todos os países uni-vos!».No Manifesto, fica claro que tendo o proletariado de cada um dos países «de...

Ditadura do proletariado

«O que de novo eu fiz foi: 1. demonstrar que a existência das classes está ligada a determinadas fases de desenvolvimento histórico da produção; 2. que a luta das classes conduz necessariamente à ditadura do proletariado; 3. que esta mesma ditadura só constitui a transição para a superação de todas as classes e para uma...

Vanguarda da luta

As crises de sobreprodução recorrentes e periódicas que colocam a sociedade num «estado de momentânea barbárie» levam Marx e Engels a concluírem o inevitável derrube da burguesia como classe dominante.

Revolução de Outubro

Desde o surgimento do Manifesto do Partido Comunista, muitas foram as tentativas de construção de uma sociedade liberta da exploração do homem pelo homem empreendidas pelos povos.Por todo o século XX e neste início de novo século que nos cabe viver, sobejam exemplos audazes de revoluções animadas pelas ideias contidas no...

Um longo e exaltante caminho

Muito antes da fundação do PCP e da sua transformação num grande partido nacional, já os nomes de Marx e Engels e o Ma­ni­festo do Par­tido Co­mu­nista eram referência teórica e de acção do proletariado português.

DVD comemora<br>Marx e o <i>Manifesto</i>

Juntamente com este número do Avante!, é posto à venda um DVD que contém uma exposição do PCP sobre a vida e Obra de Karl Marx – a qual é hoje inaugurada, pelas 18h30, no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, e que ali estará patente até à próxima quinta-feira -; o texto do Manifesto, e outros dois de Álvaro Cunhal...