Assembleia de Faro

Inverter a situação de regressão

A VIII Assembleia da Organização Concelhia de Faro, realizada no passado dia 26, propõe-se contribuir para a alteração do rumo que o concelho tem vindo a seguir nos últimos 30 anos.

A Assembleia analisou o estádio do desenvolvimento do Concelho de Faro

Esta uma das decisões da Resolução Política aprovada pelos 83 delegados presentes na Assembleia, que apontou ainda várias medidas para o reforço do Partido no concelho de Faro, elegeu a nova Comissão Concelhia e os delegados à VI Assembleia da Organização Regional do Algarve, realizada no passado fim-de-semana.
Francisco Botelho, a quem coube apresentar a Resolução Política e o Balanço de Actividade – onde é analisado o estádio do desenvolvimento do Concelho de Faro – considera que este «quase estagnou», apresentando mesmo regressão em todas as áreas do desenvolvimento económico, desde a agricultura às pescas, à indústria transformadora ou até ao comércio tradicional.
Os comunistas atribuem a responsabilidade por esta situação às políticas de direita dos governos PSD e PS, que têm originado enormes problemas de ordem social, nomeadamente «mais desemprego e trabalho precário, mais ataques aos direitos dos trabalhadores, menos qualidade de vida das populações em geral».
Entretanto, e apesar deste «quadro político desfavorável no plano nacional e local, o Partido deu vários passos positivos e concretos no sentido de um maior reforço. A regularização de contactos com os militantes ou o recrutamento de dezenas de novos militantes são, contudo, aspectos que a Resolução Política aponta, corroborando a conclusão de que, apesar das várias insuficiências de trabalho detectadas, o Partido no concelho «respondeu no essencial às solicitações da luta, das tarefas nacionais, distritais e concelhias».
Uma maior ligação aos trabalhadores, o reforço das células existentes e a criação de outras são algumas medidas igualmente tomadas no plano organizativo que, segundo os presentes, vão permitir o reforço das comissões de freguesias e comissões locais um maior recrutamento.
No decurso dos trabalhos, que decorreram de forma muito viva, intervieram vários delegados colocando questões que acabaram por enriquecer o debate e, naturalmente, os documentos em debate.
Na sessão de encerramento, Rui Fernandes, membro dos organismos executivos do Comité Central, e responsável pelo trabalho do Partido no Algarve, interveio sobre a situação política nacional e internacional, que coloca cada vez mais na ordem do dia a necessidade de intensificar o combate às políticas de direita e reforçar do Partido, «motor central da luta que temos que travar»


Mais artigos de: PCP

Uma viragem decisiva

«Rumo à Vitória, as Tarefas do Partido na Revolução Democrática e Nacional», debatido no dia 29 de Novembro, em Évora, ocupa um lugar cimeiro na obra teórica de Álvaro Cunhal.

Governo ignora realidade

O encerramento de urgências de Hospitais, SAPs e extensões de Centros de Saúde continua a gerar o vigoroso protesto das populações, evidenciando a justeza da campanha nacional em defesa da Saúde promovida pelo PCP, cujas organizações encabeçam esses protestos.

Teoria e prática são indissociáveis

«A Revolução Portuguesa – o passado e o futuro» é já um «clássico da historiografia da revolução dos cravos», afirmou, no dia 30 de Novembro, em Guimarães, Albano Nunes, membro do Secretariado e da Comissão Política do PCP.

Um passo mais para o federalismo

É hoje claro aquilo que o PCP vinha afirmando: o Processo de Bolonha visa a elitização económica do Ensino Superior, condicionando-o aos interesses do grande capital, e a privatização do Ensino Superior público.

Assembleia critica Governo

O Governo continua «indiferente e cego» à situação em que se encontram milhares de portugueses que, obrigados a procurar trabalho noutro país, acabam por ser «vítimas de um autêntico tráfico de mão-de-obra», concluiu, no dia 26 de Novembro, a VIII Assembleia da Organização dos Comunistas Emigrados na Suíça.

Combater as «inevitabilidades»

Intervindo no encerramento da VI Assembleia da Organização Regional do Algarve do PCP, Jerónimo de Sousa saudou a luta dos trabalhadores que teve a sua mais recente expressão no protesto do passado dia 25 de Novembro, em mais de 20 cidades do País. Para o secretário-geral do PCP, esta «valorosa luta de resistência é...

Potencializar o concelho

A IV Assembleia da Organização Concelhia de Silves do PCP, realizada no passado dia 26 de Novembro, depois de discutir e aprovar a Resolução Política, que analisa a situação política e social do concelho, elegeu uma nova Comissão Concelhia.

Renovar e reforçar

Mais de 140 delegados participaram, no dia 23, na X Assembleia da Organização Concelhia de Setúbal. O reforço da organização e influência do Partido esteve no centro do debate.

Organizar para crescer e intervir

A política de direita e as suas consequências no país e na região, o balanço do trabalho realizado e a definição das tarefas futuras foram os temas abordados na VI AOR do Algarve.

Clara discriminação

O Partido revelou ontem que apresentou, na Entidade Reguladora da Comunicação Social, queixa contra a estação televisiva SIC, acusada de discriminar os comunistas nos seus principais noticiários.

Sondagem por esclarecer

A publicação de uma sondagem da Marktest, no Diário de Notícias de 24 de Novembro, suscitou da parte do PCP um pedido de esclarecimento, através do envio, para publicação no «correio de leitores», de uma carta do Gabinete de Imprensa.Esta carta, que o DN não publicou até agora, sublinhava «o enigma acerca dos resultados...