A luta e o Partido continuam a crescer

Orçamento vai agravar a desertificação

Encerrando a 3.ª Assembleia Regional do Alentejo, realizada domingo em Portalegre, Jerónimo de Sousa denunciou os novos cortes no investimento público para a grande maioria dos concelhos alentejanos previsto no Orçamento de Estado para 2007. No conjunto dos distritos, o corte previsto significará uma redução de cerca de 10 por cento no investimento central. O secretário-geral do PCP lembrou que isto se sucede aos «brutais cortes no PIDDAC no presente ano, em média para os três distritos do Alentejo significou uma redução no investimento de cerca de 32 por cento em relação a 2005».
Assim, destacou, não é de admirar que os problemas se tenham agudizado. Só em Beja, revelou, «entre 2002 e o que se prevê para 2007, significa um corte no investimento público de cerca de 57 por cento, Évora quase 40 por cento e Portalegre cerca de 35 por cento».
Jerónimo de Sousa acusou o PS e o seu Governo de terem prometido o desenvolvimento do interior do País e o combate às assimetrias regionais e sociais quando o que fica da sua acção governativa é, por outro lado, o interior do País cada vez mais isolado e mais pobre. Há largos territórios do interior do País, considera Jerónimo de Sousa, «cada vez mais diminuídos nas suas capacidades para promoção do seu próprio desenvolvimento e com mais escassas oportunidades para assegurar uma vida digna às populações residentes».
Para o secretário-geral do PCP, «neste ano e meio de Governo do PS não se vislumbra qualquer iniciativa credível para inverter esta situação». Antes pelo contrário, acusou, «todas as medidas tomadas vão no sentido do aprofundamento das assimetrias regionais e a crescente litoralização do País».
O dirigente do Partido realçou ainda os «novos e positivos avanços» que foram conseguidos no melhoramento do trabalho do Partido e das suas organizações na região. Após lembrar que «a campanha de organização que decidimos está quase a terminar, mas nunca termina o trabalho de permanente reforço do Partido», Jerónimo de Sousa valorizou o facto de os comunistas do Alentejo terem definido novas linhas de trabalho e novos objectivos orgânicos.


Mais artigos de: PCP

Quinze propostas para o desenvolvimento

Mais de um milhar de pessoas, entre delegados e convidados, encheram por completo o auditório do Centro de Artes de Portalegre, no passado domingo, para assistirem uns, os convidados, e outros, os delegados, para participarem e intervirem na 3.ª Assembleia Regional do Alentejo do PCP.

A saúde é um direito, não é um negócio!

No arranque da campanha nacional do PCP em defesa do Serviço Nacional de Saúde, Jerónimo de Sousa reafirmou as propostas dos comunistas para um SNS público, universal e geral.

Governo vai na direcção errada

O Governo está mais apostado em desenvolver «linhas de negócio» favoráveis à entrada dos privados do que em dar resposta aos problemas existentes, afirma o PCP, a propósito das opções estratégicas anunciadas pelo Executivo para o caminho de ferro.

Reforçar o Partido para melhor agir

A Célula do PCP no Arsenal do Alfeite realizou, no passado dia 21 de Outubro, a sua 8.ª Assembleia de Organização, apontando medidas para o reforço da organização do Partido junto dos trabalhadores.

Despenalizar o aborto!

Desde sempre favorável à aprovação de uma lei que despenalize a Interrupção Voluntária da Gravidez sem recurso a referendo, o PCP «participará activamente no processo eleitoral do Referendo, com uma activa intervenção de esclarecimento e mobilização para a desejável e necessária vitória do “Sim”». Para os comunistas,...

Algarve cada vez mais pobre

O Algarve é, a par dos Açores e da Madeira, uma das regiões mais pobres do País, em resultado de uma política de concentração da riqueza e do modelo de desenvolvimento seguido na região, que tem levado à destruição do tecido produtivo. É aliás «curioso», diz a Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP, que o elo...

Atentados à democracia

O projecto de regulamento municipal de propaganda política e eleitoral aprovado pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal, no dia 10 de Outubro, é claramente «inconstitucional», denuncia a Comissão Concelhia de Alcácer do Sal do PCP. De facto, trata-se de uma matéria da «exclusiva competência da Assembleia da República» e...

Pela recolha do lixo ao sábado

A Comissão Concelhia de Gondomar do PCP exortou a população a prosseguir a sua luta pela recolha do lixo ao sábado. Depois de várias diligências e acções de protesto contra a decisão da Câmara Municipal que pôs fim ao serviço prestado naquele dia, sem qualquer redução da respectiva taxa de resíduos sólidos, os comunistas...

Imigração, pretextos, segurança e opções de classe

As questões da imigração assumem um cada vez maior protagonismo na vida política e social, desde logo em resultado do aumento da sua expressão e também porque, em resultado do aumento da sua expressão, começa a servir de pretexto para a adopção de um conjunto de medidas de alcance mais global.No plano ideológico a...