Seixal comemora aniversário do PCP

«Um projecto transformador e emancipador»

À semelhança do que tem vindo a acontecer um pouco por todo o País, mais de 600 pessoas festejaram, sábado, no Seixal, o 85.º aniversário do PCP. Esta iniciativa, que se realizou na Quinta da Valenciana, contou com a presença do secretário-geral do PCP.
Jerónimo de Sousa, num ambiente de festa e camaradagem, afirmou que a história do PCP é parte inseparável não só da história do movimento operário português e da história de Portugal mas, também, da história da humanidade.
«Estamos a celebrar os 85 anos de vida do PCP, com a consciência da nossa própria razão de ser, com a convicção dos nosso ideais e objectivos, com o orgulho do nosso passado e da nossa história, de luta ao serviço dos trabalhadores, do povo português e de Portugal», fincou o secretário-geral dos comunistas portugueses, valorizando o XVII Congresso do PCP. «Enganaram-se todos aqueles que esperavam ver-nos desiludidos, desanimados, abandonando objectivos e ideais, deixando cair o sonho de um projecto político de acção revolucionária», acrescentou.
Jerónimo de Sousa destacou ainda o 75.º aniversário do Avante! que este ano se comemora e referiu Álvaro Cunhal, destacando que «a sua inteligência, a sua coragem, o seu humanismo, a sua ética política, as suas convicções, são indissociáveis do Partido que temos e do Partido que somos».

«Apoio e solidariedade»

Por seu lado, Manuela Calado, da Comissão Concelhia do Seixal, falou da contribuição dos comunistas na Revolução de Abril, que «constituiu o momento mais alto de luta do PCP, nos seus 85 anos». «Em cada frente, em cada luta, os comunistas estiveram sempre presentes, activos e dinamizadores, lutando por um Portugal para todos», realçou, denunciando, no entanto, que «ao longo destes últimos anos», «temos assistido ao preocupante aumento do desemprego, agravado pela subida de preços, pelo não aumento salarial, que se traduz na perda de compra dos portugueses».
Em nome de todos os comunistas, Manuela Calado expressou ainda o «apoio e a solidariedade» do PCP aos trabalhadores da ALCOA, «na defesa dos seus postos de trabalho, contra a deslocalização da empresa», e aos trabalhadores da LUSOSIDER, «por melhores condições de trabalho, contra a repressão na empresa, contra a tentativa de caducidade dos contratos e contra a instauração de processos disciplinares». Manifestou ainda «grande preocupação» em relação ao futuro de outras empresas que se encontram no concelho.
No final da sua intervenção, a comunista deixou uma mensagem de esperança e de luta. «Tenho esperança que as lutas por nós desencadeadas alcancem os seus objectivos e que daqui a 85 anos as gerações vindouras possam ter tanto orgulho em nós, na nossa luta, como nos orgulhamos de todos os comunistas e democratas que contribuíram, por vezes até com a própria vida, não abdicando do seu sonho por uma sociedade mais igual e por um mundo melhor e mais justo», concluiu.
Após as intervenções políticas, movidos pela camaradagem que só os comunistas têm e fazem, em uníssono, cantaram, de punho erguido, o «Avante, Camarada», «A Internacional» e «A Portuguesa».


Mais artigos de: PCP

«O Partido está mais forte e mais operacional»

Num comício que juntou mais de 1700 pessoas no Coliseu do Porto, o PCP celebrou o seu 85.º aniversário em ambiente de festa e de confiança no futuro do Partido e do País. Jerónimo de Sousa teceu duras críticas à acção do Governo.

Comunistas assinalam 85.º aniversário

Em muitas centenas de iniciativas, realizadas por todo o País, as organizações do PCP assinalam a passagem do 85.º aniversário do Partido. Foi editado um folheto e está patente uma exposição comemorativa.

Aniversário nas ruas

Integrado nas comemorações dos 85 anos do PCP, foi lançado um folheto que está a ser distribuído por todo o País pelas organizações partidárias. Com a frase «Abrindo caminhos para um Portugal com futuro», o folheto contém ainda uma ficha para contacto. No folheto, o PCP afirma-se como um partido que «não se resigna, que...

PCP assinala 85 anos

EspinhoFernanda Mateus, da Comissão Política, participou, no dia 3, numa sessão pública sobre «A actualidade do Ideal Comunista». A iniciativa, realizada em Espinho, integrava-se no âmbito das comemorações do 85.º aniversário do Partido. No debate foram abordadas questões como o trabalho colectivo no PCP ao longo dos...

PCP rejeita co-incineração

Os comunistas de Setúbal e Coimbra repudiam a decisão do Governo chefiado por José Sócrates de instalar processos de co-incineração de resíduos industriais perigosos nas cimenteiras do Outão e de Souselas.

Persiste a ilegalidade

A Câmara Municipal do Porto voltou a retirar a propaganda do PCP das ruas da cidade, acusou, no dia 9, a direcção da Cidade do Porto do Partido. No passado dia 8, a autarquia retirou as estruturas de propaganda que continham cartazes divulgando o comício de aniversário do Partido, com a presença de Jerónimo de Sousa,...

Valeu a pena lutar

A autarquia de Évora recuou nos brutais aumentos das rendas que havia proposto para as habitações sociais de gestão municipal. O Secretariado da Comissão Concelhia de Évora do PCP, num comunicado à população do dia 9, realça o facto de a luta das populações e a intervenção dos eleitos da CDU na autarquia ter obrigado a...

Aumento é inaceitável

Está a ser distribuído pelos militantes do PCP um folheto contra o aumento das taxas moderadoras. Na face do folheto, destaca-se o brutal aumento das taxas nas urgências hospitalares e nos centros de saúde, da ordem dos 23 por cento. Nas consultas, o aumento é de 2,4 por cento. O PCP denuncia que são os portugueses já...

Ao lado dos trabalhadores

Por todo o País, as organizações do Partido mobilizam-se em defesa dos interesses dos trabalhadores. A Direcção da Organização da Cidade do Porto do PCP, em nota do passado dia 8, denuncia que continua por resolver a questão do subsídio nocturno a trabalhadores da Câmara Municipal. O subsídio foi suspenso pelo presidente...

Solidariedade às populações

Jerónimo de Sousa visitou, segunda-feira, várias localidades do interior do País que se vêem ameaçadas com o anunciado encerramento de serviços públicos fundamentais.

PCP comemora 30 anos da Constituição

O Partido vai realizar uma série de iniciativas para assinalar o 30.º aniversário da Constituição da República, incentivando estruturas associativas para a promoção de iniciativas e dinâmicas próprias, convergentes com o objectivo de divulgar, valorizar e defender a Lei fundamental do País.Durante este ano, os comunistas...