Brilhante intelectual comunista

Faleceu Emílio Peres

Com a morte de Emílio Peres, o PCP despediu-se de um «exemplar militante». Considera a Direcção da Organização Regional do Porto do PCP que Emílio Peres entra para o património e história do Partido como «um intelectual habitado por uma aguda e alegre ânsia de investigar e saber, por uma aguda e alegre consciência da necessidade e possibilidade de trabalhar e lutar por um país e um mundo melhores, socialistas». Destaca a DORP a disposição entusiástica de Emílio Peres para os «combates pela felicidade», fossem estes grandes ou pequenos.
«Brilhante intelectual comunista, Emílio Peres sempre se pautou por uma exigentíssima concepção do trabalho intelectual e pela aguda consciência de que “um pensamento que não se transforma em acção ou é um aborto ou é uma traição”», recorda o PCP. A DORP lembra ainda a sua notável acção para a transformação dos estudos médicos e das condições do exercício da medicina no período subsequente ao 25 de Abril.
Nascido em 1932, Emílio Peres era formado em medicina e especializado em endocrinologia e nutrição. Colaborador e director de diversas revistas científicas da sua área de especialidade, foi também fundador do primeiro curso de ciências da nutrição do Porto e participou na formação de diversas associações científicas e profissionais. Publicou oito livros e participou em muitos programas de rádio e televisão sobre o tema de alimentação e saúde.
A DORP destaca ainda as suas «intervenções incontáveis junto das organizações do movimento social popular e de trabalhadores que fazem de Emílio Peres um amigo próximo de milhares e milhares de mulheres e homens, de uma ponta a outra do País».
Foi membro da Direcção Regional do Porto do PCP e candidato e eleito da junta e assembleia de Freguesia de Foz do Douro e da Assembleia Municipal do Porto. Foi candidato à assembleia da República.
No seu funeral, a que muitos compareceram, estiveram presentes os representantes da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central do PCP Sérgio Teixeira, Albano Nunes e Agostinho Lopes. A DORP marcou também uma forte presença.
À família de Emílio Peres, o secretariado do PCP enviou um telegrama onde transmite «profundas condolências e os seus sentimentos de profundo pesar e solidariedade» pelo falecimento de uma «figura prestigiada de intelectual e de comunista, profundamente empenhado na luta do povo português pelo progresso cultural, a democracia e o socialismo». Também o secretário-geral, Carlos Carvalhas, endereçou à família um telegrama de condolências.


Mais artigos de: PCP

O Partido nos locais de trabalho

Contribuir para o reforço da acção do Partido nas empresas e locais de trabalho é o objectivo do livro «Sobre a célula de empresa», já à venda.

Intensificar a luta

No final de um almoço em Loures, no domingo, o secretário-geral do PCP voltou a insistir na necessidade de pôr fim ao Governo e à sua política.

Aumenta a ligação ao Partido

As experiências de Vialonga e Alverca provam a justeza da campanha de contactos com os militantes do Partido. Nessas freguesias, aumentou-se a militância e a quotização.

Somar mais crise à crise

A redução das verbas inscritas no PIDDAC para 2004 vão somar mais crise à grave situação que se vive no País, denunciam as organizações do PCP.

Futuro comprometido

O Orçamento de Estado para 2004 «confirma e agrava a tendência para a discriminação do distrito de Évora em matéria de investimento público», denuncia a Direcção da Organização Regional de Évora do PCP. Para este ano estão previstos menos 28 milhões de euros do que no ano passado, o que significa apenas 1,7 por cento do...

Cada vez mais «interior»

Com o orçamento de Estado para 2004, nomeadamente com a verbas destinadas ao PIDDAC no distrito de Castelo Branco, condena-se «vários concelhos à estagnação», denuncia a Organização Regional de Castelo Branco do PCP. A queda do investimento no distrito é da ordem dos 7,5 por cento, a acrescentar a redução de 28 por cento...

Defender a empresa e o emprego

Agora que as intenções da administração da Bombardier relativamente à Sorefame se tornaram claras, só a luta dos trabalhadores – com o apoio inequívoco dos comunistas – poderá impedir a destruição da empresa. Esta é a convicção do PCP, que considera que a multinacional canadiana esteve sempre interessada em ficar com o...

Marina esconde interesses maiores

O PCP contesta o resultado favorável do estudo de impacto ambiental ao complexo Marina da Barra. Consideram os comunistas que a por detrás deste projecto surge um empreendimento imobiliário com capacidade para 2330 habitantes, dois hotéis – com um total de 210 quartos – e parques de estacionamento público para 1623...

Situação degrada-se dia-a-dia

A Direcção da Organização Regional do Litoral Alentejano, depois de analisar a situação política e social, teceu fortes críticas à política anti-social do Governo que, de dia para dia piora a vida dos portugueses.O PCP critica nomeadamente o corte de verbas às autarquias, que vem agravar as suas dificuldades financeiras;...

2ª Assembleia de Organização de Santo André

A Organização da Freguesia de Santo André do PCP realizou, no passado dia 18 de Outubro, a sua 2ª Assembleia de Organização. Os trabalhos da Assembleia, que tiveram a participação do deputado comunista Bruno Dias, foram acompanhados por dezenas de militantes que discutiram a actividade do Partido na freguesia e apontaram...

Desemprego cresce

O desemprego e as baixas reformas, bem como o aumento do custo de vida em geral e dos custos com a saúde em particular, estão a criar situações de grandes carências a muitas famílias e a retrair a actividade comercial do concelho de Sousel, denuncia a Comissão Concelhia de Sousel do PCP.Na análise que fez à situação...

O Mundo de Hoje

No próximo número publicaremos um texto de Álvaro Cunhal, intitulado O Mundo de Hoje, contribuição para o Encontro Internacional América Latina: su potencialidad transformadora en el mundo de hoy.