O Alentejo tem futuro com mais CDU
A Direcção Regional do Alentejo do PCP apresentou, no dia 14 de Fevereiro, em Portalegre, Évora, Beja e Litoral Alentejano, o manifesto eleitoral «O Alentejo tem futuro! Mais CDU, vida melhor».
«O Alentejo tem sido particularmente afectado pelas políticas de direita»
«O Alentejo tem sido particularmente afectado pelas políticas de direita de desinvestimento público e na produção nacional, que têm fomentado a intensificação e financeirarização da agricultura e o declínio populacional em consequência da degradação das condições de trabalho, de uma política de baixos salários e de precariedade e de encerramento de serviços públicos», afirma o manifesto.
Para a CDU, o Alentejo «tem futuro» com um projecto integrado de desenvolvimento alicerçado em 12 elementos principais, o primeiro dos quais com o aumento geral dos salários e das pensões e o fim da precariedade. Avançar com a regionalização, com a reposição das freguesias extintas e o reforço dos municípios; criar um projecto integrado para o desenvolvimento do Alentejo; defender, valorizar e melhorar o Serviço Nacional de Saúde; apostar na educação pública e na cultura; colocar a ciência e a tecnologia ao serviço das populações, são propostas da Coligação PCP-PEV.
Outras medidas passam por qualificar o território com equipamentos públicos que promovam a qualidade de vida das populações e garantir o direito à habitação a custos acessíveis; melhorar as vias de comunicação; defender os recursos naturais e o ambiente; colocar a agricultura ao serviço da região e do País; colocar os investimentos estruturantes, como o Alqueva, o Complexo de Sines, o Aeroporto de Beja e a Barragem do Crato/Pisão, ao serviço de todos, assegurando que os mesmos servem de âncora ao desenvolvimento da região; diversificar a base económica da região.