Eleger em Bragança e Vila Real pelo desenvolvimento do Interior

No dia 20, a CDU realizou acções em Chaves, Mirandela, Bragança e Vila Real, com a participação de Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP, e de diversos candidatos, activistas e apoiantes.

CDU como força contra a desertificação

Nestas iniciativas, em que participaram Margarida Botelho e Gonçalo Oliveira, respectivamente, do Secretariado e da Comissão Política do Comité Central do PCP, reafirmou-se a necessidade de investimento nos serviços públicos (como a saúde ou os transportes), bem como da valorização do Interior, em particular, dos distritos de Vila Real e Bragança.

Chaves não se rende, o SNS não se vende
Num contexto onde valências do Hospital de Chaves (como a urgência de pediatria) estão sob ataque, ao qual se soma o desinvestimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e dos seus profissionais por parte da política de direita, a CDU realizou, na manhã de dia 20, um desfile pelas ruas da cidade de Chaves, onde Paulo Raimundo, acompanhado pelocabeça de lista pelo círculo de Vila Real, José Luís Ferreira, contactou com a população.

Ali, ocandidato emembro do Conselho Nacional do PEV esclareceu que «os problemas que o SNS está a atravessar não são fruto do acaso», mas sim de políticas de favorecimento dos grupos económicos, com cortes e fecho de serviços.

O Secretário-Geral do PCP defendeu que se deve ir contra o caminho de desinvestimento e ataque do SNS, pondo fim ao desvio de recursos do Estado para o negócio da doença – oito mil milhões de euros só este ano. «O PS roubou as bandeiras da direita», apontou, pedindo mais força à CDU para salvar o SNS.

Ao lado dos trabalhadores
Mais tarde, o Secretário-Geral comunista, acompanhado por Fátima Bento, primeira candidata pelo círculo de Bragança, esteve com os trabalhadores da fábrica Faurecia, na capital deste distrito. Uma empresa importante para a região, onde o PCP e a CDU têm intervindo regularmente na valorização dos trabalhadores, e que já resultou na conquista do direito ao transporte público gratuito para se deslocarem às instalações da fábrica. Uma luta por mais direitos que não parou e que, tal como foi ali reafirmado por Paulo Raimundo, tem a CDU como força sempre ao lado dos trabalhadores.

A ferrovia pelo desenvolvimento do Interior
Neste dia, Paulo Raimundo fez ainda uma declaração sobre o Plano de Mobilidade do Tua: um projecto que prevê a reactivação de um troço ferroviário com 39 quilómetros, em que o Estado entregou 10 milhões de euros a um grupo privado, e que deveria estar concluído em 2017. Após anos a falar sobre o desenvolvimento do Interior, aquilo que ali «temos» é «um comboio [que não anda] dentro de uma tenda», criticou, afirmando que, ao contrário da acção de sucessivos governos, o projecto da CDU passa por uma verdadeira aposta na ferrovia.

Reforçar a CDU
Após um jantar em Vila Real, aprimeira intervenção coube à candidata Júlia Carvalho, que alertou para o grave problema da perda populacional na região (20 por cento em alguns concelhos). José Luís Ferreira avançou com algumas «soluções», como a defesa do ambiente, a fixação de pessoas no campo e a aposta nos mercados tradicionais. Mariana Silva apontou a necessidade do regresso do PEV à Assembleia da República.

Porque 10 de Março «é já aí», Paulo Raimundo acentuou que «há muita gente disponível» para ouvir propostas do PCP e do PEV, que passam por aumentar os salários, reformas e pensões, acabar com as parcerias público-privadas, apoiar as micro, pequenas e médias empresas, entre muitas outras áreas.

A iniciativa terminou com um momento musical da parte de Paulo Vaz de Carvalho.

 



Mais artigos de: CDU

Do paraíso das promessas aos compromissos reveladores

O Secretário-Geral do PCP afirmou-o em diversas ocasiões, em intervenções públicas ou nos debates televisivos: este é o tempo em que alguns prometem o que nunca fizeram ou quiseram fazer, a que se seguirá o momento de, após as eleições, justificarem por que afinal não se pode fazer o que dias antes prometeram – ou, acrescentamos, não o fazer sem procurar sequer justificações.

Jerónimo de Sousa apela à mobilização para o voto na CDU

Em Santarém, Faro e Coimbra, Jerónimo de Sousa sublinhou que a «mudança» apregoada pelo PS no seu programa eleitoral é «fictícia» e que está na «hora de alargar o movimento de apoio à CDU» para dar «soluções aos problemas».

O Alentejo tem futuro com mais CDU

A Direcção Regional do Alentejo do PCP apresentou, no dia 14 de Fevereiro, em Portalegre, Évora, Beja e Litoral Alentejano, o manifesto eleitoral «O Alentejo tem futuro! Mais CDU, vida melhor».

Paulo Raimundo valoriza o papel dos enfermeiros

O PCP recebeu, sexta-feira, na sua sede nacional, José Carlos Martins e Célia Matos, dirigentes do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que, a pouco mais de um mês das eleições legislativas, remeteu aos vários partidos políticos, um manifesto sobre o estado actual da enfermagem e onde...

Compromisso com o distrito de Leiria

O histórico Café Central das Caldas da Rainha acolheu, sexta-feira, 16, a apresentação do compromisso eleitoral da CDU para o distrito de Leiria, que elege 10 deputados para a Assembleia da República. João Delgado, primeiro candidato por aquele círculo eleitoral, deu a conhecer os eixos principais para o desenvolvimento...

Propostas necessárias para a Madeira

Domingo, no Machico, Maria José Afonseca, candidata da CDU pelo círculo eleitoral da Madeira, apresentou propostas concretas para valorizar o trabalho e os trabalhadores desta Região Autónoma, que, entre outras, passam pelo «aumento geral dos salários», mas também pelo «firme combate à...

Coimbra

No dia 14 de Fevereiro, uma comitiva da CDU – com os candidatos Daniel Nunes e Luísa Batista – reuniu com a direcção do Instituto Politécnico de Coimbra, no sentido de apurar as preocupações existentes do Ensino Superior. Noutra acção, Mário Nogueira, mandatário, e os candidatos António Baião...

Santarém

Bernardino Soares, primeiro candidato da CDU pelo círculo de Santarém, participou, recentemente, num debate em Tomar sobre «Águas e Saneamento». A CDU defende a gestão pública do abastecimento de água e saneamento, segundo critérios racionais de poupança e eficiência, e de acesso socialmente justo e equitativo, e defende...

Marinha Grande

O presidente da Câmara da Marinha Grande Aurélio Ferreira, impediu a CDU de realizar, no dia 15 de Fevereiro, uma acção de contacto com os trabalhadores do município, mesmo tendo sido previamente advertido pela Comissão Nacional de Eleições para o facto de o não poder fazer. A CDU considera a atitude do autarca [eleito...

Apoiamos a CDU

António Francisco Melão António Madureira – Arquitecto António Revez – Actor, encenador Conceição Lopes – Professora universitária, investigadora no ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura...