Faleceu Amável Alves

Amável José Alves, natural de Lavre, Montemor-o-Novo, tinha 74 anos, com um percurso de vida dedicado à luta em defesa dos interesses e direitos dos trabalhadores e das populações, destacando-se a sua intensa acção sindical como dirigente da CGTP-IN e das suas estruturas. Maquinista do Metropolitano de Lisboa, foi membro da direcção do Sindicato dos Transportes Colectivos do Distrito de Lisboa (TUL), coordenador da Federação dos Sindicatos dos Transportes Rodoviários e Urbanos (FESTRU), membro da Direcção do Sindicatos dos Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP) e coordenador da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS). Foi membro do Conselho Nacional e da Comissão Executiva da CGTP-IN. Era Presidente da Assembleia-Geral do STRUP.

Foi membro dos órgãos de direcção da Associação dos Reformados do Metropolitano de Lisboa e da Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos da Damaia (AURPID).

Aderiu ao Partido Comunista Português em 1978, fez parte da célula do Metropolitano de Lisboa, foi membro do Comité Central do PCP entre 2000 e 2016 (eleito nos XVI, XVII, XVIII e XIX Congressos).

Foi eleito da CDU na Assembleia de Freguesia das Águas Livres e vereador da Câmara Municipal da Amadora.




Mais artigos de: PCP

Nos 90 anos de Maria da Piedade Morgadinho

Maria da Piedade Morgadinho cumpriu há dias 90 anos de idade e o Partido a que aderiu há sete décadas fez questão de assinalar a data com um grande almoço na Quinta da Atalaia, que reuniu mais de 160 pessoas, entre familiares, amigos e camaradas. Visivelmente emocionada, confessou estar a...

Um Partido de trabalhadores ao lado de quem faz o País avançar

A acção nacional do PCP Mais Força aos Trabalhadores avança em todo o País. O distrito do Porto foi, no dia 17, o ponto de paragem mais recente para o Secretário-geral do Partido, que se tem desdobrado em inúmeros contactos com quem produz a riqueza em Portugal.

Aumentar salários e fixar preços para responder à subida da inflação

Dêem as voltas que quiserem dar, a única resposta ao problema que enfrentamos – a subida da inflação – são o indispensável aumento dos salários e pensões e a fixação dos preços dos bens essenciais, reafirmou o Secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, em Serpa, intervindo no almoço-convívio regional do Alentejo, comemorativo dos 102 anos do PCP.

Assegurar habitação exige opções e medidas urgentes

«A garantia do direito à habitação exige medidas urgentes que defendam os inquilinos, travem a subida das prestações do crédito e aumentem a oferta pública de habitação», bem como a ruptura com opções políticas que o Governo agora acentua.

Crianças plantam o futuro na Quinta da Atalaia

No Dia Internacional da Floresta, cerca de um milhar de crianças participaram numa acção de plantação de árvores na Quinta da Atalaia, onde, todos os anos, no primeiro fim-de-semana de Setembro, se realiza a Festa do Avante!.

Chegar e reforçar o Partido

«Que não percam tempo! Se acreditam e acham esta causa justa, se acham que é uma causa que ajudaria muita gente, não percam tempo em vir ter com o PCP», é o apelo que faz Diogo, um dos mais recentes militantes com quem o Avante! falou esta semana, faz a todos que pensem de maneira parecida com...