Festa de Verão do PCP na Foz do Arelho
Cerca de 250 pessoas participaram no domingo, 3, na Festa de Verão do PCP, organizada pela Organização Regional de Leira (ORLEI) do Partido, na Foz do Arelho. A manhã foi dedicada às crianças, com pinturas, jogos tradicionais e aula de música, terminando com uma conversa sobre «Os direitos das crianças e dos pais», na qual participou Margarida Botelho, do Secretariado do Comité Central do PCP.
Ao longo de todo o dia, os participantes puderam adquirir produtos gastronómicos regionais, livros, ou tentar a sorte no sai sempre. Depois da sardinhada ao almoço, também puderam degustar sobremesas e a tradicional ginja da região.
O momento cultural que antecedeu o comício esteve a cargo dos músicos Manuel Pires da Rocha (Brigada Victor Jara) e João Queirós (cantautor de Coimbra), a que se juntaram a leiriense Inês Silva e o italiano Umberto Giancarli. Da conjugação de vontades, resultou um concerto em que ecoaram músicas da luta dos trabalhadores e do povo, e que terminou com uma versão do Bella Ciao, cantada pelo músico transalpino.
O momento político da iniciativa, realizada nas margens da Lagoa de Óbidos, decorreu ao final da tarde e contou com as intervenções de Margarida Patrocínio, da Direcção Nacional da JCP, Luís Caixeiro, membro do Comité Central e responsável pela ORLEI, e Paula Santos, da Comissão Política do Comité Central e presidente do Grupo parlamentar do PCP.
A Festa de verão foi convívio, alegria, camaradagem, lazer e cultura, um momento que deu força a todos os militantes e amigos do Partido para enfrentar as tarefas e batalhas do presente e do futuro.