PCP debate conservação da natureza
«Conservação da natureza – meios, proximidade, defesa do equilíbrio ambiental», foi o mote de um debate promovido pela Organização Regional de Castelo Branco do PCP. Na iniciativa, que decorreu na Casa do Arco do Bispo, participaram militantes e amigos do PCP, mas também representantes de movimentos e associações ambientalistas convidados para o efeito.
O objectivo foi aprofundar o conhecimento sobre as estruturas ligadas à conservação da natureza, assim como sobre os problemas e dar a conhecer as reflexões e propostas do PCP. Participaram e intervieram, sob moderação de Luís Silva, membro do Comité Central do PCP, Ana Valente, bióloga, do grupo de trabalho para as questões do ambiente do PCP, e Vladimiro Vale, da Comissão Política do PCP.
Alvo de crítica foi a desfiguração e desestruturação do Estado, levada a cabo por sucessivos governos, conduzindo ao incumprimento de tarefas fundamentais como a defesa da natureza e do ambiente, a preservação dos recursos naturais e o ordenamento do território.
Em consequência, como tem alertado o Partido e sobressaiu no debate, prolifera a privatização de importantes áreas com vista à mercantilização da natureza e dos recursos naturais, pelo que continua actual e urgente uma mudança de política que, entre outros aspectos, considere a adopção de uma abordagem normativa à redução de emissões; a valorização da produção e consumo locais; a regulação justa do comércio internacional; a promoção de políticas de mobilidade sustentáveis; a recuperação do controlo público de sectores estratégicos, como o da água ou o energético; o reforço de meios do Estado na área ambiental; o desenvolvimento de políticas de combate à obsolescência programada; a adaptação dos meios urbanos ou o investimento na investigação científica.