Esclarecimento e mobilização para as exigentes batalhas
Comemorações do 101.º aniversário do PCP e dos 48 anos da Revolução de Abril, debates sobre a situação nacional e internacional, exposições e convívios – de tudo isto e muito mais se faz a intensa actividade do PCP.
Almoços, debates, exposições e convívios
Sob o lema Abril é Mais Futuro!, realizou-se no domingo, 15, um almoço comemorativo do 48.º aniversário do 25 de Abril, promovido pela Organização Concelhia de Loures. Realizado no Pavilhão José Gouveia, em São João da Talha, a iniciativa contou com as intervenções de João Paulo Simões, do Secretariado da Comissão Concelhia de Loures, Anabela Feliciano, vereadora da CDU na Câmara Municipal, e Ricardo Costa, da Comissão Política do Comité Central. Este dirigente destacou a vitalidade dos valores de Abril e a necessária projecção dos seus valores no futuro de Portugal, alertando para a ofensiva em curso contra algumas das suas mais significativas conquistas. E sublinhou o papel determinante do PCP – durante o fascismo, na Revolução e hoje.
No mesmo dia, mas na Benedita, concelho de Alcobaça, meia centena de pessoas participaram num almoço comemorativo da Revolução de Abril, no qual interveio João Ferreira, da Comissão Política. Falou da história heróica do PCP, da sua natureza de classe e da sua luta de sempre, pela superação revolucionária do capitalismo e pela construção do socialismo. Referindo-se à actual situação internacional, realçou que a escalada de guerra é indissociável de um sistema iníquo, em crise, e reafirmou que o PCP condena a guerra e todo caminho que conduziu a ela.
Também em Águeda o PCP comemorou Abril com um almoço, realizado nas instalações da Associação Cultural e Recreativa de Assequins. Com dezenas de pessoas presentes, a intervenção ficou a cargo de João Canas, do Executivo da Direcção da Organização Regional de Aveiro. Dali saiu reforçada a convicção de que «comemorar Abril é evocar a sua realização mas sobretudo projectar as suas conquistas e valores na construção de um Portugal desenvolvido, de progresso, de paz e soberano».
Já a Comissão de Freguesia da Brandoa e Alfornelos, no concelho da Amadora, promoveu um debate sobre o 25 de Abril e a Constituição da República, em que participou o comandante Manuel Begonha, membro da Associação Conquistas da Revolução, que focou principalmente os avanços revolucionários consagrados durante os quatro governos provisórios chefiados pelo general Vasco Gonçalves. Para além do debate, foi exibido um filme e estava patente uma exposição.
A organização do PCP no Reino Unido comemorou a Revolução, num almoço comemorativo realizado num restaurante do centro de Londres. Na ocasião, Carlos Gonçalves, da Comissão Central de Controlo, realçou os valores de Abril e abordou aspectos da situação nacional e internacional e o papel do Partido. A Marx Memorial Library, em Londres, acolheu uma exposição alusiva ao Centenário do PCP.
No dia 12, foi inaugurada a exposição 100 anos de lutas dos agricultores do distrito de Coimbra. Na sessão realizada na Biblioteca Municipal de Coimbra, intervieram Hermínio Martins, da Direcção da Organização Regional, o vereador Francisco Queirós e Vladimiro Vale, da Comissão Política.
No dia 8, em Benavila, no concelho de Avis, teve lugar um plenário e convívio comemorativo do 101.º aniversário do PCP, com a participação de Sandra Pereira, deputada no Parlamento Europeu.