Governo anuncia enquanto agricultores desesperam

O PCP alerta para o facto de os agricultores não terem recebido ainda nenhum dos apoios anunciados pelo Governo. Numa nota de dia 13, o Partido lembra que andam a ser anunciados apoios há quatro meses, ainda para fazer face aos problemas da seca, e que são atirados «milhões em cima de milhões»: porém, realça, «para além de derrogações de práticas agrícolas e créditos bancários, para um sector já muito endividado, ainda não chegou qualquer apoio».

A denúncia veio a propósito de mais um anúncio, feito nesse mesmo dia, da antecipação de 500 milhões de euros das ajudas comunitárias no âmbito do Regime de Pagamento Único. Para o PCP, este facto «é bem revelador do falhanço completo na resposta do Governo aos graves problemas que afectam o sector». Ora, prossegue, «nem o apoio é excepcional, uma vez que é apenas a antecipação de um apoio anual e que todos os anos, invariavelmente, os apoios de RPU têm sido antecipados», nem o Governo cumpre a anterior promessa de fazer esta antecipação para Maio: este ano, previsivelmente, só chegará aos agricultores em Julho.

O PCP salienta que também não se trata de um novo apoio, «uma vez que esses valores farão falta em Outubro quando se colocarem novas dificuldades».

A isto acresce o facto de o Governo continuar sem assegurar medidas para apoiar os agricultores em duas áreas que apenas dependem de si: prossegue o bloqueio do Governo ao apoio à Electricidade Verde, aprovado na Assembleia da República por proposta do PCP, e que deveria ter entrado em vigor no início do ano, permanecendo à espera de autorização do Ministério das Finanças. Em causa está um apoio de 20 por cento na factura dos pequenos e médios agricultores e de 10 por cento na dos restantes e das cooperativas agrícolas e organizações de produtores.

Também a redução anunciada no ISP, que nos combustíveis «normais» teve impactos na redução do custo, significou um aumento de três cêntimos no Gasóleo Agrícola, questão que o PCP pretende resolver com a proposta que apresentou de criação de um apoio extraordinário ao Gasóleo Agrícola que garanta que os beneficiários não paguem mais do que a média de Janeiro de 2021.

 



Mais artigos de: PCP

Recursos ao serviço do desenvolvimento

Ao abrigo da Lei das Minas, contra a qual o PCP votou em 2015, foram celebrados diversos contratos de prospecção e exploração mineira, que não defendem os interesses do País, o meio ambiente e a qualidade de vida das populações.

Esclarecimento e mobilização para as exigentes batalhas

Comemorações do 101.º aniversário do PCP e dos 48 anos da Revolução de Abril, debates sobre a situação nacional e internacional, exposições e convívios – de tudo isto e muito mais se faz a intensa actividade do PCP.

Dar o passo da militância

Esta semana o Avante! conversou com dois novos militantes que, como muitos outros, são a prova viva de que não existe idade para chegar ao Partido. Para lá dos laços de camaradagem que os unem, mesmo que não se conheçam formalmente, têm em comum a cidade em que vivem – Évora. Além disso,...

Polícias têm de ter condições

Impedir «as polícias de acederem a metadados das comunicações de suspeitos criminais, com efeitos retroactivos a 2008, comporta graves limitações à investigação da criminalidade complexa, designadamente à cibercriminalidade, criminalidade económica e corrupção», considera o PCP. Em nota divulgada pelo seu gabinete de...

Cumprir o direito à habitação

O PCP exige soluções para as famílias recentemente despejadas do Bairro do Griné, em Aveiro. São, ao todo, cinco famílias, nas quais se incluem bebés, crianças, uma mulher grávida e um homem com deficiência motora. Em comunicado de dia 9, data em que se concretizou o despejo de três destas...

PCP exige transformação no sector energético

O PCP promoveu na terça-feira, 17, uma mesa redonda, em Lisboa, sob o tema «Energia e recursos na transição energética. Soberania, segurança, ambiente e desenvolvimento». Coube a Jerónimo de Sousa encerrar o debate.