Combater fenómenos racistas e xenófobos
Reagindo à vandalização do monumento ao padre António Vieira, em Lisboa, o PCP condena o «acto em si, assim como a sua utilização para exacerbar sentimentos e conflitos que só servem objectivos reaccionários».
«Importa não permitir que este acto sirva para animar e inculcar na sociedade portuguesa um clima de conflitualidade racial sem sentido, iludindo o que o colonialismo representou do ponto de vista económico e de classe em toda a sua dimensão», salienta ainda o Partido, para quem, se impõe, «hoje como no passado, combater os fenómenos racistas e xenófobos e não alimentar atitudes que invocando combatê-los só contribuem para os promover», bem como «garantir os direitos económicos e sociais para todos, independentemente da sua etnia ou nacionalidade».
«Esta é uma luta dos trabalhadores e do povo que exige unidade e convergência e não elementos de divisão e conflitualidade que só contribuem para a enfraquecer», conclui o PCP.