Jornadas de trabalho com cuidados especiais e a dedicação de sempre

FESTA As jornadas de trabalho de construção da Festa do Avante! começam já no sábado, com cuidados sanitários redobrados, mas com a determinação que caracteriza os militantes e simpatizantes do PCP.

Festa do Avante! contra o isolamento e o medo

A Festa do Avante! realiza-se, este ano, a 4, 5 e 6 de Setembro e as jornadas de trabalho iniciam-se já neste sábado. Este ano, dados os constrangimentos impostos pelo surto epidémicos, o funcionamento das jornadas será um pouco diferente, de modo a garantir aos construtores todas as condições de segurança.

Uma primeira alteração prende-se desde logo com uma mais estreita articulação da direcção das jornadas com as organizações do Partido, de modo a que os participantes nas jornadas de trabalho se possam dirigir directamente para o terreno sem antes passar pelo bar de apoio, evitando assim concentrações. A utilização de máscara é obrigatória em pontos de «atendimento» como o armazém central.

Tanto o bar como o restaurante de apoio funcionarão com lotação reduzida, dando assim cumprimento às normas de circulação, distanciamento e higienização que se impõem. Pelo terreno estarão espalhados pontos de higienização com água, sabão e álcool gel para garantir a frequente lavagem e desinfecção das mãos. O acampamento abre apenas no último fim-de-semana no mês, mas os balneários e as instalações sanitárias no terreno estarão abertos, com limpeza ainda mais regular do que o habitual.

As jornadas de trabalho realizadas durante o mês de Junho serão dedicadas a aspectos de manutenção, tendo em conta a necessária redefinição de espaços imposta pela situação sanitária. Só a partir do final do mês é que será iniciada a construção do espaço das organizações.

Uma coisa é certa: respeitando todas as normas de segurança, as jornadas de trabalho continuarão a ser, este ano como sempre, expressão de uma impressionante realização colectiva, da força de um exaltante projecto de fraternidade, que a Festa inquestionavelmente representa.

Contra o medo

Também a Festa será, este ano, diferente (mas não o é sempre, ano após ano?) e, porventura, mais necessária ainda. Para lá de tudo o que é sempre, a Festa do Avante! será, em 2020, um importante contributo para combater o medo e o isolamento e, ao mesmo tempo, transmitir uma mensagem de força e confiança, tão necessária nos dias que correm. A isso, e tanto que é, já, acresce outro aspecto relevante: a Festa do Avante! será, como sempre, a festa dos trabalhadores e do povo, que nunca pararam, pois são eles que fizeram, e fazem, funcionar o País.

Tal como as jornadas, também a Festa (por maioria de razão) levará em conta as recomendações das autoridades de saúde e implementará os cuidados sanitários exigidos pela epidemia de COVID-19. Do que já é possível adiantar, dado que a reflexão continua, a edição deste ano da Festa do Avante! terá mais área de recinto ao dispor do visitante e mais área e zonas de esplanada, de modo a cumprir as regras de distanciamento social. As cozinhas e ementas serão adaptadas e haverá embalagens de fácil transporte, para permitir o take-away. Ao contrário de outros anos, não haverá espaços fechados.

A EP está à venda!



Mais artigos de: PCP

PCP e JCP querem garantir que nenhum estudante é prejudicado

GARANTIR O Secretário-geral do PCP esteve no sábado, 30, numa iniciativa da Juventude Comunista Portuguesa, onde proferiu uma declaração sobre a educação, a escola pública e os estudantes, realçando a necessidade de garantir que nenhum é prejudicado.

Livros Desalinhados em Festa

A Festa em Linha de Livros Desalinhados, organizada pelas Edições Avante! e a funcionar no seu sítio da Internet, iniciou-se no passado sábado e prossegue até 14 de Junho. Entre os vários conteúdos disponíveis destacam-se, para lá dos livros, as sete sessões de conversas com autores, na rubrica Conversas mais Avante!,...

CM do Barreiro não protege

A Célula do PCP dos Trabalhadores das Autarquias do Barreiro acusa o executivo municipal de não ter garantido a protecção dos funcionários durante o período mais crítico do surto epidémico e de manter várias falhas nesse aspecto. Como exemplo, são dados os trabalhadores da recolha de resíduos sólidos urbanos «que...

Salvaguardar as crianças

No Dia Mundial da Criança, Jerónimo de Sousa visitou a Escola Básica da Brejoeira, em Setúbal, na qual pôde verificar o restabelecimento de alguma normalidade com o regresso das crianças ao pré-escolar. O Secretário-geral do PCP aproveitou a ocasião para sublinhar que a colaboração entre...

Apoiar artistas e empresários de circo

Uma delegação do PCP constituída por Ana Mesquita, deputada na Assembleia da República, Jorge Pires e Ângelo Alves, membros da Comissão Política, reuniu, no final da semana passada, com a Associação de Empresários e Artistas de Circo. No final do encontro, Ângelo Alves revelou que o Partido foi informado da situação...

Retoma das carreiras em Portalegre

A Direcção da Organização Regional de Portalegre (DORPOR) do PCP «considera urgente a reposição e reforço dos serviços de transporte que servem o distrito de Portalegre, nas carreiras rodoviárias a partir das freguesias rurais e nas ligações da Rede Expressos», medida, nota, «indispensável para a mobilidade das...

Alhos, bugalhos e silêncios

Na última quinta-feira, 28, o PCP realizou várias iniciativas de divulgação do Plano de Emergência para o Serviço Nacional de Saúde, apresentado no dia 15 de Maio. Dele constam um conjunto de medidas, como o reforço de profissionais no SNS, a valorização dos seus salários e condições de trabalho e a dotação dos meios...