Jornadas de trabalho com cuidados especiais e a dedicação de sempre
FESTA As jornadas de trabalho de construção da Festa do Avante! começam já no sábado, com cuidados sanitários redobrados, mas com a determinação que caracteriza os militantes e simpatizantes do PCP.
Festa do Avante! contra o isolamento e o medo
A Festa do Avante! realiza-se, este ano, a 4, 5 e 6 de Setembro e as jornadas de trabalho iniciam-se já neste sábado. Este ano, dados os constrangimentos impostos pelo surto epidémicos, o funcionamento das jornadas será um pouco diferente, de modo a garantir aos construtores todas as condições de segurança.
Uma primeira alteração prende-se desde logo com uma mais estreita articulação da direcção das jornadas com as organizações do Partido, de modo a que os participantes nas jornadas de trabalho se possam dirigir directamente para o terreno sem antes passar pelo bar de apoio, evitando assim concentrações. A utilização de máscara é obrigatória em pontos de «atendimento» como o armazém central.
Tanto o bar como o restaurante de apoio funcionarão com lotação reduzida, dando assim cumprimento às normas de circulação, distanciamento e higienização que se impõem. Pelo terreno estarão espalhados pontos de higienização com água, sabão e álcool gel para garantir a frequente lavagem e desinfecção das mãos. O acampamento abre apenas no último fim-de-semana no mês, mas os balneários e as instalações sanitárias no terreno estarão abertos, com limpeza ainda mais regular do que o habitual.
As jornadas de trabalho realizadas durante o mês de Junho serão dedicadas a aspectos de manutenção, tendo em conta a necessária redefinição de espaços imposta pela situação sanitária. Só a partir do final do mês é que será iniciada a construção do espaço das organizações.
Uma coisa é certa: respeitando todas as normas de segurança, as jornadas de trabalho continuarão a ser, este ano como sempre, expressão de uma impressionante realização colectiva, da força de um exaltante projecto de fraternidade, que a Festa inquestionavelmente representa.
Contra o medo
Também a Festa será, este ano, diferente (mas não o é sempre, ano após ano?) e, porventura, mais necessária ainda. Para lá de tudo o que é sempre, a Festa do Avante! será, em 2020, um importante contributo para combater o medo e o isolamento e, ao mesmo tempo, transmitir uma mensagem de força e confiança, tão necessária nos dias que correm. A isso, e tanto que é, já, acresce outro aspecto relevante: a Festa do Avante! será, como sempre, a festa dos trabalhadores e do povo, que nunca pararam, pois são eles que fizeram, e fazem, funcionar o País.
Tal como as jornadas, também a Festa (por maioria de razão) levará em conta as recomendações das autoridades de saúde e implementará os cuidados sanitários exigidos pela epidemia de COVID-19. Do que já é possível adiantar, dado que a reflexão continua, a edição deste ano da Festa do Avante! terá mais área de recinto ao dispor do visitante e mais área e zonas de esplanada, de modo a cumprir as regras de distanciamento social. As cozinhas e ementas serão adaptadas e haverá embalagens de fácil transporte, para permitir o take-away. Ao contrário de outros anos, não haverá espaços fechados.
A EP está à venda!