Urge recuperar a Casa da Pesca
O Parlamento inviabilizou o projecto de resolução do PCP que recomendava a urgente salvaguarda e reabilitação da Casa da Pesca, em Oeiras. A iniciativa foi chumbado pelos votos do PS e a abstenção de PSD e Iniciativa Liberal. A favor votaram as restantes bancadas.
Situada na Quinta do Marquês de Pombal, a Casa da Pesca é um edifício do século XVIII, com elevado valor patrimonial, que foi classificada monumento nacional em 1940, e que se encontra em elevado processo de degradação.
«A situação a que chegou a Casa da Pesca é de facto preocupante: décadas de abandono e actos de vandalismo têm delapidado o património – parte dele já em estado de irrecuperabilidade, nomeadamente os seus azulejos, pelo que importa recuperar o que resta», afirmou o deputado comunista Duarte Alves ao apresentar a iniciativa da sua bancada.
Com ela se pretendia, em concreto, assegurar que o Estado cumpre o seu papel de garantir a efectiva recuperação daquele valioso património, no quadro do protocolo que entretanto foi firmado em Outubro passado com a Câmara Municipal de Oeiras.
Não menos importante, para o PCP, é a garantia do usufruto público daquele conjunto, tendo em conta até anteriores experiências negativas que são conhecidas, como foi o caso, também em Oeiras, da Quinta Real de Caxias, que acabou integrada no programa RIVIVE, lembrou Duarte Alves, insistindo por isso na necessidade de que «isso não aconteça».