Crónica Internacional
Síria resiste
A talhe de foice
Rio pink
Actual
Como os incomoda a acção do PCP!...
Actual
Pinhal do Rei
Actual
Idiotas Inteligentes
PCP
Contactar cinco mil trabalhadores é questão central de todo o Partido
As organizações do PCP têm em mãos importantes linhas de trabalho: na resposta à intervenção política, na afirmação e difusão da política patriótica e de esquerda, na intensa acção para a elevação das condições de vida os trabalhadores e do povo, no desenvolvimento da luta e no conjunto de direcções de trabalho expostas na resolução do Comité Central de 21 de Janeiro «Sobre o reforço do Partido. Por um PCP mais forte e mais influente».
Solidariedade e luta pela liberdade de Lula e a democracia no Brasil
RESISTÊNCIA Ao mesmo tempo que no Brasil amplos sectores sociais e políticos se mobilizam em defesa da democracia e dos direitos e pela libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Portugal (como um pouco por todo o mundo) alarga-se a solidariedade ao povo brasileiro contra o golpe em curso no país.
Subfinanciamento do SNS é «doença crónica»
SAÚDE No âmbito da preparação do Encontro Nacional do PCP sobre a Saúde em Portugal, que se realiza no sábado em Lisboa, Jerónimo de Sousa visitou esta semana instituições do SNS.
Para onde vai a Europa?
O Partido vai ficar mais forte no distrito de Leiria e no País
ASSEMBLEIA Sob o lema «Reforçar, intervir, lutar, transformar – PCP mais forte», os comunistas de Leiria realizaram a sua 10.ª Assembleia de Organização Regional (AORLEI), iniciativa na qual Jerónimo de Sousa proferiu a intervenção de encerramento.
Actualização das pensões tem o cunho do PCP
AVANÇOS A actualização extraordinária das pensões que terá lugar em Agosto de 2018, e que abrange cerca de dois milhões de reformados, resulta da sua luta e da acção e iniciativa do PCP.
Realização de assembleias essencial ao reforço do Partido
DEMOCRACIA Em todo o País e aos mais variados níveis, estão a realizar-se assembleias das organizações do PCP, nas quais se fixam objectivos políticos e organizativos e se elegem os organismos dirigentes.
Voz decisiva para reforçar a luta
Opções do Governo travam resposta a problemas
Pela efectivação do direito à habitação em Lisboa
Comércio em luta até ao 1.º de Maio
REIVINDICAÇÃO Os grandes grupos que dominam o negócio dos super e hipermercados remetem para a APED a negociação dos cadernos reivindicativos. A associação patronal põe condições inaceitáveis.
Resistir, reivindicar e lutar resulta em aumentos salariais
ORGANIZAÇÃO De Évora a Viana do Castelo, da indústria ao comércio, aos transportes e aos seguros, confirma-se que os trabalhadores, com unidade, resistência e luta, conseguem resultados positivos.
Novas greves na Preh respondem a «provocação» patronal
LUTA A gerência da Preh Portugal, na Trofa, em vez de desistir da imposição de trabalho normal aos sábados, junta num só as dez horas que repartia por dois em cada mês.
Por valorização e horários na Bosch
Pela integração dos «51» em Almada
Guardas prisionais param em Coimbra
Aprovadas medidas do PCP em defesa da floresta, dos agricultores e do mundo rural
PROPOSTAS O Parlamento aprovou dois projectos de lei do PCP sobre as faixas de gestão de combustível florestal, um dos quais prevê a indemnização aos proprietários pelas áreas afectas a esse efeito.
Atraso do Governo sobre longas carreiras não se resolve com propostas recuadas
FAZER JUSTIÇA «Recuado» e «desresponsabilizador» dos compromissos do Governo, assim avalia o PCP o projecto de lei do BE sobre o regime das reformas antecipadas.
Em Lisboa pela paz na Síria
Congresso da Agricultura Familiar defende soberania alimentar
AGRICULTURA Sob o lema «Soberania Alimentar com a Agricultura Familiar», no 8.º Congresso da CNA, que decorreu, dia 15 de Abril, em Coimbra, os mais de 1100 delegados exigiram escoamento e preços justos à produção.
Despejos da Fidelidade levam moradores à AR
LOURES Os arrendatários dos apartamentos da Fidelidade estiveram reunidos, dia 10, com a secretário de Estado da Habitação. Na sexta-feira, foi aprovado um projecto de resolução do PCP que pede a suspensão dos despejos.
Governo adia 1% do OE para a Cultura e apresenta medidas insuficientes
POLÍTICA Depois dos protestos, o primeiro-ministro recebeu, sexta-feira, 13, as organizações promotoras do Apelo pela Cultura. O estabelecimento de 1% do OE para a Cultura não está nos horizontes do Governo a curto prazo.
«É necessário travar a Altice» ultrapassa as quatro mil assinaturas
Luta dos reformados assegura aumentos em Agosto
Homenagem a Odete Santos
Literatura Neo-Realista para a Infância
PCP contra aumento de fundos da UE a partidos
A UE e a produção biológica
Contestação às políticas de Macron amplia-se em França
CONVERGÊNCIA Ferroviários, estudantes, trabalhadores da Saúde e dos correios manifestam-se, dia 13, em Paris, num desfile conjunto entre a estação de Metro Tolbiac até à Gare de Austerlitz.
Catalães pedem libertação dos presos e diálogo político
BARCELONA Centenas de milhares de pessoas manifestaram-se, dia 15, na capital catalã para exigir a libertação dos dirigentes independentistas presos e apelar ao diálogo com Madrid.
Estados-membros livres de proibir serviços da Uber
PCP expressa firme condenação
Partidos comunistas e progressistas adoptam posição conjunta
De que se ri Lakeith
«A vossa solidariedade é inestimável»
VENEZUELA Entrevistado pelo Avante! no passado dia 10, o ministro dos Negócios Estrangeiros venezuelano, Jorge Arreaza, atribuiu ao boicote e às sanções imperialistas as dificuldades no país, rebateu a falsificação da situação económica, social e política e apontou os objectivos dessa campanha, e valorizou muito a solidariedade dos «amigos e irmãos» da Revolução Bolivariana.
Imperialistas sem provas promovem guerra global
SÍRIA Mais de 15 anos depois da segunda agressão ao Iraque, voltam a ser usados falsos argumentos para justificar uma guerra. Desta feita contra a Síria, bombardeada por EUA, Grã-Bretanha e França faz amanhã uma semana.
Sionistas prosseguem assassinatos em Gaza
PALESTINA Ascendem já a 35 os assassinados pelos militares israelitas durante os protestos na Faixa de Gaza. Um vídeo entretanto divulgado atesta o desprezo dos ocupantes pela vida de palestinianos.
Califórnia recusa reprimir migrantes
Teatro
Entre o sonho e a realidade
TVisto
A compreensão
Livros
As gorduras que temos de eliminar
1955 – Mafia mata Salvatore Carnevale
Cantora Ivone Lara morre aos 97 anos
A cantora Ivone Lara, que ficou conhecida como a «Grande Dama do Samba», faleceu segunda-feira, 16, aos 97 anos, no Rio de Janeiro, Brasil.
Nascida em 1921 no seio de uma família de amantes da música popular, após a morte do pai, com apenas três anos, e da mãe, aos 12 anos, foi com os tios que passou a viver e com eles aprendeu a tocar cavaquinho e a ouvir samba.
O maior sucesso de Ivone Lara, que se tornou uma lenda do samba, foi «Sonho meu», que viria a ser cantado e ainda mais popularizado por Maria Bethânia e Gal Costa.
Com 19 álbuns gravados, as suas músicas foram interpretadas por outros grandes nomes da música brasileira, como Elba Ramalho, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila e Arlindo Cruz.
Em 2016, foi agraciada com a Ordem do Mérito Cultural, a maior distinção pública no Brasil da área cultural.