Construir soluções de futuro para o concelho de Setúbal
PROJECTO A reeleita presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, garantiu que o novo mandato prossegue o esforço de aumento da qualidade de vida das populações e de modernização do concelho.
Melhoria dos serviços que o município presta à população
Na cerimónia de tomada de posse da Câmara e Assembleia Municipal de Setúbal, realizada no dia 12, no exterior dos Paços do Concelho, a autarca sublinhou que do programa para o mandato 2017-2021, «largamente aprovado pelos votantes nas últimas eleições autárquicas», constam grandes projectos.
Apontou os exemplos do Parque Urbano da Várzea, do Terminal Intermodal de Setúbal, na Praça do Brasil, do arranjo do Largo de Jesus e da conclusão da reabilitação do Convento de Jesus, a par do prosseguimento da procura dos financiamentos para a nova biblioteca municipal e o Terminal 7, investimentos fundamentais e que já possuem os respectivos projectos.
A reeleita presidente do município assegura que, a partir de 2019, serão possíveis novas soluções de mobilidade por via da abertura de concursos para operadores de transportes públicos, a par de outros projectos, como a continuação da rede de ciclovias.
A rede viária é outra área que se mantém como alvo de investimentos de modernização, com a criação de novas e melhores soluções para a circulação automóvel e o aprofundamento do trabalho de devolução de espaço público aos peões.
Prosseguir o trabalho
A requalificação da zona ribeirinha também é para prosseguir, com a autarquia a insistir na passagem para a gestão municipal dos terrenos sem utilização portuária e a desenvolver todos os esforços com vista à construção de uma marina de recreio que se assuma como «forte factor de promoção do desenvolvimento turístico e económico».
Uma «significativa alteração na gestão das praias», quer no que respeita às zonas balneares que já passaram para a tutela da Câmara Municipal de Setúbal, quer no que se refere aos acessos a estas áreas, matéria a que se dedicará «especial atenção», foi igualmente sublinhada por Maria das Dores Meira.
No mandato que agora se inicia, mantém-se também a aposta na «contínua melhoria dos serviços que o município presta à população» e será aprofundada a relação com as juntas de freguesia, através dos protocolos de descentralização de competências.
Maria das Dores Meira lembrou que os setubalenses reconheceram a validade das propostas apresentadas pela CDU durante a campanha eleitoral e que acreditam no futuro proposto.
«Temos renovadas energias para as longas caminhadas que ainda temos por fazer. Por isso, apelo a todos os que fazem desta a sua terra, tenham ou não aqui nascido, para que façam este caminho connosco. Por uma cidade melhor, mais qualificada, mais humana, mais justa», salientou a eleita do PCP, garantindo que os próximos quatro anos se caracterizarão pela afirmação de um projecto colectivo de trabalho e da visão da cidade que a força que venceu as eleições a 1 de Outubro tem do que deve ser o futuro de Setúbal.
«O futuro que, no presente, estamos a construir vai muito para lá destes quatro anos que se avizinham. Sabemos que somos os protagonistas certos para trilhar este caminho. Sabemos, porque já demos provas disso, que somos os portadores do mais acertado programa de modernização», afirmou.
Servir o concelho
Na tomada de posse, Maria das Dores Meira recordou ainda que este será o último exercício que cumpre como presidente da Câmara Municipal de Setúbal, devido à lei de limitação de mandatos, mas assegurou que continuará «sem quaisquer hesitações» a servir o concelho.
«Aqui e agora, assumo o solene compromisso de, nestes quatro anos que me restam nesta autarquia, tudo fazer para continuar a construir uma cidade melhor, uma terra com mais qualidade e onde todos sintam que vale a pena viver», garantiu.