Prostituição em debate
Amanhã, 20, realiza-se no VIP Executive Zurique Hotel (Entrecampos, Lisboa), entre as 14 e as 18 horas, o seminário «Prostituição: uma grave forma de violência e exploração. A situação na Europa e em Portugal».
A iniciativa – promovida pelo Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL), grupo no qual os deputados do PCP no Parlamento Europeu se integram – conta com a participação de organizações europeias e portuguesas e pretende contribuir para reforçar a visão na sociedade portuguesa de que a prostituição não é uma opção e que qualquer forma de violência não pode, em qualquer momento, ser institucionalizada e legitimada.
Na Sala Apolo II intervirão Marie Merklinger (da Organização Space International e co-fundadora da rede alemã «Sexkauf e Abolição» – Alemanha), Angela Vallina (deputada da Esquerda Unida no PE – Espanha), Pierrete Pape (activista, EWL – Lobby Europeu das Mulheres – Bélgica), Karin Werkman (activista feminista e investigadora – Holanda), Kajsa Ekis Ekman (jornalista, escritora, activista – Suécia) e um representante do Partido Vansterpartiet (partido de esquerda sueco – Suécia).
De Portugal, vão falar Alexandra Silva (presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres), Sandra Benfica (da Direcção Nacional do Movimento Democrático de Mulheres), João Ferreira e João Pimenta Lopes (deputados do PCP no PE), Ângelo Alves e Fernanda Mateus (da Comissão Política do Comité Central do PCP).