Fazer uma Festa cada vez melhor
O plenário nacional de quadros que se realiza sábado na Quinta da Atalaia é um momento alto do debate em curso sobre o futuro da Festa do Avante!.
Está em curso um amplo debate sobre a Festa
Não sendo o início nem o fim do debate visando a valorização da Festa do Avante!, o plenário de sábado, com início marcado para as 10h30, é um momento alto deste processo de reflexão, pois permitirá reunir num mesmo espaço quadros do Partido de todo o País, com as mais diversas responsabilidades e com diferentes níveis de ligação à Festa do Avante!, à sua planificação, construção e funcionamento. No plenário surgirão já, também, opiniões e sugestões de muitos militantes do Partido e amigos da Festa, que estão a ser recolhidas nas organizações partidárias.
O futuro alargamento da Festa do Avante! para a Quinta do Cabo coloca inevitavelmente questões e desafios a que é necessário dar resposta, ao nível da reformulação dos diferentes espaços, do enriquecimento dos conteúdos e da melhoria das condições de preparação, funcionamento e acolhimento dos visitantes e construtores. A discussão a travar – no plenário de sábado como para lá dele – deverá evidentemente incorporar a reflexão em torno da utilização do novo terreno, mas não limitar-se a ela.
Num documento distribuído pela organização do Partido para apoio ao debate propõe-se a discussão de quatro grandes áreas: o programa político e cultural; a promoção e divulgação; a concepção, projecto e construção; e o funcionamento e serviços. O objectivo é que este debate seja o mais aprofundado possível e que se alargue a muitos que, não sendo militantes do PCP, reconhecem o inestimável valor da Festa do Avante! enquanto realização política e cultural.
A par desta reflexão, há que concretizar a campanha de fundos para aquisição da Quinta do Cabo. Uma e outra contribuirão de forma decisiva para fazer uma Festa do Avante! cada vez melhor.