Coimbra

Compromisso de luta

A or­ga­ni­zação con­ce­lhia de Coimbra do PCP re­a­lizou, no final de Ou­tubro, a sua 10.ª as­sem­bleia, sob o lema «Por Abril, Or­ga­nizar e Lutar». Nas di­versas in­ter­ven­ções e nos do­cu­mentos apro­vados, re­a­firmou-se o com­pro­misso de lutar pela de­fesa e va­lo­ri­zação das fun­ções so­ciais do Es­tado, do ser­viço pú­blico mu­ni­cipal, do poder local de­mo­crá­tico, do de­sen­vol­vi­mento do con­celho e, evi­den­te­mente, dos di­reitos de quem tra­balha. Ou seja, pugnar por uma rup­tura com dé­cadas de po­lí­tica de di­reita no País e na au­tar­quia.

Pela as­sem­bleia passou, também, o ataque dos su­ces­sivos go­vernos à es­cola pú­blica, com en­cer­ra­mentos e des­va­lo­ri­zação das es­colas e dos que nelas tra­ba­lham, con­tras­tando com o apoio e fi­nan­ci­a­mento dos co­lé­gios pri­vados. Nela se de­nun­ciou igual­mente a po­lí­tica de pri­va­ti­zação da saúde, que tem con­du­zido à des­ca­rac­te­ri­zação dos hos­pi­tais em Coimbra, com a fusão no Centro Hos­pi­talar e Uni­ver­si­tário de Coimbra e a falta de meios ma­te­riais e hu­manos nos cui­dados de saúde pri­má­rios a mar­carem a re­a­li­dade quo­ti­diana dos pro­fis­si­o­nais e utentes do con­celho.

Os co­mu­nistas não dei­xaram de re­a­firmar as exi­gên­cias de re­po­sição dos carris no ramal da Lousã, da elec­tri­fi­cação da linha e da ex­tinção da em­presa Metro do Mon­dego e, ainda, do fi­nan­ci­a­mento pú­blico dos Ser­viços Mu­ni­ci­pa­li­zados de Trans­portes de Coimbra, como acon­tece, aliás, nos sis­temas de trans­portes do Porto e de Lisboa.

No que res­peita à aná­lise da po­lí­tica da mai­oria PS na au­tar­quia, con­cluiu-se que se tem ca­rac­te­ri­zado por uma prá­tica cen­tra­lista, em nada con­sen­tânea com os va­lores de­mo­crá­ticos do poder local, e que tem con­tri­buído para a pa­ra­li­sação de di­versos ser­viços, atra­sando pro­cessos e to­madas de de­cisão. Par­ti­cu­lar­mente pre­o­cu­pantes são as ques­tões re­la­tivas aos pro­to­colos com as juntas de fre­guesia, que atrasam e com­pro­metem também as obras nas fre­gue­sias.

No que diz res­peito ao re­forço do Par­tido, a as­sem­bleia es­ta­be­leceu como pri­o­ri­dades a acção de con­tacto com os mem­bros do Par­tido, a or­ga­ni­zação e in­ter­venção em grandes em­presas e ser­viços, o re­cru­ta­mento, a me­lhoria da or­ga­ni­zação a nível de fre­guesia, bairro ou área re­si­den­cial, o apro­fun­da­mento da li­gação aos eleitos e o re­forço da ca­pa­ci­dade fi­nan­ceira do Par­tido, dando es­pe­cial atenção à cam­panha de fundos para aqui­sição da Quinta do Cabo. 




Mais artigos de: PCP

Um Partido mais forte para uma região com futuro

As me­didas ne­ces­sá­rias ao re­forço do Par­tido e a afir­mação de uma real al­ter­na­tiva para a Re­gião Au­tó­noma da Ma­deira foram ques­tões do­mi­nantes no 9.º Con­gresso Re­gi­onal do PCP, que se re­a­lizou no fim-de-se­mana. Je­ró­nimo de Sousa es­teve pre­sente. 

Fundamentos da Reforma Agrária

A sessão pú­blica pro­mo­vida pelo PCP na pas­sada se­gunda-feira, 10, ficou mar­cada pela re­e­dição da Con­tri­buição para o Es­tudo da Questão Agrária, obra in­con­tor­nável de Álvaro Cu­nhal.

Exemplo para a luta que continua

O PCP as­si­nalou, em ini­ci­a­tivas re­a­li­zadas um pouco por todo o País, o 97.º ani­ver­sário da Re­vo­lução de Ou­tubro. Mais do que a evo­cação de um acon­te­ci­mento pas­sado, as co­me­mo­ra­ções foram um com­pro­misso de fu­turo com uma luta que con­tinua. 

Base sólida para crescer

Se há exemplo que revela as potencialidades da acção de contactos com os membros do Partido, o da organização de freguesia de Samora Correia é claramente um deles. No que respeita a percentagens, pouco há a dizer: 100 por cento dos militantes...

Fazer uma Festa cada vez melhor

O ple­nário na­ci­onal de qua­dros que se re­a­liza sá­bado na Quinta da Ata­laia é um mo­mento alto do de­bate em curso sobre o fu­turo da Festa do Avante!.

Fusão que destrói

A fusão da gestão da Carris, do Metro, da Transtejo e da Soflusa constitui «mais um passo no actual processo de degradação da oferta de transportes na área metropolitana de Lisboa». Quem o afirma são os executivos das direcções das...

Incompetência revelada

O despacho da Procuradoria-Geral da República arquivando o inquérito relacionado com a plataforma informática Citius, por «não existirem indícios do crime de sabotagem informática», veio deitar por terra a tentativa de desresponsabilização da ministra da...

Exige-se medidas excepcionais

O PCP comentou, numa nota do seu Gabinete de Imprensa emitida no dia 10, o surto de legionella detectado no concelho de Vila Franca de Xira (e que, até à hora do fecho da nossa edição, tinha já matado cinco pessoas e afectado mais de 200). Para o Partido, está-se perante uma...