Surto de legionella

Exige-se medidas excepcionais

O PCP comentou, numa nota do seu Gabinete de Imprensa emitida no dia 10, o surto de legionella detectado no concelho de Vila Franca de Xira (e que, até à hora do fecho da nossa edição, tinha já matado cinco pessoas e afectado mais de 200). Para o Partido, está-se perante uma «situação muito grave cuja dimensão está longe de ser conhecida, já que se desconhece o universo de pessoas infectadas, tendo em conta que o período de incubação da doença pode ir até 10 dias». Exige-se, assim, o reforço de meios, quer na detecção da origem do problema quer no tratamento dos doentes infectados.

Este surto pôs em evidência um conjunto de «insuficiências verificadas na intervenção do Ministério da Saúde e do Ministério do Ambiente», denuncia o PCP, para quem estas insuficiências resultam das políticas restritivas que têm vindo a ser implementadas. O PCP, lembra-se no comunicado, há muito que chama a atenção para esta situação.

No concreto, há problemas nas urgências (equipas insuficientes, profissionais esgotados, falta de meios de diagnóstico, falta de camas para internamento), com os doentes a esperarem horas para serem atendidos, como sucedeu no Hospital de Vila Franca de Xira. A eventualidade de este surto ocorrer em simultâneo com um surto gripal provocará certamente um «aumento muito significativo de atendimentos nas urgências, já de si saturadas». O PCP garante que, face a este surto e a esta eventualidade, o Governo «não pode deixar de tomar um conjunto medidas, independentemente dos custos financeiros, de reforço das equipas, mesmo que para tal seja necessário recorrer à contratação de profissionais de saúde».

Reforçadas devem ser, também, as equipas do Ministério do Ambiente responsáveis pela detecção do foco de infecção, controlo das águas e torres de refrigeração.




Mais artigos de: PCP

Um Partido mais forte para uma região com futuro

As medidas necessárias ao reforço do Partido e a afirmação de uma real alternativa para a Região Autónoma da Madeira foram questões dominantes no 9.º Congresso Regional do PCP, que se realizou no fim-de-semana. Jerónimo de Sousa esteve presente. 

Fundamentos da Reforma Agrária

A sessão pública promovida pelo PCP na passada segunda-feira, 10, ficou marcada pela reedição da Contribuição para o Estudo da Questão Agrária, obra incontornável de Álvaro Cunhal.

Exemplo para a luta que continua

O PCP assinalou, em iniciativas realizadas um pouco por todo o País, o 97.º aniversário da Revolução de Outubro. Mais do que a evocação de um acontecimento passado, as comemorações foram um compromisso de futuro com uma luta que continua. 

Base sólida para crescer

Se há exemplo que revela as potencialidades da acção de contactos com os membros do Partido, o da organização de freguesia de Samora Correia é claramente um deles. No que respeita a percentagens, pouco há a dizer: 100 por cento dos militantes...

Fazer uma Festa cada vez melhor

O plenário nacional de quadros que se realiza sábado na Quinta da Atalaia é um momento alto do debate em curso sobre o futuro da Festa do Avante!.

Fusão que destrói

A fusão da gestão da Carris, do Metro, da Transtejo e da Soflusa constitui «mais um passo no actual processo de degradação da oferta de transportes na área metropolitana de Lisboa». Quem o afirma são os executivos das direcções das...

Incompetência revelada

O despacho da Procuradoria-Geral da República arquivando o inquérito relacionado com a plataforma informática Citius, por «não existirem indícios do crime de sabotagem informática», veio deitar por terra a tentativa de desresponsabilização da ministra da...

Compromisso de luta

A organização concelhia de Coimbra do PCP realizou, no final de Outubro, a sua 10.ª assembleia, sob o lema «Por Abril, Organizar e Lutar». Nas diversas intervenções e nos documentos aprovados, reafirmou-se o compromisso de lutar pela defesa e valorização das...