Derrotar os grandes interesses

O PCP denuncia, num comunicado do sector de transportes da Organização Regional de Lisboa, que o roubo nos salários dos trabalhadores das empresas públicas, levado a cabo entre 2010 e 2011, está a ser canalizado para pagar juros à banca. Os comunistas realçam que «só em seis empresas roubaram 72 milhões de euros ao trabalho» e que em quatro delas o aumento das despesas com juros foi de 89 milhões. Assim, o «dinheiro que recebemos a menos é todo para que os banqueiros recebam mais».

Os comunistas realçam ainda que, se em 2011 o roubo aos trabalhadores foi de cerca de 15 por cento, em 2012 rondará os 30 por cento, «com os roubos acrescidos entretanto decididos sobre os subsídios e com o pacote laboral». Esse dinheiro subtraído aos trabalhadores terá o mesmo destino que no ano passado, ou seja, irá «alimentar a banca».

Para além do ataque aos salários, os comunistas chamam ainda a atenção para o ataque em curso contra as empresas públicas do sector: o futuro da NAV está em causa com o bloco ibérico e a «entrega a Espanha do controlo do nosso espaço aéreo; a TAP está ameaçada por uma privatização que, garante o PCP, a destruirá; a liquidação do Metro de Lisboa e da Carris poderá estar em marcha, com a entrega à Transdev e à DB da exploração dos seus serviços. À mesma DB poderá ser entregue a CP Carga, enquanto que a EMEF está a ser liquidada e submetida aos interesses da Siemens e da Alsthom. Depois de encerrados todos os serviços não apelativos para o capital também a CP será entregue às multinacionais, alertam os comunistas.

Para o PCP, os trabalhadores do sector dos transportes têm que lutar contra esta política de «traição nacional», derrotando os «poderosos interesses que se alimentam da destruição do nosso País e da crescente exploração do nosso povo».

 



Mais artigos de: PCP

Um Partido mais forte!

Com o lema Construir um Partido mais forte com Abril, construir o futuro, realizou-se no sábado, em Sines, a IV Assembleia da Organização do Litoral Alentejano, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP.

Defender a produção e os produtos nacionais

Se há camada da população que empobreceu drasticamente nos últimos anos foi a dos agricultores. Jerónimo de Sousa testemunhou isso mesmo numa visita a uma exploração de arroz em Alcácer do Sal.

Reforçar a organização para avançar na luta

A XI Assembleia da Organização Concelhia de Almada do PCP, realizada no domingo, revelou um Partido mais forte e mais preparado para fazer face à difícil situação que se vive também no concelho.

PCP recebeu Partido Comunista Francês

O PCP recebeu, no dia 22 de Maio, na sua sede central, Pierre Laurent, Secretário Nacional do Partido Comunista Francês. Durante o encontro com o Secretário-geral do PCP (que se encontrava acompanhado por Manuela Bernardino, do Secretariado e Responsável pela...

Lutar para defender direitos

Ao lado dos trabalhadores nas empresas ou nas instituções, os comunistas apontam o caminho da resistência e da luta por salários e direitos, contra a exploração.

Pela inserção plena

No dia 25, em que se assinalava o Dia de África, o PCP emitiu um comunicado onde reafirma os eixos centrais da sua política de imigração, no sentido da «plena inserção na sociedade portuguesa dos trabalhadores imigrantes, no respeito e valorização da sua...

Recessão aprofundou-se

O PCP comentou no dia 23, através de uma nota do seu Gabinete de Imprensa, os dados de execução orçamental relativas aos primeiros quatro meses do ano, divulgados nesse mesmo dia pela Direcção Geral do Orçamento. Segundo o PCP, a informação divulgada...

Professores comunistas

Teve lugar no sábado, no auditório da Associação Comercial de Guimarães, o primeiro encontro de professores comunistas do Norte, que envolveu as organizações regionais de Aveiro, Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real do PCP. O encontro teve como lema...

<i>Setúbal mais bonita</i>

A célula dos trabalhadores comunistas da Câmara Municipal de Setúbal participou na segunda edição da iniciativa municipal Setúbal mais bonita reproduzindo num mural parte de uma pintura de Álvaro Cunhal, com a inscrição Cumprir...