Projecto de resolução do PCP

Pelo Povo da Palestina

O Grupo Parlamentar do PCP entregou na Assembleia da República um projecto de resolução onde é expressa a solidariedade do Estado e do povo português para com a luta do povo palestino, exigindo-se, simultaneamente, o respeito pelos seus direitos inalienáveis, em particular a constituição do Estado da Palestina, conforme resoluções aprovadas pelas Nações Unidas.

No texto, os deputados comunistas invocam os princípios expressos na nossa Constituição para sublinhar que Portugal, enquanto membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, assente nos princípios da liberdade, da democracia e do respeito pelos direitos humanos, «tem o dever de dar um contributo para a resolução da questão Palestina».

Nesse sentido, o projecto de resolução propõe que a AR recomende ao Governo, entre outras medidas, que este exija o cumprimento do direito internacional, da declaração universal dos direitos do homem e das convenções de Genebra.

«Reconhecer a proclamação do Estado da Palestina livre, viável e soberano no limite dos territórios palestinos ocupados em 1967, com capital em Jerusalém Leste, constitui outra das recomendações vertidas no diploma no qual é feita também a exigência da «retirada de Israel dos territórios palestinos ocupados – margem ocidental do rio Jordão, Jerusalém Oriental e faixa de Gaza - e o desmantelamento dos colonatos».

Uma solução justa para a questão dos refugiados, no respeito pelos princípios consagrados na resolução n.º 194 da Assembleia Geral da ONU, é ainda reclamada no projecto de resolução do PCP.

Registe-se que a sua formalização e entrega ocorreu no mesmo dia (26 de Janeiro) em que a Assembleia da República recebeu a visita do titular da pasta dos Negócios Estrangeiros israelita, que reuniu com Jaime Gama e com deputados da comissão parlamentar de negócios estrangeiros e comunidades portuguesas.

Na ocasião, depois de lembrar a «sucessiva ocupação» do território da Palestina e a «eliminação de direitos» do seu povo, a deputada comunista Paula Santos reafirmou ser «dever do Estado e do Governo português contribuir» para o reconhecimento da Palestina como Estado.



Mais artigos de: Assembleia da República

Sempre em desfavor do trabalho

O Governo tem em curso alterações à legislação laboral que «vão em desfavor dos trabalhadores», satisfazendo «um objectivo claro das entidades patronais», acusou Jerónimo de Sousa no debate quinzenal de sexta-feira passada.

 

Despedimento fácil e barato

As alterações à legislação laboral gizadas pelo Governo vão ser objecto de uma interpelação no Parlamento. O PCP, que pretende ver esta sua iniciativa agendada ainda no mês de Fevereiro, quer confrontar o Executivo PS com o facto de ser o criador do «despedimento fácil e barato» para as entidades patronais.

 

Governo hipoteca futuro

O PCP requereu a apreciação parlamentar do decreto-lei que renova e prolonga por mais nove anos a concessão a privados do transporte ferroviário do eixo norte-sul da região de Lisboa.

 


Bolsas de habitação

PS, PSD e CDS/PP inviabilizaram no dia 21 iniciativas legislativas do PCP e do BE no capítulo da reabilitação urbana e da habitação. Tratava-se, no caso da bancada comunista, de instituir bolsas de habitação a nível concelhio, adoptando medidas que incentivem o...

Urge repor obras nos carris

A Assembleia da República rejeitou, com os votos contra do PS e a abstenção do PSD e do CDS/PP, um projecto de resolução do PCP pugnando «pelo desenvolvimento do transporte ferroviário no distrito de Coimbra». Já um outro texto de recomendação,...

Mudança de regras intempestiva

A deputada comunista Rita Rato reiterou a compreensão da sua bancada pela preocupação dos muitos pais, alunos e funcionários das escolas do ensino particular e cooperativo, com contrato de associação, que viram o Governo alterar as regras de financiamento a meio do jogo,...

Direita nega justiça fiscal

O Parlamento rejeitou, com os votos contra do PS, PSD e CDS/PP, o projecto de lei do PCP que elevava de 20 para 21,5 por cento a taxa sobre as mais-valias bolsistas a tributar em sede de IRS. Introduzir no sistema fiscal uma «maior justiça», harmonizando simultaneamente as taxas de IRS que incidem...

Em defesa do Intercidades

A bancada do PS inviabilizou no dia 15 o projecto de resolução do PCP onde o Parlamento recomendava ao Governo a manutenção do serviço Intercidades Lisboa-Évora e Lisboa-Beja, «qualificando-o em termos de oferta e de adequação de horários aos interesses...

Luta dá frutos

O Parlamento apreciou recentemente a petição onde um grupo de cidadãos solicita a repavimentação da estrada Estrada Regional 361 no troço entre Alcanede e Alcanena. Em nome da bancada comunista, o deputado António Filipe felicitou os peticionários por esta sua...