Continuar a crescer em Braga

Os comunistas do concelho de Braga estiveram reunidos, no sábado, na sua XII Assembleia da Organização, que contou com a presença de Albano Nunes, do Secretariado do CC. Durante os trabalhos, fez-se o balanço da intervenção partidária nos últimos anos e debateu-se a situação social e política do concelho, bem como do País.
O debate confirmou aquilo que o projecto de resolução política afirmava, que Braga «continua a ser um dos distritos mais fustigados pela exploração, pelos baixos salários, pensões de miséria, e pela destruição do aparelho produtivo, ao mesmo tempo que os indicadores de imigração, desemprego, precariedade e encerramento de empresas assumem, no plano nacional, verdadeiros recordes».
O desemprego e a destruição do aparelho produtivo são duas questões no centro das preocupações dos comunistas. Na resolução política aprovada lê-se também que o «ritmo de insolvências está na ordem de uma por dia. Os trabalhadores desempregados são já mais de 60 mil». No concelho de Braga – prossegue o documento –, «caracterizado pela forte expansão do sector do comércio e serviços, onde a violação de direitos e os baixos salários se fazem sentir com gravidade, vê-se desmoronar de dia para a dia aquele que já foi um sector de extrema importância no concelho – o sector metalúrgico», mas também de importantes empresas do sector têxtil e eléctrico.
A população do concelho foi ainda atingida pela destruição dos serviços públicos, de que a privatização do Hospital de S. Marcos é o exemplo mais gravoso.
Os comunistas de Braga definiram, na sua assembleia, as linhas de trabalho prioritárias para responder a todo este cenário de devastação. O reforço da organização e intervenção do Partido no concelho assume particular importância, materializado no objectivo de novas adesões, da criação de organizações em empresas e freguesias e de mais acção política nos locais de trabalho e difusão do Avante!.

Recrutar e intervir em Besteiros

No distrito de Viseu, realizou-se, domingo, a primeira Assembleia da Organização Inter-Freguesias de Besteiros. Para além da eleição do organismo de direcção, que ficou composto por oito elementos, a assembleia aprovou ainda o plano de actividades para este ano.
No que respeita aos objectivos orgânicos, ficou decidido o recrutamento de 10 novos militantes até ao fim do ano e o recebimento das quotas da totalidade dos membros do Partido nas freguesias que integram a organização. A divulgação da imprensa do Partido foi também definida como prioridade. Foram responsabilizados militantes por todas estas tarefas. Na assembleia, como nos contactos partidários realizados durante a tarde, foram entregues todos os novos cartões do Partido.
Outra decisão central da assembleia foi a edição do Boletim da organização. No primeiro número, já em distribuição, trata-se da grave questão do encerramento dos fontanários públicos pela empresa Águas do Planalto, através da divulgação do requerimento apresentado pelo Grupo Parlamentar do PCP sobre o assunto. O Boletim trata também das acessibilidades e da necessidade de intervenção urgente para tornar muitas das estradas transitáveis.


Mais artigos de: PCP

«Com o PCP - Lutar e vencer!»

No dia em que o PCP, Partido da classe operária e de todos os trabalhadores, completou 89 anos de existência, mais de duas mil pessoas participaram, sábado, na Aula Magna, num grande comício que contou com a presença e a intervenção de Jerónimo de Sousa (texto que publicamos na íntegra nas páginas 6 e 7). Ali, perante uma multidão de gente, que inundou aquele espaço de confiança e determinação, o Secretário-geral do PCP valorizou a «história ímpar» do Partido na luta pela liberdade, pela democracia e pelo socialismo.

«Um Partido para enfrentar a ofensiva»

Celebramos neste comício oitenta e nove anos de vida de um Partido com uma história ímpar, com uma longa vida de dedicação e luta contra todas as formas de exploração e opressão e pela liberdade, pela democracia e pelo socialismo. São oitenta e nove anos de vida deste Partido Comunista Português que, com legitimo...

Um hino à militância

Só em três dias, milhares de militantes e simpatizantes do PCP participaram em iniciativas comemorativas do aniversário do Partido, que continuam ao longo do mês de Março.

A igualdade conquista-se

O PCP assinalou, segunda-feira, o centenário da proclamação do Dia Internacional da Mulher com mais de cem acções de contacto com mulheres trabalhadoras, em empresas e locais de trabalho de todo o País.

PCP rejeita PEC

O PCP vai realizar, dia 16 de Março, uma acção nacional centrada na ideia «Basta de injustiças, instabilidade e declínio. Não ao PEC - Um outro rumo para Portugal». Esta iniciativa visa esclarecer e denunciar o conteúdo e objectivos do Programa de Estabilidade e Crescimento.

«Aqui há precariedade!»

Os comunistas do distrito de Leiria realizaram, no dia 3 de Março, um Roteiro da Precariedade, denunciando as empresas que, na região, mais abusam de recibos verdes, contratos a prazo, subcontratação ou outros expedientes do género. Nos comunicados distribuídos aos trabalhadores de várias destas empresas, o PCP chamava a...

Cedência aos grandes interesses

O sub-sector das Ciências Sociais do Sector Intelectual de Lisboa do PCP emitiu um comunicado onde denuncia a situação da actual Divisão de Arqueologia Náutica e Subaquática (DANS) como sendo um «reflexo da política cultural do Governo PS». Tanto esta divisão do IGESPAR, como a biblioteca de arqueologia subaquática e...

Apoiar quadros e organizações

Os livros Sobre a Célula de Empresa e Elementos de apoio à direcção de reuniões e à dinamização de organismos foram recentemente reeditados, com o objectivo de apoiar as organizações partidárias no seu esforço de responsabilização de quadros.

Proposta perigosa e demagógica

O PCP considera «demagógica, populista e perigosa»a proposta do CDS-PP relativa à eliminação, em 2010, de um dos subsídios (Natal ou férias) aos titulares de cargos políticos ou altos cargos públicos. Os comunistas lembram que esta surge de um partido que sempre apoiou «todas as medidas anti-sociais e o escandaloso...

Deputados no Porto

Os deputados ao Parlamento Europeu Ilda Figueiredo e João Ferreira estiveram, nos dias 5 e 6, no distrito do Porto a participar em diversas acções de contacto com os trabalhadores e as populações. O objectivo central desta jornada era abordar questões relacionadas com a produção nacional, os direitos laborais, os...