Património arqueológico em segundo plano

Cedência aos grandes interesses

O sub-sector das Ciências Sociais do Sector Intelectual de Lisboa do PCP emitiu um comunicado onde denuncia a situação da actual Divisão de Arqueologia Náutica e Subaquática (DANS) como sendo um «reflexo da política cultural do Governo PS».
Tanto esta divisão do IGESPAR, como a biblioteca de arqueologia subaquática e outros importantes materiais estão a ser transferidos das actuais instalações, em Belém, para o Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, em Loures. A integridade física do património à guarda desta instituição foi secundarizado, acusa o PCP, ao ter sido acondicionado e transportado «sob pressão», para o que o primeiro-ministro pudesse colocar a primeira pedra do futuro Museu dos Coches. Fica assim claro o desprezo do actual Governo pelo património cultural e os direitos dos trabalhadores desta área, «em prol dos grandes interesses da construção civil, da propaganda política e de critérios economicistas».
Depois de ter «esvaziado» a DANS da sua capacidade de investigação científica e de a ter impedido de prestar serviços de salvaguarda do património arqueológico, o Governo retira-lhe agora, com a sua deslocação para Loures, a sua eficácia enquanto serviço público, «dificultando o acesso aos arqueólogos, que não encontrarão noutro local documentação e bibliografia especializada».
Os comunistas defendem que o Estado cumpra as suas responsabilidades na prossecução dos trabalhos arqueológicos, quer na vertente de fiscalização quer no estudo e divulgação do património cultural subaquático. Objectivos que, garantem, «só poderão ser plenamente atingidos com a reintegração dos técnicos qualificados que foram despedidos».


Mais artigos de: PCP

«Com o PCP - Lutar e vencer!»

No dia em que o PCP, Partido da classe operária e de todos os trabalhadores, completou 89 anos de existência, mais de duas mil pessoas participaram, sábado, na Aula Magna, num grande comício que contou com a presença e a intervenção de Jerónimo de Sousa (texto que publicamos na íntegra nas páginas 6 e 7). Ali, perante uma multidão de gente, que inundou aquele espaço de confiança e determinação, o Secretário-geral do PCP valorizou a «história ímpar» do Partido na luta pela liberdade, pela democracia e pelo socialismo.

«Um Partido para enfrentar a ofensiva»

Celebramos neste comício oitenta e nove anos de vida de um Partido com uma história ímpar, com uma longa vida de dedicação e luta contra todas as formas de exploração e opressão e pela liberdade, pela democracia e pelo socialismo. São oitenta e nove anos de vida deste Partido Comunista Português que, com legitimo...

Um hino à militância

Só em três dias, milhares de militantes e simpatizantes do PCP participaram em iniciativas comemorativas do aniversário do Partido, que continuam ao longo do mês de Março.

A igualdade conquista-se

O PCP assinalou, segunda-feira, o centenário da proclamação do Dia Internacional da Mulher com mais de cem acções de contacto com mulheres trabalhadoras, em empresas e locais de trabalho de todo o País.

PCP rejeita PEC

O PCP vai realizar, dia 16 de Março, uma acção nacional centrada na ideia «Basta de injustiças, instabilidade e declínio. Não ao PEC - Um outro rumo para Portugal». Esta iniciativa visa esclarecer e denunciar o conteúdo e objectivos do Programa de Estabilidade e Crescimento.

«Aqui há precariedade!»

Os comunistas do distrito de Leiria realizaram, no dia 3 de Março, um Roteiro da Precariedade, denunciando as empresas que, na região, mais abusam de recibos verdes, contratos a prazo, subcontratação ou outros expedientes do género. Nos comunicados distribuídos aos trabalhadores de várias destas empresas, o PCP chamava a...

Apoiar quadros e organizações

Os livros Sobre a Célula de Empresa e Elementos de apoio à direcção de reuniões e à dinamização de organismos foram recentemente reeditados, com o objectivo de apoiar as organizações partidárias no seu esforço de responsabilização de quadros.

Continuar a crescer em Braga

Os comunistas do concelho de Braga estiveram reunidos, no sábado, na sua XII Assembleia da Organização, que contou com a presença de Albano Nunes, do Secretariado do CC. Durante os trabalhos, fez-se o balanço da intervenção partidária nos últimos anos e debateu-se a situação social e política do concelho, bem como do...

Proposta perigosa e demagógica

O PCP considera «demagógica, populista e perigosa»a proposta do CDS-PP relativa à eliminação, em 2010, de um dos subsídios (Natal ou férias) aos titulares de cargos políticos ou altos cargos públicos. Os comunistas lembram que esta surge de um partido que sempre apoiou «todas as medidas anti-sociais e o escandaloso...

Deputados no Porto

Os deputados ao Parlamento Europeu Ilda Figueiredo e João Ferreira estiveram, nos dias 5 e 6, no distrito do Porto a participar em diversas acções de contacto com os trabalhadores e as populações. O objectivo central desta jornada era abordar questões relacionadas com a produção nacional, os direitos laborais, os...