«O Capital – Livro Segundo» apresentado no Porto

O Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim acolheu, sexta-feira, a apresentação da tradução portuguesa de «O Capital – Livro Segundo».
A iniciativa, promovida pela Direcção Regional do Porto do PCP, dirigida por Valdemar Madureira, membro daquela organização, contou com a participação de Francisco Melo, em representação da Editorial Avante, António Avelãs Nunes, professor catedrático da Faculdade de Direito e vice-reitor da Universidade de Coimbra e José Barata Moura, filósofo e professor universitário da Universidade de Lisboa.
Francisco Melo chamou a atenção para a importância da publicação desta obra, a primeira traduzida para português, numa altura de profunda crise do capitalismo e que veio recobrar o ânimo pela leitura e conhecimento da teoria de Marx e Engels.
António Avelãs Nunes fez uma incursão pelas teorias económicas de Adam Smith a Marx, passando por David Ricardo. Referiu as evoluções que se verificaram no pensamento económico, as diferenças e as contradições. O liberalismo, a teoria do valor e a teoria do comércio internacional foram, entre outras questões, matérias salientadas, muitas vezes pontuadas com a situação actual. Concluiu que com Marx se constrói o socialismo científico, em que a luta de classes é o motor da história.
José Barata Moura iniciou a sua intervenção caracterizando os três livros de «O Capital». Quanto ao «Livro Segundo», salientou que ele contou com a intensa colaboração de Engels. Aliás o livro foi publicado depois da morte de Marx e tal só foi possível pelo trabalho intenso de Engels. Esta obra, recheada de observações, permite a interpretação da realidade e a sua transformação. Referiu aspectos importantes da leitura deste livro, concluindo que «O Capital», de Marx, é um instrumento na luta por um viver colectivo recheado de valores repletos de humanidade. Acentuou que o marxismo, ao contrário do que alguns dizem, não é uma teoria morta. «A história continua, o estudo tem de continuar, a luta permanece também. Compreender e transformar deve estar sempre presente», sublinhou. Terminou referindo o papel que cabe aos comunistas na transformação da sociedade, na derrota do capitalismo e no triunfo do socialismo.


Mais artigos de: PCP

Seguir o exemplo de Alberto Araújo

O centenário do nascimento do destacado dirigente comunista Alberto Araújo foi assinalado em Almada em duas iniciativas que mobilizaram centenas de pessoas.

«O sentido que se dá à vida»

Jerónimo de Sousa encerrou, sábado, em Coimbra, uma iniciativa que evocou a vida e a obra de Alberto Vilaça, militante comunista, lutador antifascista e intelectual de coragem e têmpera.

Combater a chantagem

O grande significado político das eleições legislativas foi a perda da maioria absoluta por parte do PS, fruto da luta dos trabalhadores e de outras camadas sociais atingidas pela política de direita, disse o secretário-geral do PCP, sábado, na Figueira da Foz.Apesar disso, o Governo «não tirou daqui uma lição»,...

Crise só atinge trabalhadores e reformados

O PCP está contra a opção do Governo de reduzir em um ponto percentual a Taxa Social Única da Segurança Social, uma medida de apoio «explícito» ao grande capital.

Cresce o flagelo do desemprego

As opções políticas de direita têm levado ao agravamento da crise no distrito do Porto, onde a economia está a sofrer efeitos devastadores, alerta a Direcção da Organização Regional do Porto do PCP.

Um «plano» inaceitável

Os trabalhadores da Rohde não podem aceitar o despedimento de 500 trabalhadores, apresentado no «plano» proposto pela actual administração, alerta o PCP, lembrando que a esses 500 despedimentos propostos somam-se centenas de despedimentos do passado e os muitos despedimentos que, desta forma, serão inevitáveis no...

Os imigrantes contam com o PCP!

Promovido pelo Grupo de Trabalho do PCP para a Imigração e para o Pavilhão dos Imigrantes, realizou-se, no dia 8, na Atalaia, um almoço/convívio com mais de uma centena de pessoas, amigos e camaradas que, com o seu trabalho militante e voluntário, com a sua gastronomia, música e cultura, com a sua alegria e fraternidade,...

PCP denuncia problemas em Coimbra

Rita Rato visitou, segunda-feira, o concelho de Coimbra. No início da manhã, a deputada comunista, que se fez acompanhar por uma delegação regional do PCP, esteve com os trabalhadores em greve dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, que exigem da administração condições mais favoráveis na...

Nova ofensiva privatizadora

Na audição com as Comissões de Trabalhadores de empresas de transportes, Jerónimo de Sousa lembrou que só a luta dos trabalhadores e do povo poderá combater a liberalização e a destruição do sector.

Manuel Guedes

O salão da Junta de Freguesia de Santo Estêvão, em Lisboa, acolhe hoje, às 18.30 horas, uma homenagem pública que assinala o centenário do nascimento de Manuel Guedes. A sessão contará com a intervenção de Armindo Miranda, da Comissão Política do Comité Central do PCP. No local estará patente uma exposição biográfica de...