Porto

Cresce o flagelo do desemprego

As opções políticas de direita têm levado ao agravamento da crise no distrito do Porto, onde a economia está a sofrer efeitos devastadores, alerta a Direcção da Organização Regional do Porto do PCP.

A precariedade atinge já mais de 25% dos trabalhadores do distrito

Aliás, os dados do Anuário Estatístico da Região Norte relativos ao período 2006/2007 confirmam o definhamento do tecido produtivo da região, em resultado do encerramento diário de empresas. Dizem estes dados, por exemplo, que neste período, no sector têxtil, perderam-se 378 empresas, 134 das quais só no distrito do Porto, destacando-se dentre os vários concelhos os de Penafiel e Baião, que perderam mais de 10% das fábricas que detinham neste sector. No mesmo período, na metalurgia, o País viu desaparecer 436 empresas, 144 das quais no distrito do Porto, e 3319 no conjunto das indústrias transformadoras, 923 delas também do distrito do Porto.
Entretanto, de fins de 2007 até Outubro de 2009, o desemprego no distrito cresceu 33%, tendo o número de desempregados passado de 93 649 para 124 776, sendo que mais de metade destes desempregados não têm qualquer prestação social, apesar das propostas apresentadas pelo PCP para a alteração dos critérios de atribuição do subsídio de desemprego. Quanto à precariedade, atinge já mais de 25% dos trabalhadores.
Assim, diz a DORP, o desemprego no distrito «constitui uma verdadeira tragédia social», com um valor médio de 14% quanto no País é de 10%, havendo concelhos, como os de Baião, Santo Tirso, Trofa, Valongo e Vila Nova de Gaia, em que estes valores ultrapassam os 16%. Comparando estes valores com os do mesmo mês do ano anterior, verifica-se que houve um aumento de 28%, sendo que em alguns concelhos da sub-região do Tâmega os aumentos foram superiores a 50%. Quanto ao Rendimento Social de Inserção – um indicador de pobreza –, verifica-se que em 2008 ele foi atribuído a 7,2% da população, quando no País a percentagem era de 3,9.

Superar a situação

Enfim, os dados «mostram um distrito profundamente afectado em termos económicos
e a sofrer um flagelo social crescente», sendo, por isso, de realçar, a discriminação negativa de que o distrito é alvo no PIDDAC para este ano em termos de investimento público.
Por fim, a DORP diz que a superação da situação no distrito não é possível «com a repetição das políticas que a originaram», mas sim com a mudança dessas políticas e a implementação de medidas imediatas e de emergência dirigidas às dezenas de milhares de famílias do distrito do Porto que hoje vivem situações dramáticas.
Assim, o PCP defende desde logo a criação de um «Plano de Criação de Emprego com Direitos», que promova o emprego, combata a precariedade e eleve os salários e o poder de compra da população do distrito e, entre outras medidas, o apoio ao escoamento de produtos a preços justos no sector da agricultura e das pescas, a defesa da modernização e diversificação do aparelho produtivo; o fim da discriminação negativa do distrito em termos de investimento público; a concretização de compromissos assumidos (plataformas logísticas, expansão da rede do metro, construção dos hospitais públicos da Póvoa de Varzim/Vila do Conde e de Vila Nova de Gaia); a manutenção das SCUT`s sem portagens.


Mais artigos de: PCP

Seguir o exemplo de Alberto Araújo

O centenário do nascimento do destacado dirigente comunista Alberto Araújo foi assinalado em Almada em duas iniciativas que mobilizaram centenas de pessoas.

«O sentido que se dá à vida»

Jerónimo de Sousa encerrou, sábado, em Coimbra, uma iniciativa que evocou a vida e a obra de Alberto Vilaça, militante comunista, lutador antifascista e intelectual de coragem e têmpera.

Combater a chantagem

O grande significado político das eleições legislativas foi a perda da maioria absoluta por parte do PS, fruto da luta dos trabalhadores e de outras camadas sociais atingidas pela política de direita, disse o secretário-geral do PCP, sábado, na Figueira da Foz.Apesar disso, o Governo «não tirou daqui uma lição»,...

Crise só atinge trabalhadores e reformados

O PCP está contra a opção do Governo de reduzir em um ponto percentual a Taxa Social Única da Segurança Social, uma medida de apoio «explícito» ao grande capital.

Um «plano» inaceitável

Os trabalhadores da Rohde não podem aceitar o despedimento de 500 trabalhadores, apresentado no «plano» proposto pela actual administração, alerta o PCP, lembrando que a esses 500 despedimentos propostos somam-se centenas de despedimentos do passado e os muitos despedimentos que, desta forma, serão inevitáveis no...

Os imigrantes contam com o PCP!

Promovido pelo Grupo de Trabalho do PCP para a Imigração e para o Pavilhão dos Imigrantes, realizou-se, no dia 8, na Atalaia, um almoço/convívio com mais de uma centena de pessoas, amigos e camaradas que, com o seu trabalho militante e voluntário, com a sua gastronomia, música e cultura, com a sua alegria e fraternidade,...

«O Capital – Livro Segundo» apresentado no Porto

O Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim acolheu, sexta-feira, a apresentação da tradução portuguesa de «O Capital – Livro Segundo». A iniciativa, promovida pela Direcção Regional do Porto do PCP, dirigida por Valdemar Madureira, membro daquela organização, contou com a participação de Francisco Melo, em...

PCP denuncia problemas em Coimbra

Rita Rato visitou, segunda-feira, o concelho de Coimbra. No início da manhã, a deputada comunista, que se fez acompanhar por uma delegação regional do PCP, esteve com os trabalhadores em greve dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, que exigem da administração condições mais favoráveis na...

Nova ofensiva privatizadora

Na audição com as Comissões de Trabalhadores de empresas de transportes, Jerónimo de Sousa lembrou que só a luta dos trabalhadores e do povo poderá combater a liberalização e a destruição do sector.

Manuel Guedes

O salão da Junta de Freguesia de Santo Estêvão, em Lisboa, acolhe hoje, às 18.30 horas, uma homenagem pública que assinala o centenário do nascimento de Manuel Guedes. A sessão contará com a intervenção de Armindo Miranda, da Comissão Política do Comité Central do PCP. No local estará patente uma exposição biográfica de...