Apresentada a lista em Aveiro

CDU quer eleger deputados

Composta por homens, mulheres e jovens, com formação e experiência muito diversificada, foi apresentada, terça-feira, a lista da CDU pelo círculo eleitoral de Aveiro.

Aveiro e a sua população precisam de deputados da CDU

Uma lista onde se incluem operários, empregados, trabalhadores da função pública, professores, profissionais da saúde, micro e pequenos empresários, pescadores, agricultores, mulheres trabalhadoras, desempregados, jovens na precariedade e no ensino sem perspectiva de saída profissional, nem apoio social condigno.
«Na CDU acreditamos que existem soluções, acreditamos que o País e o distrito não estão condenados ao definhamento do aparelho produtivo, à estagnação da economia e ao declínio dos índices de desenvolvimento social», afirmou Joaquim Almeida, 60 anos, metalúrgico, da Direcção de Organização Regional de Aveiro do PCP e mandatário distrital da Coligação para as eleições de 27 de Setembro.
Miguel Viegas, cabeça de lista, sublinhou a necessidade de eleger deputados da CDU pelo círculo eleitoral de Aveiro. «Não faz sentido que os 16 deputados a eleger por Aveiro não haja nenhum da CDU. Ou dito de outra maneira, Aveiro e a sua população precisam de deputados da CDU», referiu, lembrando que o Grupo Parlamentar do PCP «foi de longe aquele que mais questões levantou a respeito da nossa região», «um enorme trabalho de grande qualidade que deveria envergonhar a maioria dos 15 actuais deputados que pouco ou nada fizeram ao longo destes quatro anos».
O primeiro candidato valorizou, de igual forma, o crescimento da CDU, em mais de 50 por cento, nas últimas eleições europeias, o que pode vir a alterar a correlação de forças que «permitiu ao PS impor um conjunto de políticas tão nefastas ao País e à nossa região em particular». «Quanto maior for o peso da CDU na Assembleia da República maiores serão as possibilidades de ruptura com estas políticas que levaram o País até este caos», afirmou.

Defender o aparelho produtivo

Miguel Viegas destacou ainda a «diversidade» e a «estrutura» do aparelho produtivo de Aveiro. «Neste distrito convivem sectores importantes tão diversos como a pesca e a agricultura, em particular o sector leiteiro, ao lado de importantes sectores industriais onde mais uma vez a diversidade constitui o traço dominante. Por outro lado, temos uma estrutura onde predomina a micro empresa, com menos de dez trabalhadores», informou, criticando o facto de os apoios governamentais «serem, quase sempre, destinados aos grandes grupos económicos que continuam a engordar à conta do orçamento, enquanto diariamente encerram dezenas de empresas por este País fora».
O candidato da CDU assumiu ainda, perante a região, linhas de intervenção política orientadoras da acção e do desempenho dos deputados que vierem a ser eleitos no próximo dia 27 de Setembro, que passam pela valorização da «produção de riqueza, respeitando quem trabalho», pela «participação e valorização dos trabalhadores», pelo «apoio às micro, pequenas e médias empresas» e pela defesa da «agricultura e pescas», do «meio ambiente, protecção da água, da floresta e da orla costeira», do «transporte público, conclusão da rede viária estruturante e recusa das portagens» e das «funções sociais do Estado».

Campanha de proximidade

Por último, Miguel Viegas informou que a campanha eleitoral da CDU, no distrito, será concretizada em iniciativas de grande proximidade «aos trabalhadores, aos desempregados, aos que são vítimas da sobre-exploração e da destruição de direitos essenciais, aos sectores sociais mais afectados pela crise capitalista e as políticas de direita». «Será uma campanha de proximidade, de esclarecimento e mobilização para o voto na CDU – um voto que marca a diferença, porque é o único em condições de dar sustentação a um projecto de ruptura com a política de direita do PS, PSD e CDS-PP, e de construção da política alternativa e da alternativa política», explicou.
Para além do primeiro candidato, integram a lista Lúcia Gomes, Andrea Araújo, Antero Resende, Diogo de Ávila, Rosa Gadanho, Adelino Nunes, Fausto Neves, Fátima Guimarães, Albino Silva, António José Macedo, Fátima Flores, Alírio Martins, José Rui Soares, Leonílde Capela e António Ferreira. Como suplentes estão: Matos Almeida, Filomena Silva, António Pereira, João José Ferreira e Isabel Vieira.


Mais artigos de: Nacional

Reforçar para transformar

Jerónimo de Sousa - na apresentação da lista dos candidatos da Região Autónoma dos Açores para as eleições legislativas, que Aníbal Pires encabeça - valorizou a candidatura da CDU, que se afirma em oposição e ruptura com a política de direita protagonizada pelo PS e pelo PSD.

Mais democracia e melhor autonomia

Isabel Cardoso, professora, membro do Conselho Nacional da CGTP-IN e deputada na Assembleia Legislativa da Região Autónoma, é a cabeça de lista da CDU pela Madeira.

Políticas novas e de esquerda

No dia 18 de Julho, na presença de Bernardino Soares, membro da Comissão Política e presidente do Grupo Parlamentar do PCP, foi apresentada a lista da CDU pelo Círculo Eleitoral da Guarda.

CDU avalia situação social

No quadro da elaboração do compromisso eleitoral da CDU, realizou-se, quinta-feira, na Casa do Brasil, uma audição sobre a situação social e os problemas do distrito de Santarém. Nas diversas intervenções ficaram patentes as consequências negativas das sucessivas políticas de direita, de que resultaram o desmantelamento...

CDU defende uma nova política económica e laboral

Numa iniciativa dedicada ao emprego e ao trabalho, os candidatos da CDU à Assembleia da República pelo distrito de Évora promoveram, na passada semana, encontros com um conjunto de associações sindicais e organizações dos trabalhadores.Nestes encontros foram identificados inúmeros problemas e preocupações sentidos pelos...

Reforçar o poder local

Mais de 750 pessoas participaram, no Pavilhão Municipal de Exposições da Moita, num jantar de apoiantes aos candidatos da CDU a todos os órgãos municipais e de freguesia.

Sonhar e concretizar uma cidade

Mais de 200 pessoas participaram, dia 19, no Largo da Pena Ventosa, na apresentação dos primeiros candidatos da CDU à Câmara e à Assembleia Municipal do Porto.

JCP desmascara Governo

Os jovens comunistas denunciam o «discurso demagógico» do Executivo PS, que na passada semana se congratulou pelo aumento do número de vagas do ensino superior.

Autarquia financia PS

A CDU de Lisboa alertou, na passada semana, para o arranque, por parte do PS, «de um ciclo de desperdício de dinheiros públicos em materiais de propaganda eleitoral». «Com a chancela da Câmara de Lisboa e paga com dinheiros públicos, estão em distribuição vários documentos – seguramente aconselhados por consultores de...

Agricultores exigem apoios

Mais de uma centena de produtores de arroz manifestaram-se, dia 15 de Julho, contra a baixa de preço no produtor, com uma marcha lenta de tractores e outras máquinas agrícolas, entre Alcácer do Sal e Grândola.Os produtores manifestaram-se pelo «direito a produzir», pelo «escoamento, a preço justo, da produção nacional de...

Seixal reivindica mais valências

A Assembleia Municipal do Seixal reivindicou, dia 13 de Julho, por unanimidade, mais valências para o futuro hospital do concelho por não concordar com o despacho da Ministra da Saúde quanto ao perfil assistêncial da unidade hospitalar. O despacho, publicado dia 15 de Junho em Diário da República, afirma que os cerca de...

Será que faz sentido?

«Faz sentido a Câmara de Olhão realizar a 4.ª Feira Nacional de Parques Naturais e Ambientais e ser ela própria alvo dum auto de contra-ordenação por descargas ilegais?», questiona, em nota de imprensa, a CDU, lamentando o facto de na iniciativa não se falar, por exemplo, «da poluição da Ria Formosa», «na morte de...

Viver melhor em Lisboa

Os eleitos da CDU valorizaram, segunda-feira, em conferência de imprensa, o «excelente» trabalho da Coligação Democrática que, desde 2002, se encontra «absolutamente sozinha no plano político a defender a igualdade e os interesses da cidade». «Se as propostas da CDU tivessem sido concretizadas, já teriam sido resolvidos...

Complemento injusto

Mais de quatro mil assinaturas levaram a Assembleia da República, em sessão plenária, a discutir, ontem, quarta-feira, a integração do Metro Sul do Tejo no passe social. A petição, que decorre desde 1 de Novembro de 2008, foi promovida pela Comissão de Utentes dos Transportes da Margem Sul (CUTMS), que, ao longo do...

Agricultores exigem medidas

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) reclamou, anteontem, junto da Comissão Europeia e da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu medidas capazes de resolver os problemas da produção leiteira em Portugal. Entre as principais propostas consta o «combate eficaz às transferências e às negociatas irregulares...