Porto merece melhor

Sonhar e concretizar uma cidade

Mais de 200 pessoas participaram, dia 19, no Largo da Pena Ventosa, na apresentação dos primeiros candidatos da CDU à Câmara e à Assembleia Municipal do Porto.
Esta iniciativa, realizada em pleno coração do centro histórico do Porto, contou com a presença de Vasco Cardoso, da Comissão Política do PCP.
Na sua intervenção, Rui Sá, candidato à presidência da Câmara Municipal, caracterizou a actual postura do presidente da autarquia e recandidato ao cargo, Rui Rio, «como uma tentativa desesperada de escamotear os fracassos, apresentando agora promessas que são as que não cumpriu durante o mandato».
Rui Sá chamou também a atenção para o fracasso do modelo da Sociedade de Reabilitação Urbana. «Sempre dissemos que não era o modelo adequado para recuperar a cidade. Cinco anos depois, basta percorrer as ruas para perceber o fracasso», afirmou, criticando, por outro lado, a entrega de equipamentos e serviços aos privados, nomeadamente o Bolhão, o Mercado do Bom Sucesso, o Mercado Ferreira Borges, o Pavilhão Rosa Mota, o Palácio do Freixo e o Parque da Cidade.
Sobre a candidatura de Elisa Ferreira, o candidato da CDU considerou que esta está «ferida de morte», uma vez que o PS «foi suporte às medidas legislativas» da coligação PSD/CDS.
Por seu lado, José António Gomes, 53 anos, professor de literatura portuguesa no Instituto Politécnico do Porto, poeta e escritor de livros para a infância, valorizou a equipa da CDU. «Procurem imaginar a influência decisiva na melhoria das políticas autárquicas que resultaria de um maior número de eleitos da CDU no executivo municipal. É para isso, justamente, que aqui estamos. Porque temos um modelo de cidade para sonhar e concretizar. E porque o Porto é, de há muito, a nossa causa», afirmou.
O segundo candidato da lista da CDU prometeu ainda um exercício «sério» e «rigoroso» do poder autárquico, «tecnicamente competente e com projectos, em favor de uma cidade humanizada, onde as pessoas e os seus direitos estejam à cabeça de todas as prioridades».
A terceira candidata é Ana Regina Oliveira, 28 anos, licenciada em Microbiologia pela Universidade Católica.
Para a Assembleia Municipal do Porto, os primeiros candidatos da CDU são José Luís Borges Coelho, Belmiro Magalhães, Marta Pereira, Artur Ribeiro, Pedro Carvalho, Sara Santos e Casimiro Calisto.


Mais artigos de: Nacional

Reforçar para transformar

Jerónimo de Sousa - na apresentação da lista dos candidatos da Região Autónoma dos Açores para as eleições legislativas, que Aníbal Pires encabeça - valorizou a candidatura da CDU, que se afirma em oposição e ruptura com a política de direita protagonizada pelo PS e pelo PSD.

Mais democracia e melhor autonomia

Isabel Cardoso, professora, membro do Conselho Nacional da CGTP-IN e deputada na Assembleia Legislativa da Região Autónoma, é a cabeça de lista da CDU pela Madeira.

Políticas novas e de esquerda

No dia 18 de Julho, na presença de Bernardino Soares, membro da Comissão Política e presidente do Grupo Parlamentar do PCP, foi apresentada a lista da CDU pelo Círculo Eleitoral da Guarda.

CDU avalia situação social

No quadro da elaboração do compromisso eleitoral da CDU, realizou-se, quinta-feira, na Casa do Brasil, uma audição sobre a situação social e os problemas do distrito de Santarém. Nas diversas intervenções ficaram patentes as consequências negativas das sucessivas políticas de direita, de que resultaram o desmantelamento...

CDU defende uma nova política económica e laboral

Numa iniciativa dedicada ao emprego e ao trabalho, os candidatos da CDU à Assembleia da República pelo distrito de Évora promoveram, na passada semana, encontros com um conjunto de associações sindicais e organizações dos trabalhadores.Nestes encontros foram identificados inúmeros problemas e preocupações sentidos pelos...

Reforçar o poder local

Mais de 750 pessoas participaram, no Pavilhão Municipal de Exposições da Moita, num jantar de apoiantes aos candidatos da CDU a todos os órgãos municipais e de freguesia.

JCP desmascara Governo

Os jovens comunistas denunciam o «discurso demagógico» do Executivo PS, que na passada semana se congratulou pelo aumento do número de vagas do ensino superior.

Autarquia financia PS

A CDU de Lisboa alertou, na passada semana, para o arranque, por parte do PS, «de um ciclo de desperdício de dinheiros públicos em materiais de propaganda eleitoral». «Com a chancela da Câmara de Lisboa e paga com dinheiros públicos, estão em distribuição vários documentos – seguramente aconselhados por consultores de...

Agricultores exigem apoios

Mais de uma centena de produtores de arroz manifestaram-se, dia 15 de Julho, contra a baixa de preço no produtor, com uma marcha lenta de tractores e outras máquinas agrícolas, entre Alcácer do Sal e Grândola.Os produtores manifestaram-se pelo «direito a produzir», pelo «escoamento, a preço justo, da produção nacional de...

Seixal reivindica mais valências

A Assembleia Municipal do Seixal reivindicou, dia 13 de Julho, por unanimidade, mais valências para o futuro hospital do concelho por não concordar com o despacho da Ministra da Saúde quanto ao perfil assistêncial da unidade hospitalar. O despacho, publicado dia 15 de Junho em Diário da República, afirma que os cerca de...

Será que faz sentido?

«Faz sentido a Câmara de Olhão realizar a 4.ª Feira Nacional de Parques Naturais e Ambientais e ser ela própria alvo dum auto de contra-ordenação por descargas ilegais?», questiona, em nota de imprensa, a CDU, lamentando o facto de na iniciativa não se falar, por exemplo, «da poluição da Ria Formosa», «na morte de...

Viver melhor em Lisboa

Os eleitos da CDU valorizaram, segunda-feira, em conferência de imprensa, o «excelente» trabalho da Coligação Democrática que, desde 2002, se encontra «absolutamente sozinha no plano político a defender a igualdade e os interesses da cidade». «Se as propostas da CDU tivessem sido concretizadas, já teriam sido resolvidos...

CDU quer eleger deputados

Composta por homens, mulheres e jovens, com formação e experiência muito diversificada, foi apresentada, terça-feira, a lista da CDU pelo círculo eleitoral de Aveiro.

Complemento injusto

Mais de quatro mil assinaturas levaram a Assembleia da República, em sessão plenária, a discutir, ontem, quarta-feira, a integração do Metro Sul do Tejo no passe social. A petição, que decorre desde 1 de Novembro de 2008, foi promovida pela Comissão de Utentes dos Transportes da Margem Sul (CUTMS), que, ao longo do...

Agricultores exigem medidas

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) reclamou, anteontem, junto da Comissão Europeia e da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu medidas capazes de resolver os problemas da produção leiteira em Portugal. Entre as principais propostas consta o «combate eficaz às transferências e às negociatas irregulares...