CDU aposta no desenvolvimento da Madeira

Mais democracia e melhor autonomia

Isabel Cardoso, professora, membro do Conselho Nacional da CGTP-IN e deputada na Assembleia Legislativa da Região Autónoma, é a cabeça de lista da CDU pela Madeira.

Valorização dos salários e das pensões de reforma

Na sua intervenção, a candidata sublinhou que a CDU na Madeira se apresenta com o propósito de «que nesta Região tenhamos mais democracia e melhor autonomia». Esta iniciativa contou com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP.
«Na Assembleia da República defenderemos mais poderes no quadro do Estatuto Político-Administrativo da Madeira que permitam o aprofundamento da autonomia, com o objectivo de que, através dessa autonomia conquistada, tenhamos os meios necessários para a resolução dos problemas próprios da nossa região», prometeu, acentuando que a «autonomia corresponde a um inalienável instrumento para a governação das ilhas a que pertencemos» e é «indissociável da contribuição a que deve ser chamada para assegurar uma política que combata as desigualdades e as injustiças, afirme e amplie direitos, valorize o trabalho e os trabalhadores, promova as condições de vida das populações».
Num período marcado pela crise estrutural do sistema capitalista, Isabel Cardoso alertou para o «agravamento das condições de vida das famílias», com o «anúncio diário do aumento do número de trabalhadores com salários em atraso, do número de desempregados e do encerramento de empresas por toda a Região».
«As maiorias absolutas que nos têm governado na República e na Região, numa atitude de arrogância e alheamento relativamente aos problemas reais, têm recusado, quer na Assembleia da República quer na Assembleia Regional, as nossas propostas com vista a dar solução aos gravíssimos problemas quotidianos sentidos pelas pessoas», lamentou, frisando que «é urgente uma nova política de rendimentos assente na valorização dos salários e das pensões de reforma».

Defender o emprego

Para a cabeça de lista da CDU é ainda «urgente» «encontrar resposta para o crescimento da pobreza e conter com políticas activas de emprego e de efectivo apoio e protecção social os fenómenos de exclusão que são cada vez mais um risco social para as camadas mais vulneráveis das nossas populações».
Por outro lado, acrescentou, é preciso «dar resposta aos milhares de jovens com qualificação profissional e no caso de muitos deles também académica, que procuram emprego com estabilidade mas que só têm encontrado lugares onde se oferece baixos salários e precariedade».
Isabel Cardoso denunciou, de igual forma, as alterações legislativas acordadas pelo Governo Central e o Governo Regional que «estão a contribuir drasticamente para o aumento das dificuldades quotidianas dos portugueses e madeirenses».
A candidata falava, obviamente, do novo Código de Trabalho e do Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas. «A entrada em vigor destes dois diplomas significou o aumento da precariedade e da insegurança laborais com a eliminação de direitos fundamentais ligados ao trabalho, direitos esses que constituíram importantes marcos no progresso civilizacional e na dignificação do trabalho e dos trabalhadores», acusou.

Justiça social

Um dos compromissos assumidos pela CDU foi a defesa do novo Hospital para a Madeira, um «empreendimento essencial para o desenvolvimento humano e social da Região». «O novo Hospital será defendido por nós como um projecto de interesse comum, pelo que requer de solidariedade do Estado para com a Região», afiançou Isabel Cardoso, prometendo ainda «colocar no centro do debate e da iniciativa política» a «obrigatoriedade do Estado assegurar o princípio da continuidade territorial».
«Queremos mais democracia e melhor autonomia como condições para uma Região Autónoma da Madeira com maior justiça social, mais emprego, melhor saúde, melhor educação, melhor ambiente e mais qualidade de vida, e isso sim é possível com o reforço do trabalho da CDU na Assembleia da República a partir de 27 de Setembro», disse ainda a candidata.


Mais artigos de: Nacional

Reforçar para transformar

Jerónimo de Sousa - na apresentação da lista dos candidatos da Região Autónoma dos Açores para as eleições legislativas, que Aníbal Pires encabeça - valorizou a candidatura da CDU, que se afirma em oposição e ruptura com a política de direita protagonizada pelo PS e pelo PSD.

Políticas novas e de esquerda

No dia 18 de Julho, na presença de Bernardino Soares, membro da Comissão Política e presidente do Grupo Parlamentar do PCP, foi apresentada a lista da CDU pelo Círculo Eleitoral da Guarda.

CDU avalia situação social

No quadro da elaboração do compromisso eleitoral da CDU, realizou-se, quinta-feira, na Casa do Brasil, uma audição sobre a situação social e os problemas do distrito de Santarém. Nas diversas intervenções ficaram patentes as consequências negativas das sucessivas políticas de direita, de que resultaram o desmantelamento...

CDU defende uma nova política económica e laboral

Numa iniciativa dedicada ao emprego e ao trabalho, os candidatos da CDU à Assembleia da República pelo distrito de Évora promoveram, na passada semana, encontros com um conjunto de associações sindicais e organizações dos trabalhadores.Nestes encontros foram identificados inúmeros problemas e preocupações sentidos pelos...

Reforçar o poder local

Mais de 750 pessoas participaram, no Pavilhão Municipal de Exposições da Moita, num jantar de apoiantes aos candidatos da CDU a todos os órgãos municipais e de freguesia.

Sonhar e concretizar uma cidade

Mais de 200 pessoas participaram, dia 19, no Largo da Pena Ventosa, na apresentação dos primeiros candidatos da CDU à Câmara e à Assembleia Municipal do Porto.

JCP desmascara Governo

Os jovens comunistas denunciam o «discurso demagógico» do Executivo PS, que na passada semana se congratulou pelo aumento do número de vagas do ensino superior.

Autarquia financia PS

A CDU de Lisboa alertou, na passada semana, para o arranque, por parte do PS, «de um ciclo de desperdício de dinheiros públicos em materiais de propaganda eleitoral». «Com a chancela da Câmara de Lisboa e paga com dinheiros públicos, estão em distribuição vários documentos – seguramente aconselhados por consultores de...

Agricultores exigem apoios

Mais de uma centena de produtores de arroz manifestaram-se, dia 15 de Julho, contra a baixa de preço no produtor, com uma marcha lenta de tractores e outras máquinas agrícolas, entre Alcácer do Sal e Grândola.Os produtores manifestaram-se pelo «direito a produzir», pelo «escoamento, a preço justo, da produção nacional de...

Seixal reivindica mais valências

A Assembleia Municipal do Seixal reivindicou, dia 13 de Julho, por unanimidade, mais valências para o futuro hospital do concelho por não concordar com o despacho da Ministra da Saúde quanto ao perfil assistêncial da unidade hospitalar. O despacho, publicado dia 15 de Junho em Diário da República, afirma que os cerca de...

Será que faz sentido?

«Faz sentido a Câmara de Olhão realizar a 4.ª Feira Nacional de Parques Naturais e Ambientais e ser ela própria alvo dum auto de contra-ordenação por descargas ilegais?», questiona, em nota de imprensa, a CDU, lamentando o facto de na iniciativa não se falar, por exemplo, «da poluição da Ria Formosa», «na morte de...

Viver melhor em Lisboa

Os eleitos da CDU valorizaram, segunda-feira, em conferência de imprensa, o «excelente» trabalho da Coligação Democrática que, desde 2002, se encontra «absolutamente sozinha no plano político a defender a igualdade e os interesses da cidade». «Se as propostas da CDU tivessem sido concretizadas, já teriam sido resolvidos...

CDU quer eleger deputados

Composta por homens, mulheres e jovens, com formação e experiência muito diversificada, foi apresentada, terça-feira, a lista da CDU pelo círculo eleitoral de Aveiro.

Complemento injusto

Mais de quatro mil assinaturas levaram a Assembleia da República, em sessão plenária, a discutir, ontem, quarta-feira, a integração do Metro Sul do Tejo no passe social. A petição, que decorre desde 1 de Novembro de 2008, foi promovida pela Comissão de Utentes dos Transportes da Margem Sul (CUTMS), que, ao longo do...

Agricultores exigem medidas

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) reclamou, anteontem, junto da Comissão Europeia e da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu medidas capazes de resolver os problemas da produção leiteira em Portugal. Entre as principais propostas consta o «combate eficaz às transferências e às negociatas irregulares...