CDU faz balanço de mandato

Viver melhor em Lisboa

Os eleitos da CDU valorizaram, segunda-feira, em conferência de imprensa, o «excelente» trabalho da Coligação Democrática que, desde 2002, se encontra «absolutamente sozinha no plano político a defender a igualdade e os interesses da cidade».
«Se as propostas da CDU tivessem sido concretizadas, já teriam sido resolvidos os principais problemas da cidade, como os casos paradigmáticos do espaço público, do trânsito, do estacionamento e da mobilidade, da aplicação de um regulamento de cargas e descargas mais eficaz e adequado, das questões urbanísticas, entre outras», afirmou Ruben de Carvalho, cabeça de lista da CDU à Câmara de Lisboa.
O vereador acusou ainda o PS de se distinguir pela «negativa», uma vez que tudo fez «para esconder o trabalho da CDU» e não cumprir «as decisões tomadas por votação na Câmara de Lisboa». «A CDU evitou nestes anos [desde 2002] males piores e conseguiu corrigir propostas iniciais negativas. Trata-se de um trabalho político de grande importância e muito positivo para a qualidade final das propostas», acentuou.
Sobre este mandato, Ruben de Carvalho disse ainda que «da parte do PS houve muita propaganda e pouca acção» e comparou-o ao PSD, uma vez que «as políticas continuam as mesmas». Dando como exemplo o urbanismo, lamentou a suspensão do Plano Director Municipal «para permitir grandes lucros aos investidores à custa da qualidade de vida na cidade».
«O espaço público está miserável, abandonado e degradado», alertou, lembrando que «se não fossem travadas as tentativas de privatização de serviços, hoje a higiene urbana já teria sido concessionada a privados». A par de tudo isto, continuou, «a maioria PS foi completamente subserviente em relação às políticas do Governo, seja em relação à Zona Ribeirinha, Porto de Lisboa, seja em relação à venda de património».
Sobre a actuação do PSD, Ruben de Carvalho sublinhou que, entre 2002 e meados de 2007, com a cobertura do PS, «aconteceram as maiores barbaridades de que há memória», nomeadamente com as «negociatas» do Parque Mayer e da Feira Popular.
«A regra desse tempo foi a ausência de lei, com o PDM anulado e os planos de urbanização e de pormenor substituídos por loteamentos ilegais aprovados», recordou, denunciando ainda o aumento, para o triplo, da dívida da autarquia e a «inoperância» a que foram conduzidos os diversos serviços.

Contra a discriminação

Entretanto, estão em curso «manobras tendentes à instalação da ideia de bipolarização» e de que «apenas existem dois projectos» para Lisboa. «Isto, que é falso, é um recurso já habitual que se instala via comunicação social e por vezes com a sua conivência – como é o caso actual da RTP 1», criticou o cabeça de lista da Coligação. Para ontem, quarta-feira, sob o lema «Contra a discriminação. Fazer cumprir a Constituição», estava agendada uma concentração de protesto promovida pela CDU junto das instalações da RTP, na Avenida Marechal Gomes da Costa. Em causa está o facto de a estação de televisão pública ter apenas convidado os candidatos do PS e do PSD para o programa «Grande Entrevista».


Mais artigos de: Nacional

Reforçar para transformar

Jerónimo de Sousa - na apresentação da lista dos candidatos da Região Autónoma dos Açores para as eleições legislativas, que Aníbal Pires encabeça - valorizou a candidatura da CDU, que se afirma em oposição e ruptura com a política de direita protagonizada pelo PS e pelo PSD.

Mais democracia e melhor autonomia

Isabel Cardoso, professora, membro do Conselho Nacional da CGTP-IN e deputada na Assembleia Legislativa da Região Autónoma, é a cabeça de lista da CDU pela Madeira.

Políticas novas e de esquerda

No dia 18 de Julho, na presença de Bernardino Soares, membro da Comissão Política e presidente do Grupo Parlamentar do PCP, foi apresentada a lista da CDU pelo Círculo Eleitoral da Guarda.

CDU avalia situação social

No quadro da elaboração do compromisso eleitoral da CDU, realizou-se, quinta-feira, na Casa do Brasil, uma audição sobre a situação social e os problemas do distrito de Santarém. Nas diversas intervenções ficaram patentes as consequências negativas das sucessivas políticas de direita, de que resultaram o desmantelamento...

CDU defende uma nova política económica e laboral

Numa iniciativa dedicada ao emprego e ao trabalho, os candidatos da CDU à Assembleia da República pelo distrito de Évora promoveram, na passada semana, encontros com um conjunto de associações sindicais e organizações dos trabalhadores.Nestes encontros foram identificados inúmeros problemas e preocupações sentidos pelos...

Reforçar o poder local

Mais de 750 pessoas participaram, no Pavilhão Municipal de Exposições da Moita, num jantar de apoiantes aos candidatos da CDU a todos os órgãos municipais e de freguesia.

Sonhar e concretizar uma cidade

Mais de 200 pessoas participaram, dia 19, no Largo da Pena Ventosa, na apresentação dos primeiros candidatos da CDU à Câmara e à Assembleia Municipal do Porto.

JCP desmascara Governo

Os jovens comunistas denunciam o «discurso demagógico» do Executivo PS, que na passada semana se congratulou pelo aumento do número de vagas do ensino superior.

Autarquia financia PS

A CDU de Lisboa alertou, na passada semana, para o arranque, por parte do PS, «de um ciclo de desperdício de dinheiros públicos em materiais de propaganda eleitoral». «Com a chancela da Câmara de Lisboa e paga com dinheiros públicos, estão em distribuição vários documentos – seguramente aconselhados por consultores de...

Agricultores exigem apoios

Mais de uma centena de produtores de arroz manifestaram-se, dia 15 de Julho, contra a baixa de preço no produtor, com uma marcha lenta de tractores e outras máquinas agrícolas, entre Alcácer do Sal e Grândola.Os produtores manifestaram-se pelo «direito a produzir», pelo «escoamento, a preço justo, da produção nacional de...

Seixal reivindica mais valências

A Assembleia Municipal do Seixal reivindicou, dia 13 de Julho, por unanimidade, mais valências para o futuro hospital do concelho por não concordar com o despacho da Ministra da Saúde quanto ao perfil assistêncial da unidade hospitalar. O despacho, publicado dia 15 de Junho em Diário da República, afirma que os cerca de...

Será que faz sentido?

«Faz sentido a Câmara de Olhão realizar a 4.ª Feira Nacional de Parques Naturais e Ambientais e ser ela própria alvo dum auto de contra-ordenação por descargas ilegais?», questiona, em nota de imprensa, a CDU, lamentando o facto de na iniciativa não se falar, por exemplo, «da poluição da Ria Formosa», «na morte de...

CDU quer eleger deputados

Composta por homens, mulheres e jovens, com formação e experiência muito diversificada, foi apresentada, terça-feira, a lista da CDU pelo círculo eleitoral de Aveiro.

Complemento injusto

Mais de quatro mil assinaturas levaram a Assembleia da República, em sessão plenária, a discutir, ontem, quarta-feira, a integração do Metro Sul do Tejo no passe social. A petição, que decorre desde 1 de Novembro de 2008, foi promovida pela Comissão de Utentes dos Transportes da Margem Sul (CUTMS), que, ao longo do...

Agricultores exigem medidas

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) reclamou, anteontem, junto da Comissão Europeia e da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu medidas capazes de resolver os problemas da produção leiteira em Portugal. Entre as principais propostas consta o «combate eficaz às transferências e às negociatas irregulares...