Reforçar a CDU no distrito de Setúbal

Compromisso com os trabalhadores e as populações

A CDU apresentou, dia 14 de Julho, no Parque Urbano de Albarquel, a sua lista de candidatos à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Setúbal.

«Impõe-se a ruptura com esta política»

Francisco Lopes, deputado na Assembleia da República, membro do Secretariado e da Comissão Política do Comité Central do PCP, encabeça a lista da CDU, força política que quer obter mais votos e mais deputados, também em Setúbal.
Estas eleições, segundo adiantou o dirigente comunista, ocorrem no quadro do agravamento da crise do capitalismo e de uma crise nacional profunda. «A política de direita praticada nos últimos 33 anos promoveu as injustiças sociais e o declínio nacional», afirmou, acusando o actual Governo de aprofundar os «graves problemas económicos e sociais» do País e agravar «os despedimentos, o desemprego, os salários em atraso, o uso e abuso do lay-off, a violação dos direitos dos trabalhadores».
Exemplo disso, adiantou Francisco Lopes, «é a extinção do Arsenal do Alfeite». «O que o Governo está a fazer ao Arsenal do Alfeite é uma vergonha, contra a soberania nacional, a indústria naval, os interesses e direitos dos trabalhadores. Uma vergonha que denunciamos e combatemos, reafirmando a solidariedade com a luta dos trabalhadores», referiu, dando conta dos «mais de 600 mil desempregados» que existem no País, sendo que 300 mil «não recebem subsídio de desemprego».

Milhares de milhões para a banca

Ao mesmo tempo os grupos económicos e financeiros estão «melhor do que nunca». «Durante estes anos em que foram exigidos sacrifícios aos trabalhadores e às massas populares, estes grupos económicos e financeiros acumularam mais de 25 mil milhões de euros. Este ano, em que se invoca a crise a torto e a direito para impor regressões e sacrifícios, só no primeiro trimestre estes grupos tiveram mais de mil milhões de lucro e preparam-se para no final do ano terem mais lucros do que em 2004», avisou o candidato da CDU, denunciando: «O Governo PS canaliza milhares de milhões para a banca e nega a reposição de direitos com o alargamento da atribuição do subsídio de desemprego, tal como o PCP propõe».
Segundo disse Francisco Lopes, esta situação é «injusta» e «inaceitável». «Impõe-se a ruptura com esta política. É necessário aproveitar as potencialidades do País e do distrito e vamos continuar a agir para que isso se concretize. Lutámos e lutaremos para que se crie emprego e se desenvolva as actividades produtivas, para que se aumente os salários e pensões, para defender e alargar direitos, para que se resolva os problemas das acessibilidade, para que sejam atacadas as carências no plano dos serviços de saúde e do ensino, para que se crie melhores condições para os jovens, para o aumento do apoio aos mais idosos», prometeu.
Na apresentação dos candidatos, o cabeça de lista da CDU acusou ainda o PS e o PSD de serem «forças contrárias ao desenvolvimento do distrito de Setúbal», ao terem rejeitado, na Assembleia da República, propostas estratégicas contidas num Projecto de Resolução do PCP.
Por outro lado, Francisco Lopes valorizou as autarquias CDU que ao longo de 25 anos «preservaram a costa alentejana» e denunciaram, por exemplo, a «questão do acesso da população de Setúbal às praias de Tróia».
«A exigência de desenvolvimento e justiça social passa pela luta e pelo trabalho, passa por um novo avanço da CDU, pelo seu reforço nas próximas eleições para a Assembleia da República e para as autarquias locais», afirmou, sublinhando que as duas eleições terão de ser «uma campanha, um compromisso comum com os trabalhadores, a juventude, o povo, por uma vida melhor».

Os candidatos da CDU

A lista da CDU pelo círculo eleitoral de Setúbal é composta por 22 candidatos, englobando militantes do PCP, do Partido Ecologista «Os Verdes», membros da Associação Intervenção Democrática e independentes. Os cinco primeiros candidatos são: Francisco Lopes, Paula Santos, Heloísa Apolónia, Bruno Dias e José Lourenço.
Segue-se Margarida Botelho, Hélder Guerreiro, José Carlos Silva, Regina Marques, Filipe Marques, Cláudia Ventura, Josélia Espaça, João Vicente, Paula Bravo, Fernanda Péssimo, João Pedro Soares, Daniela Santos, Ramiro Beja, Vanda Figueiredo, Afonso Luz, Arlindo José Passos e Paula Alexandra Pereira.
A mandatária distrital da lista da CDU é Maria Odete dos Santos, advogada, 68 anos, membro do PCP desde 1974. Integra o Conselho Nacional do Movimento Democrático de Mulheres, é presidente do Núcleo de Setúbal da Associação Amizade Portugal-Cuba e da Assembleia Municipal de Setúbal.
Recebeu a Medalha de Honra da Cidade de Setúbal e a Condecoração de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Foi deputada à Assembleia da República desde a II Legislatura até 2007 e fundadora da Associação «Fronteiras».
É membro da Comissão Concelhia de Setúbal, da Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP e do Comité Central do PCP desde o XVI Congresso.


Mais artigos de: Nacional

Reforçar para transformar

Jerónimo de Sousa - na apresentação da lista dos candidatos da Região Autónoma dos Açores para as eleições legislativas, que Aníbal Pires encabeça - valorizou a candidatura da CDU, que se afirma em oposição e ruptura com a política de direita protagonizada pelo PS e pelo PSD.

Mais democracia e melhor autonomia

Isabel Cardoso, professora, membro do Conselho Nacional da CGTP-IN e deputada na Assembleia Legislativa da Região Autónoma, é a cabeça de lista da CDU pela Madeira.

Políticas novas e de esquerda

No dia 18 de Julho, na presença de Bernardino Soares, membro da Comissão Política e presidente do Grupo Parlamentar do PCP, foi apresentada a lista da CDU pelo Círculo Eleitoral da Guarda.

CDU avalia situação social

No quadro da elaboração do compromisso eleitoral da CDU, realizou-se, quinta-feira, na Casa do Brasil, uma audição sobre a situação social e os problemas do distrito de Santarém. Nas diversas intervenções ficaram patentes as consequências negativas das sucessivas políticas de direita, de que resultaram o desmantelamento...

CDU defende uma nova política económica e laboral

Numa iniciativa dedicada ao emprego e ao trabalho, os candidatos da CDU à Assembleia da República pelo distrito de Évora promoveram, na passada semana, encontros com um conjunto de associações sindicais e organizações dos trabalhadores.Nestes encontros foram identificados inúmeros problemas e preocupações sentidos pelos...

Reforçar o poder local

Mais de 750 pessoas participaram, no Pavilhão Municipal de Exposições da Moita, num jantar de apoiantes aos candidatos da CDU a todos os órgãos municipais e de freguesia.

Sonhar e concretizar uma cidade

Mais de 200 pessoas participaram, dia 19, no Largo da Pena Ventosa, na apresentação dos primeiros candidatos da CDU à Câmara e à Assembleia Municipal do Porto.

JCP desmascara Governo

Os jovens comunistas denunciam o «discurso demagógico» do Executivo PS, que na passada semana se congratulou pelo aumento do número de vagas do ensino superior.

Autarquia financia PS

A CDU de Lisboa alertou, na passada semana, para o arranque, por parte do PS, «de um ciclo de desperdício de dinheiros públicos em materiais de propaganda eleitoral». «Com a chancela da Câmara de Lisboa e paga com dinheiros públicos, estão em distribuição vários documentos – seguramente aconselhados por consultores de...

Agricultores exigem apoios

Mais de uma centena de produtores de arroz manifestaram-se, dia 15 de Julho, contra a baixa de preço no produtor, com uma marcha lenta de tractores e outras máquinas agrícolas, entre Alcácer do Sal e Grândola.Os produtores manifestaram-se pelo «direito a produzir», pelo «escoamento, a preço justo, da produção nacional de...

Seixal reivindica mais valências

A Assembleia Municipal do Seixal reivindicou, dia 13 de Julho, por unanimidade, mais valências para o futuro hospital do concelho por não concordar com o despacho da Ministra da Saúde quanto ao perfil assistêncial da unidade hospitalar. O despacho, publicado dia 15 de Junho em Diário da República, afirma que os cerca de...

Será que faz sentido?

«Faz sentido a Câmara de Olhão realizar a 4.ª Feira Nacional de Parques Naturais e Ambientais e ser ela própria alvo dum auto de contra-ordenação por descargas ilegais?», questiona, em nota de imprensa, a CDU, lamentando o facto de na iniciativa não se falar, por exemplo, «da poluição da Ria Formosa», «na morte de...

Viver melhor em Lisboa

Os eleitos da CDU valorizaram, segunda-feira, em conferência de imprensa, o «excelente» trabalho da Coligação Democrática que, desde 2002, se encontra «absolutamente sozinha no plano político a defender a igualdade e os interesses da cidade». «Se as propostas da CDU tivessem sido concretizadas, já teriam sido resolvidos...

CDU quer eleger deputados

Composta por homens, mulheres e jovens, com formação e experiência muito diversificada, foi apresentada, terça-feira, a lista da CDU pelo círculo eleitoral de Aveiro.

Complemento injusto

Mais de quatro mil assinaturas levaram a Assembleia da República, em sessão plenária, a discutir, ontem, quarta-feira, a integração do Metro Sul do Tejo no passe social. A petição, que decorre desde 1 de Novembro de 2008, foi promovida pela Comissão de Utentes dos Transportes da Margem Sul (CUTMS), que, ao longo do...

Agricultores exigem medidas

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) reclamou, anteontem, junto da Comissão Europeia e da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu medidas capazes de resolver os problemas da produção leiteira em Portugal. Entre as principais propostas consta o «combate eficaz às transferências e às negociatas irregulares...