- Nº 1860 (2009/07/23)
Reforçar a CDU no distrito de Setúbal

Compromisso com os trabalhadores e as populações

Nacional
A CDU apresentou, dia 14 de Julho, no Parque Urbano de Albarquel, a sua lista de candidatos à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Setúbal.

Francisco Lopes, deputado na Assembleia da República, membro do Secretariado e da Comissão Política do Comité Central do PCP, encabeça a lista da CDU, força política que quer obter mais votos e mais deputados, também em Setúbal.
Estas eleições, segundo adiantou o dirigente comunista, ocorrem no quadro do agravamento da crise do capitalismo e de uma crise nacional profunda. «A política de direita praticada nos últimos 33 anos promoveu as injustiças sociais e o declínio nacional», afirmou, acusando o actual Governo de aprofundar os «graves problemas económicos e sociais» do País e agravar «os despedimentos, o desemprego, os salários em atraso, o uso e abuso do lay-off, a violação dos direitos dos trabalhadores».
Exemplo disso, adiantou Francisco Lopes, «é a extinção do Arsenal do Alfeite». «O que o Governo está a fazer ao Arsenal do Alfeite é uma vergonha, contra a soberania nacional, a indústria naval, os interesses e direitos dos trabalhadores. Uma vergonha que denunciamos e combatemos, reafirmando a solidariedade com a luta dos trabalhadores», referiu, dando conta dos «mais de 600 mil desempregados» que existem no País, sendo que 300 mil «não recebem subsídio de desemprego».

Milhares de milhões para a banca

Ao mesmo tempo os grupos económicos e financeiros estão «melhor do que nunca». «Durante estes anos em que foram exigidos sacrifícios aos trabalhadores e às massas populares, estes grupos económicos e financeiros acumularam mais de 25 mil milhões de euros. Este ano, em que se invoca a crise a torto e a direito para impor regressões e sacrifícios, só no primeiro trimestre estes grupos tiveram mais de mil milhões de lucro e preparam-se para no final do ano terem mais lucros do que em 2004», avisou o candidato da CDU, denunciando: «O Governo PS canaliza milhares de milhões para a banca e nega a reposição de direitos com o alargamento da atribuição do subsídio de desemprego, tal como o PCP propõe».
Segundo disse Francisco Lopes, esta situação é «injusta» e «inaceitável». «Impõe-se a ruptura com esta política. É necessário aproveitar as potencialidades do País e do distrito e vamos continuar a agir para que isso se concretize. Lutámos e lutaremos para que se crie emprego e se desenvolva as actividades produtivas, para que se aumente os salários e pensões, para defender e alargar direitos, para que se resolva os problemas das acessibilidade, para que sejam atacadas as carências no plano dos serviços de saúde e do ensino, para que se crie melhores condições para os jovens, para o aumento do apoio aos mais idosos», prometeu.
Na apresentação dos candidatos, o cabeça de lista da CDU acusou ainda o PS e o PSD de serem «forças contrárias ao desenvolvimento do distrito de Setúbal», ao terem rejeitado, na Assembleia da República, propostas estratégicas contidas num Projecto de Resolução do PCP.
Por outro lado, Francisco Lopes valorizou as autarquias CDU que ao longo de 25 anos «preservaram a costa alentejana» e denunciaram, por exemplo, a «questão do acesso da população de Setúbal às praias de Tróia».
«A exigência de desenvolvimento e justiça social passa pela luta e pelo trabalho, passa por um novo avanço da CDU, pelo seu reforço nas próximas eleições para a Assembleia da República e para as autarquias locais», afirmou, sublinhando que as duas eleições terão de ser «uma campanha, um compromisso comum com os trabalhadores, a juventude, o povo, por uma vida melhor».

Os candidatos da CDU

A lista da CDU pelo círculo eleitoral de Setúbal é composta por 22 candidatos, englobando militantes do PCP, do Partido Ecologista «Os Verdes», membros da Associação Intervenção Democrática e independentes. Os cinco primeiros candidatos são: Francisco Lopes, Paula Santos, Heloísa Apolónia, Bruno Dias e José Lourenço.
Segue-se Margarida Botelho, Hélder Guerreiro, José Carlos Silva, Regina Marques, Filipe Marques, Cláudia Ventura, Josélia Espaça, João Vicente, Paula Bravo, Fernanda Péssimo, João Pedro Soares, Daniela Santos, Ramiro Beja, Vanda Figueiredo, Afonso Luz, Arlindo José Passos e Paula Alexandra Pereira.
A mandatária distrital da lista da CDU é Maria Odete dos Santos, advogada, 68 anos, membro do PCP desde 1974. Integra o Conselho Nacional do Movimento Democrático de Mulheres, é presidente do Núcleo de Setúbal da Associação Amizade Portugal-Cuba e da Assembleia Municipal de Setúbal.
Recebeu a Medalha de Honra da Cidade de Setúbal e a Condecoração de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Foi deputada à Assembleia da República desde a II Legislatura até 2007 e fundadora da Associação «Fronteiras».
É membro da Comissão Concelhia de Setúbal, da Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP e do Comité Central do PCP desde o XVI Congresso.