Em Cascais

PCP homenageia Lopes-Graça

Para além do suplemento e do CD que se editam com esta edição do Avante!, o PCP homenageou o compositor comunista Fernando Lopes-Graça.

Desde Maio que o PCP está a homenagear o compositor comunista

Por todo o País, o passado domingo foi dia de homenagem a Fernando Lopes-Graça. Cumpria-se o centésimo aniversário do nascimento do compositor nascido em Tomar a 17 de Dezembro de 1906. Para além das diversas cerimónias promovidas por diversas entidades, também o PCP quis prestar homenagem ao músico e ao militante comunista – que foi desde meados da década de 40 até ao último dia de sua vida.
Em Cascais, a organização concelhia do Partido levou a cabo uma romagem ao cemitério de Tajouce, onde se encontra sepultado Fernando Lopes-Graça. No local, dezenas de militantes colocaram uma coroa de flores na campa do compositor e ouviram umas breves palavras de homenagem de José Carlos Gonçalves, do Comité Central do Partido.
Depois do almoço, que juntou dezenas de militantes e simpatizantes do PCP, realizou-se uma sessão de homenagem a Fernando Lopes-Graça na Escola Secundária que tem o nome do compositor, localizada na Parede. Presentes na sessão, na qual participaram mais de cem pessoas, estiveram a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Cascais e o presidente da Junta de Freguesia.
Depois da intervenção de José Casanova, da Comissão Política, que deu nota do percurso político, cívico e artístico do homenageado, actuaram Alexandre Branco e António Figueirinho, do quinteto de sopros da Orquestra de Câmara de Cascais/Oeiras e o coro da Escola Secundária Fernando Lopes-Graça, ambos interpretando obras do artista homenageado. Actuaram ainda jovens alunos da escola, igualmente estudantes do conservatório de música de Lisboa.
As comemorações dos 100 anos do nascimento de Fernando Lopes-Graça iniciaram-se no dia 25 de Maio, no Centro de Trabalho Vitória, iniciativa que contou com a intervenção de Jerónimo de Sousa e com a interpretação, pelo pianista Fausto Neves, de obras inéditas do autor. Entre as homenagens promovidas pelo PCP contam-se o espectáculo na Festa do Avante!, com o Coro Lopes-Graça da Academia de Amadores de Música e a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, dirigida pelo maestro Vasco Pearce de Azevedo, e o espectáculo, mais recente, do Fórum Lisboa, promovido pela DORL do PCP.


Mais artigos de: PCP

A saúde, a falta dela e polícia de choque

Por iniciativa do Partido uma delegação do mesmo teve contactos, no passado dia 12, com os responsáveis do Centro de Saúde de Sines, do SADU de Santiago do Cacém, do Centro de Saúde de Grândola, do Hospital do Litoral Alentejano e com as Comissões de Utentes.

Não fazem… nem deixam fazer!

Para a maioria das direcções das organizações regionais do PCP, os deputados do PS, PSD e CDS-PP «não fazem, nem deixam fazer».

Os salários devem aumentar

Num comunicado distribuído aos trabalhadores das grandes superfícies comerciais do distrito de Lisboa, o PCP acusa o Governo de mentir ao justificar o aumento das dificuldades sentidas pelos trabalhadores com uma alegada «crise». Para os comunistas, a crise não é para todos, como atestam os recordes de lucros batidos...

PS e PSD totalmente irresponsáveis

«Irresponsabilidade cega» é como a Comissão Concelhia de Setúbal do PCP classificou, no passado dia 7, a rejeição pelo PS e PSD do Orçamento Municipal para 2007, obrigando o actual executivo a apresentar constantes alterações orçamentais para efectuar pagamentos salariais aos trabalhadores. Isto, alerta, se a...

Camarada de Évora fez cem anos

No passado dia 16 de Dezembro, foi promovida na Casa do Povo de Valverde, no concelho de Évora, uma homenagem – que juntou toda a população da aldeia – à militante comunista Rosário Amaral, que cumpriu cem anos. Na festa, a aniversariante recebeu uma placa comemorativa do seu centésimo aniversário. Operária agrícola,...

Diáspora ameaçada

O organismo de direcção na Região de Paris do PCP opõe-se totalmente ao encerramento dos consulados de Nogent s/ Marne e Versailles, na região parisiense.Admitindo uma posição posterior mais aprofundada sobre esta intenção do Governo – intenção que se estende a toda a rede consular –, o PCP informou na segunda-feira, ter...

Equilibrar a vida democrática

A Direcção da Organização Regional do PCP Açores reuniu, no dia 1 de Dezembro, para analisar a actividade e aprovar as linhas estratégicas para a sua acção futura. A reunião, alargada aos membros do Conselho Regional residentes na ilha de S. Miguel, procedeu, ainda, à análise e discussão da situação política nacional e...