- Nº 1725 (2006/12/21)
Em Cascais

PCP homenageia Lopes-Graça

PCP
Para além do suplemento e do CD que se editam com esta edição do Avante!, o PCP homenageou o compositor comunista Fernando Lopes-Graça.

Por todo o País, o passado domingo foi dia de homenagem a Fernando Lopes-Graça. Cumpria-se o centésimo aniversário do nascimento do compositor nascido em Tomar a 17 de Dezembro de 1906. Para além das diversas cerimónias promovidas por diversas entidades, também o PCP quis prestar homenagem ao músico e ao militante comunista – que foi desde meados da década de 40 até ao último dia de sua vida.
Em Cascais, a organização concelhia do Partido levou a cabo uma romagem ao cemitério de Tajouce, onde se encontra sepultado Fernando Lopes-Graça. No local, dezenas de militantes colocaram uma coroa de flores na campa do compositor e ouviram umas breves palavras de homenagem de José Carlos Gonçalves, do Comité Central do Partido.
Depois do almoço, que juntou dezenas de militantes e simpatizantes do PCP, realizou-se uma sessão de homenagem a Fernando Lopes-Graça na Escola Secundária que tem o nome do compositor, localizada na Parede. Presentes na sessão, na qual participaram mais de cem pessoas, estiveram a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Cascais e o presidente da Junta de Freguesia.
Depois da intervenção de José Casanova, da Comissão Política, que deu nota do percurso político, cívico e artístico do homenageado, actuaram Alexandre Branco e António Figueirinho, do quinteto de sopros da Orquestra de Câmara de Cascais/Oeiras e o coro da Escola Secundária Fernando Lopes-Graça, ambos interpretando obras do artista homenageado. Actuaram ainda jovens alunos da escola, igualmente estudantes do conservatório de música de Lisboa.
As comemorações dos 100 anos do nascimento de Fernando Lopes-Graça iniciaram-se no dia 25 de Maio, no Centro de Trabalho Vitória, iniciativa que contou com a intervenção de Jerónimo de Sousa e com a interpretação, pelo pianista Fausto Neves, de obras inéditas do autor. Entre as homenagens promovidas pelo PCP contam-se o espectáculo na Festa do Avante!, com o Coro Lopes-Graça da Academia de Amadores de Música e a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, dirigida pelo maestro Vasco Pearce de Azevedo, e o espectáculo, mais recente, do Fórum Lisboa, promovido pela DORL do PCP.