Assembleia de Montemor-o-Novo

Por mais desenvolvimento

«PCP mais Forte, Montemor com Futuro» foi o lema da VIII Assembleia da Organização Concelhia de Montemor-o-Novo do PCP, que se realizou no sábado passado, com a presença de Luísa Araújo, membro da Comissão Política.
A Assembleia analisou o Balanço de Actividade política e partidária desde a última Assembleia, discutiu e aprovou uma Resolução Política, que aponta medidas para o reforço do Partido, e elegeu uma nova Comissão Concelhia, composta por 15 elementos, quatro dos quais integram-na pela primeira vez.
Os participantes começaram por caracterizar o concelho, que sofre uma ofensiva económica que não permite o seu desenvolvimento económico e social.
No mundo rural, a concentração da propriedade da terra impede o desenvolvimento e a criação de emprego. Só 46 grandes proprietários possuem 42,5% da propriedade útil, tendo desaparecido, entre 1989 e 1999, um terço dos pequenos agricultores. Por sua vez, a Barragem dos Minutos, que tanto augurava para o desenvolvimento agrícola do concelho, não é aproveitada como devia, já que 90% dos 1500 hectares do perímetro de rega estão concentrados em dezena e meia de grandes latifúndios.
O desemprego estrutural aumenta assim como as manchas de pobreza, sobretudo entre os idosos; acentua-se a desertificação humana e económica, agravada com o encerramento progressivo de serviços públicos; degradam-se as condições de vida das populações.

Estancar desertificação

Na caracterização que fazem do concelho, os comunistas de Montemor mostram-se preocupados com as questões e da Saúde e da Educação, face à política do Governo de encerramento dos serviços públicos, mas congratulam-se com o salto quantitativo e qualitativo que a Acção Social deu nos últimos dez anos, graças a parcerias bem sucedidas entre o poder central, as IPSS, as autarquias e o investimento privado. A gestão estratégica CDU na Câmara revelou-se mesmo decisiva, quer pelo apoio directo a vários investimentos nesta área, quer pela criação da Rede Social, que concilia a estratégia dos vários intervenientes.
Na Resolução Política aprovada, a Assembleia apontou várias medidas para minimizar os problemas detectados. Entre elas, a reivindicação de investimentos produtivos, que permitam a criação de emprego e riqueza e estanquem a desertificação; o fim da velha estrutura latifundiária, sem o qual não existe desenvolvimento sustentado; a classificação da água da Barragem dos Minutos para abastecimento público.
Em termos organizativos, a Assembleia definiu igualmente um conjunto de medidas para o reforço do Partido, uma das mais importantes, a de levar a organização do PCP para as empresas privadas, recrutando novos militantes entre os seus trabalhadores.
Luísa Araújo, que encerrou os trabalhos, valorizou o debate realizado na Assembleia e o trabalho desenvolvido pela organização de Montemor face aos ataques sistema da política de direita, cujas consequências para o concelho e para o País denunciou veementemente.


Mais artigos de: PCP

30 anos, 30 festas!

Os trinta anos da Festa do Avante! estarão em destaque na sua trigésima edição, que se realiza nos primeiros três dias de Setembro. A primeira jornada de trabalho é já no próximo dia 15.

Luta garantiu direitos

A 8.ª Assembleia de Célula do PCP dos Correios de Lisboa realizou-se em plena luta dos trabalhadores do sector e traçou medidas para o reforço da intervenção do Partido.

Reforçar ligação aos trabalhadores

No dia 20 de Maio, realizou-se em Alhandra a 2.ª Assembleia da Organização do Sector de Empresas do concelho de Vila Franca de Xira do PCP, que analisou a situação das empresas do concelho, discutiu a organização do Partido e apontou medidas para reforçar a intervenção dos comunistas junto dos trabalhadores.A Assembleia,...

Recrutar sempre mais

No mês de Maio, também dois dos vários sectores profissionais do distrito de Coimbra realizaram as suas Assembleias de Organização. Foi, no dia 15, a Organização do Sector da Hotelaria, e, no dia 19, a Organização do Sector Ferroviário.A Assembleia de Hotelaria, que reuniu os oito militantes aí organizados, discutiu...

Bolonha é instrumento neoliberal

Uma delegação do PCP foi recebida pela reitoria da Universidade de Aveiro para debater a implementação do «Processo de Bolonha» naquela instituição. É preciso resistir, afirmam os comunistas.

Intervir mais e melhor

Representantes das organizações do PCP na Emigração na Europa, reunidos nos dias 20 e 21 de Maio, em Remich, no Luxemburgo, condenaram as políticas do Governo PS relativas à emigração, que agravam ainda mais as políticas do anterior governo PSD/PP. Referido foi o facto de o Governo falar muito em reestruturação consular,...

Festa na Suíça

Um grande entusiasmo rodeou a Festa Convívio Nacional promovida na Suíça pela organização do PCP entre os emigrantes da região de Genebra. Cerca de duzentos camaradas, entre os quais muitos amigos do Partido, reuniram-se em Valeyres-sous-Rances, durante todo o dia de domingo, vindos da região e de outras em redor – só de...

Uma gestão autónoma da Ria de Aveiro

O anúncio de que o Governo pretende inserir a gestão da Ria de Aveiro na nova Lei da Água, delegando competências para Câmaras e outras entidades, representa um «grave retrocesso» e contraria a aspiração das gentes da Ria, acusa o PCP. A Ria de Aveiro é caracterizada, lembra o PCP, como Reserva Ecológica Nacional. Os...

Maternidade deve manter-se

A Direcção da Organização Regional de Vila Real do PCP está frontalmente contra a alteração da autonomia de gestão do Hospital de Chaves e o encerramento da sua Maternidade. O Hospital de Chaves, lembra o PCP, serve uma população de cerca de 80 mil habitantes, correspondente a uma área geográfica de mais de metade do...

«O Faísca» denuncia

O trabalho precário está a aumentar na Autoeuropa, com o lançamento do novo veículo EOS. Na verdade, apesar de a produção do EOS estar em curva ascendente, a administração tem procedido à contratação de trabalhadores através de empresas de trabalho temporário. Contratações ilegais, já que a legislação só as permite em...

Enraizar mais o Partido no distrito

Organizar para intervir melhor foi o principal objectivo da 5.ª Assembleia da Organização Regional de Coimbra do PCP, realizada no sábado. A sua preparação e as suas conclusões confirmam a possibilidade deste objectivo.

PCP apresentou contas de 2005

O PCP apresentou ao Tribunal Constitucional as contas referentes ao ano de 2005, o primeiro desde que entrou em vigor a actual Lei do Financiamento dos Partidos Políticos e Campanhas Eleitorais, que introduziu limitações às receitas com origem na recolha militante de fundos e aumentou de forma escandalosa a subvenção...

Ataque-se o desemprego

Na sessão pública que teve lugar anteontem, em Lisboa, Jerónimo de Sousa alertou para aspectos graves da caracterização do desemprego e apresentou propostas do PCP, que vai promover uma interpelação ao Governo.

Fraternidade <br>e camaradagem

Pelo terceiro ano consecutivo a Direcção da Organização Regional de Beja do Partido organizou a «Festa Alentejana – Uma Festa a Valer», que decorreu no passado fim-de-semana no Parque de Feiras e Exposições de Beja.