Assembleia da célula dos Correios

Luta garantiu direitos

A 8.ª Assembleia de Célula do PCP dos Correios de Lisboa realizou-se em plena luta dos trabalhadores do sector e traçou medidas para o reforço da intervenção do Partido.

A administração dos CTT recuou na sua intenção de fazer caducar o AE

Realizada no final de Maio, a 8.ª Assembleia da Célula do PCP dos Correios de Lisboa destacou a recente vitória obtida pelos trabalhadores dos CTT, que conseguiram, por força da sua luta e firmeza, que a administração retirasse a sua proposta de extinção do Acordo de Empresa, com a qual pretendia eliminar direitos e garantias dos trabalhadores.
Na resolução política aprovada, os comunistas do sector destacam que a ofensiva da administração «provocou uma onde solidária entre os trabalhadores, que passou por uma greve geral em 28 de Abril, com níveis de adesão que havia muito não se viam». Nesse mesmo dia, recordam os comunistas, uma manifestação reuniu mais de 3 mil trabalhadores.
Na resolução da Assembleia, destaca-se o desrespeito da administração dos CTT pelas relações de trabalho. «De condições de trabalho a instalações, de preenchimentos de postos de trabalho à correcção de arbitrariedades de muitos dirigentes de serviço locais, muita e variada tem sido a actividade sindical revertida em centenas de plenários e sessões de esclarecimento e passando muitas vezes por greves quer ao trabalho extraordinário quer greve geral, de âmbito local ou mesmo regional», realçam os comunistas.
Nas outras empresas de Correios, «embora com contornos diferenciados, a situação foi em tudo idêntica: desrespeito pelos direitos dos trabalhadores e pela lei são uma constante», acusa o PCP. Na DHL, chegou-se ao ponto de pretender «silenciar o delegado e dirigente do SNTCT (Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações), transferindo-o de local de trabalho». Nas restantes empresas, afirmam os comunistas, a organização sindical reiniciou-se e «começa agora a produzir os seus frutos mesmo que eles derivem de reuniões e esclarecimentos feitos à porta das mesmas».

Defender o serviço público

O PCP contesta o rumo que tem sido seguido pelos serviços postais. Para os comunistas, «impõe-se manter a acção contra a liberalização total dos serviços postais», que consideram estar a ser dinamizada, no plano europeu, por um grupo de pressão liderado pelos correios alemães.
O PCP considera que os serviços reservados, até 50 gramas, são a única forma de garantir «quer a manutenção do serviço público (dito universal) de Correios quer a sobrevivência do operador de serviço público, os CTT».
Lembrando que os serviços reservados estão limitados às 50 gramas desde o início deste ano, o PCP exige que não se avance mais e quer que o Governo português «se junte àqueles que hoje defendem que a liberalização deve ficar por aí, em virtude da recusa dos operadores privados a comparticiparem nos custos do serviço público». Os comunistas defendem que o grupo de pressão partidário da liberalização total seja combatido, «sob pena de vermos hipotecado o futuro dos serviços postais públicos».
A assembleia decidiu criar núcleos do Partido por local de trabalho, bem como núcleos de reformados. Foi eleito o secretariado de célula, composto por 13 membros.


Mais artigos de: PCP

30 anos, 30 festas!

Os trinta anos da Festa do Avante! estarão em destaque na sua trigésima edição, que se realiza nos primeiros três dias de Setembro. A primeira jornada de trabalho é já no próximo dia 15.

Reforçar ligação aos trabalhadores

No dia 20 de Maio, realizou-se em Alhandra a 2.ª Assembleia da Organização do Sector de Empresas do concelho de Vila Franca de Xira do PCP, que analisou a situação das empresas do concelho, discutiu a organização do Partido e apontou medidas para reforçar a intervenção dos comunistas junto dos trabalhadores.A Assembleia,...

Recrutar sempre mais

No mês de Maio, também dois dos vários sectores profissionais do distrito de Coimbra realizaram as suas Assembleias de Organização. Foi, no dia 15, a Organização do Sector da Hotelaria, e, no dia 19, a Organização do Sector Ferroviário.A Assembleia de Hotelaria, que reuniu os oito militantes aí organizados, discutiu...

Bolonha é instrumento neoliberal

Uma delegação do PCP foi recebida pela reitoria da Universidade de Aveiro para debater a implementação do «Processo de Bolonha» naquela instituição. É preciso resistir, afirmam os comunistas.

Intervir mais e melhor

Representantes das organizações do PCP na Emigração na Europa, reunidos nos dias 20 e 21 de Maio, em Remich, no Luxemburgo, condenaram as políticas do Governo PS relativas à emigração, que agravam ainda mais as políticas do anterior governo PSD/PP. Referido foi o facto de o Governo falar muito em reestruturação consular,...

Festa na Suíça

Um grande entusiasmo rodeou a Festa Convívio Nacional promovida na Suíça pela organização do PCP entre os emigrantes da região de Genebra. Cerca de duzentos camaradas, entre os quais muitos amigos do Partido, reuniram-se em Valeyres-sous-Rances, durante todo o dia de domingo, vindos da região e de outras em redor – só de...

Uma gestão autónoma da Ria de Aveiro

O anúncio de que o Governo pretende inserir a gestão da Ria de Aveiro na nova Lei da Água, delegando competências para Câmaras e outras entidades, representa um «grave retrocesso» e contraria a aspiração das gentes da Ria, acusa o PCP. A Ria de Aveiro é caracterizada, lembra o PCP, como Reserva Ecológica Nacional. Os...

Maternidade deve manter-se

A Direcção da Organização Regional de Vila Real do PCP está frontalmente contra a alteração da autonomia de gestão do Hospital de Chaves e o encerramento da sua Maternidade. O Hospital de Chaves, lembra o PCP, serve uma população de cerca de 80 mil habitantes, correspondente a uma área geográfica de mais de metade do...

«O Faísca» denuncia

O trabalho precário está a aumentar na Autoeuropa, com o lançamento do novo veículo EOS. Na verdade, apesar de a produção do EOS estar em curva ascendente, a administração tem procedido à contratação de trabalhadores através de empresas de trabalho temporário. Contratações ilegais, já que a legislação só as permite em...

Enraizar mais o Partido no distrito

Organizar para intervir melhor foi o principal objectivo da 5.ª Assembleia da Organização Regional de Coimbra do PCP, realizada no sábado. A sua preparação e as suas conclusões confirmam a possibilidade deste objectivo.

PCP apresentou contas de 2005

O PCP apresentou ao Tribunal Constitucional as contas referentes ao ano de 2005, o primeiro desde que entrou em vigor a actual Lei do Financiamento dos Partidos Políticos e Campanhas Eleitorais, que introduziu limitações às receitas com origem na recolha militante de fundos e aumentou de forma escandalosa a subvenção...

Ataque-se o desemprego

Na sessão pública que teve lugar anteontem, em Lisboa, Jerónimo de Sousa alertou para aspectos graves da caracterização do desemprego e apresentou propostas do PCP, que vai promover uma interpelação ao Governo.

Por mais desenvolvimento

«PCP mais Forte, Montemor com Futuro» foi o lema da VIII Assembleia da Organização Concelhia de Montemor-o-Novo do PCP, que se realizou no sábado passado, com a presença de Luísa Araújo, membro da Comissão Política.A Assembleia analisou o Balanço de Actividade política e partidária desde a última Assembleia, discutiu e...

Fraternidade <br>e camaradagem

Pelo terceiro ano consecutivo a Direcção da Organização Regional de Beja do Partido organizou a «Festa Alentejana – Uma Festa a Valer», que decorreu no passado fim-de-semana no Parque de Feiras e Exposições de Beja.