Imperialismo ameaça a humanidade de extermínio A alternativa é o socialismo Destacados nomes da teoria e da prática marxistas, vindos de várias partes do mundo, estiveram em Serpa e Moura, no Seminário «Civilização ou Barbárie – problemas e desafios do mundo contemporâneo», promovido pelo sítio Resistir.info e pela revista Vértice. Um debate vivo, a certeza de que sem teoria revolucionária não é possível combater o imperialismo, e a convicção de que só há uma alternativa para a humanidade - o Socialismo. Imperialismo ameaça a humanidade de extermínio A alternativa é o socialismo Destacados nomes da teoria e da prática marxistas, vindos de várias partes do mundo, estiveram em Serpa e Moura, no Seminário «Civilização ou Barbárie – problemas e desafios do mundo contemporâneo», promovido pelo sítio Resistir.info e pela revista Vértice. Um debate vivo, a certeza de que sem teoria revolucionária não é possível combater o imperialismo, e a convicção de que só há uma alternativa para a humanidade - o Socialismo.
Mais aumentos nos transportes Atentado aos direitos dos utentes O novo aumento dos transportes que hoje entra em vigor é um brutal atentado do Governo PSD/PP contra os trabalhadores e o direito à mobilidade das populações. Os sindicatos, em declarações e acções públicas de protesto, contestam a actualização trimestral do tarifário, que assim atinge, só no ano corrente, um aumento de 6,8 por cento, e o PCP defende o passe social como um direito de cidadania. Mais aumentos nos transportes Atentado aos direitos dos utentes O novo aumento dos transportes que hoje entra em vigor é um brutal atentado do Governo PSD/PP contra os trabalhadores e o direito à mobilidade das populações. Os sindicatos, em declarações e acções públicas de protesto, contestam a actualização trimestral do tarifário, que assim atinge, só no ano corrente, um aumento de 6,8 por cento, e o PCP defende o passe social como um direito de cidadania.
Iraque Espiral de violência A menos de quatro meses das prometidas «eleições livres», agudizam-se os confrontos entre rebeldes e ocupantes. Só em Fallujah morreram no fim-de-semana mais 22 pessoas.
Intifada Quatro anos de morte Desde o início da segunda Intifada, em Setembro de 2000, já morreram 4345 pessoas no conflito israelo-palestiniano, que continua sem solução à vista.
Lei de bases do SNS Defender a Saúde Os 25 anos do Serviço Nacional de Saúde estão a ser assinalados pela crescente luta contra o aumento das taxas moderadoras e a degradação dos serviços. Joaquim Judas recorda aqui que o Direito à Saúde que a Constituição consagrou tem como instrumento imprescindível o Serviço Nacional de Saúde, caracterizado na lei como Geral, Universal e Gratuito, e o Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos nota que «todos os ministros da Saúde» têm desvirtuado a Lei de Bases, aprovada há 25 anos.