A Festa da solidariedade e da paz
Expressão do empenho do PCP na defesa da paz
Perante tempos sombrios, marcados pelas guerras e agressões imperialistas, pelo desenfreado aumento da exploração e opressão dos povos, a Festa do Avante! afirmou-se, mais um ano, como uma grande festa internacionalista, da solidariedade, fraternidade entre os povos, da luta anti-imperialista e da defesa da Paz. A presença de cerca de 50 delegações de partidos comunistas e de outras forças progressistas, oriundas de 35 países de quatro continentes, é uma importante expressão desta dimensão da Festa.
O Espaço Internacional, com o lema “Não ao militarismo e à guerra! Sim à paz!”, acolheu espaços de 36 destas forças, onde deram a conhecer as suas realidades e as lutas do seus povos, confirmando que também vivemos tempos de resistência e de acumulação de forças das classes trabalhadores pelo mundo fora.
Nos três dias da Festa foram muitos os momentos, com destaque para os debates e momentos de solidariedade, de rica partilha de informação, experiências e de expressão de solidariedade mútua, entre os partidos comunistas e outras forças progressistas presentes, com o nosso Partido e com os visitantes, confirmando a actualidade e necessidade da luta anti-imperialista e pela Paz e da cooperação entre os povos.
Assinalou-se os 80 anos da vitória sobre o nazi-fascismo, os 50 anos da vitória do Vietname sobre a agressão imperialista, a Revolução de Abril e os 50 anos das conquistas das independências dos povos africanos sob o domínio colonial português, a solidariedade com os povos da América Latina, sob constante ingerência do imperialismo norte-americano. A solidariedade com povo sarauí e o seu direito à autodeterminação e pelo fim à ilegal ocupação de territórios do Sara Ocidental por parte de Marrocos, como determinado pelas Nações Unidas. A solidariedade com a Venezuela bolivariana, a luta do seu povo em defesa da soberania e independência nacionais – pelo fim das medidas coercivas e das acções provocatórias e agressivas do imperialismo norte americano no Mar das Caraíbas, que ameaçam seriamente a paz na região.
Também esteve presente uma forte expressão da solidariedade com Cuba e a sua Revolução – pelo fim do criminoso e ilegal bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos EUA e pela retirada de Cuba da arbitrária lista dos EUA de ditos «países patrocinadores do terrorismo».
Nesta 49.ª edição da Festa do Avante! não poderia deixar de ser transversal a solidariedade com o povo palestiniano e a sua justa causa nacional, passando por todos os seus palcos e pelos vários espaços e tendo como pontos altos o momento de solidariedade com a Palestina e o comício. As exigências do fim ao genocídio, fim à impunidade de Israel, de um cessar-fogo imediato e permanente e do reconhecimento do Estado da Palestina pelo Governo português, sem condicionalismos, ecoaram na Quinta da Atalaia ao longo dos três dias.
A Festa do Avante! é, sem sombra de dúvida, expressão do empenho do PCP no reforço do movimento comunista e revolucionário e da frente anti-imperialista e do seu compromisso com a paz e a solidariedade internacionalista, solidariedade que deve prosseguir e intensificar-se, no nosso país, nomeadamente com o povo palestiniano.




